Autor Tópico: [resolvido] Tela do Ubuntu fica piscando quase o tempo todo  (Lida 17453 vezes)

Offline rafh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
[resolvido] Tela do Ubuntu fica piscando quase o tempo todo
« Online: 10 de Dezembro de 2013, 01:37 »
Opa, e ai galera, tudo bem?

Decidi há um tempo migrar pro mundo Linux, e resolvi usar o Ubuntu como distro. Já usava ele numa máquina virtual, e depois disso decidi usa-lo como meu S.O. principal. Enfim, escolhi o Ubuntu 12.04 por ser LTS e instalei em Dual boot com o Win7. Instalou tudo normalzinho e etc. até que com pouquíssimo tempo (coisa de algumas horas) de utilização do sistema, instalando Wine e afins, passei a notar umas piscadas na tela. A tela por alguns instantes piscava totalmente branca e dai voltava ao normal, só que numa frequência irritante. E irritante o suficiente a ponto de, por exemplo, ficar fechando as janelas de auto-completar do Eclipse, ou os menus contextuais de programas e etc. Procurei umas soluções na net, e disseram que poderia ser por causa da Unity, dai instalei o gnome-shell. E o problema persiste.

Me falaram também que poderia ser problema no driver da Radeon ( configs do note no fim do texto), e então fui a caça de drivers. O meu é o mais atualizado, e ainda assim buga. Dai resolvi apelar em desligar o driver da radeon e utilizar apenas o da Intel SandyBridge Mobile. Resolveu um pouco o problema, mas ainda continua.

Percebi que as piscadas ocorrem principalmente quando a quantidade de processamento passa a aumentar. Por exemplo, quando eu abro umas 4 abas no Firefox, as piscadeiras já iniciam. Agradeceria muito se pudessem me ajudar, gostei do mundo Linux e do Ubuntu e quero continuar no sistema, mas se depender desse problema aí, capaz de não ter jeito e eu voltar ao Windows.

Configs:

Dell Inspiron 15R
Placa de vídeo offboard: ATI Radeon HD 6400M
Placa de vídeo onboard: Intel SandyBridge Mobile
Memória RAM: 6gb DDR3
Processador: Intel Core I5 SandyBridge
HD: 500gb 5400rpm
rodando Ubuntu Linux 12.04 x86_64.

Att,
Rafh.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2013, 19:38 por rafh »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Tela do Ubuntu fica piscando quase o tempo todo
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2013, 12:23 »
Olá!

Faça o seguinte, abra o Terminal e digite um comando de cada vez:


sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa

sudo apt-get dist-upgrade

sudo apt-get install fglrx-13

sudo reboot


PS: O último comando irá reiniciar o seu PC.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Tela do Ubuntu fica piscando quase o tempo todo
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2013, 18:23 »
Apenas complementando o tópico, você possui duas placas de vídeo, as famosas "híbridas"; será necessário usar o VGA Swithceroo, veja.


Não sei se já melhoraram isso no kernel recente do Saucy (3.11).

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Tela do Ubuntu fica piscando quase o tempo todo
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2013, 20:11 »
[...]
Não sei se já melhoraram isso no kernel recente do Saucy (3.11).


Novidades boas virão na versão 3.12...


P.S.: Update
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 20:13 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline rafh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Tela do Ubuntu fica piscando quase o tempo todo
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2013, 19:37 »
Opa galera, desculpa a demora em responder, semana foi corrida hehe.

Primeiramente agradeço por terem respondido, fico de fato muito agradecido hehe. Já estava acostumado com a falta de ajuda quando tinha problemas no Windows, e não esperava que fosse conseguir com o Linux, me surpreendi, e positivamente hehe.

Enfim, tentei as soluções passadas mas nenhuma delas deu certo. Inclusive, a primeira até resolveu o problema, mas por meia hora ou mais. Dai mais bugs apareceram, como não conseguir mais utilizar o touchpad do note e nem o teclado numérico, além da interface Unity travar completamente de tempos em tempos. Acabei por desistir do Ubuntu, e instalei o Debian com a interface gnome. Incrivelmente não deu um único bug, nenhum mesmo. Queria permanecer no Ubuntu, foi a primeira distro que usei e sempre gostei dela, mas com tantos bugs assim não teve jeito, infelizmente.

Por fim, agradeço novamente pela ajuda, é sério. Pra caso alguém sofra com o mesmo problema que eu sofri, creio que uma solução interessante seja utilizar mesmo outra distro. Inclusive meu professor de porgramação que também era dono de um Dell disse que o Ubuntu não vai com a cara da maioria dos Dells. Vai entender né, a Dell diz que vende notebooks com Ubuntu também...

Att,
Rafh