Autor Tópico: Comando chmod para deixar permanente a liberação de arquivos ao iniciar o sistem  (Lida 5734 vezes)

Offline Aderlian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Ola eu preciso dar liberação para 3 arquivos toda a vez que ligo a maquina.
Estou utilizando o comando `chmod 777 nome_do_arquivo´
Até ai tudo bem pois consigo rodar o programa normal, mas quando desligo a máquina e ligo ela novamente tenho que dar a permissão novamente.
Tem algum comando que deixa essa liberação permanente ?
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2013, 18:31 por Aderlian »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Comando chmod para deixar permanente a liberação de arquivos ao iniciar o sistem
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2013, 13:00 »
Que arquivos são esses? São dentro da sua área de dados, ou dentro da área do sistema?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Aderlian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Comando chmod para deixar permanente a liberação de arquivos ao iniciar o sistem
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2013, 15:45 »
esse arquivo na verdade é um link para que a porta serial com funcione no programa wine o seu diretório esta dentro da pasta home/nome_da_maquina/.wine/dosdevices/
e esse link esta utilizando o caminha /dev/nome_da_porta(exemplo: ttyS1)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Comando chmod para deixar permanente a liberação de arquivos ao iniciar o sistem
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2013, 17:56 »
pq vc não adiciona seu usuário ao grupo que tem acesso aos dispositivos (dialout)? É mais fácil que brigar com (contra) o UDEV.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Aderlian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Comando chmod para deixar permanente a liberação de arquivos ao iniciar o sistem
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2013, 15:52 »
zekkerj desculpa mais sou novato no ubuntu você poderia me explicar como posso fazer para adicionar o meu usuário ao grupo que tem acesso ao dialout ?
 ???
 ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Comando chmod para deixar permanente a liberação de arquivos ao iniciar o sistem
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2013, 17:48 »
Não poderia ser mais simples:

sudo adduser fulano dialout
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Aderlian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Comando chmod para deixar permanente a liberação de arquivos ao iniciar o sistem
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2013, 18:30 »
muito obrigado zekkerj ta funcionando perfeitamente vlw.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Comando chmod para deixar permanente a liberação de arquivos ao iniciar o sistem
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2013, 20:23 »
Não poderia ser mais simples:

sudo adduser fulano dialout

Gostei do fulano ;D kkkkk