Autor Tópico: [Blog post] O que o Mac OS X tem pra ensinar ao software livre  (Lida 3357 vezes)

Offline IrioMk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
[Blog post] O que o Mac OS X tem pra ensinar ao software livre
« Online: 07 de Dezembro de 2013, 16:21 »
Levantei alguns pontos sobre o que o Mac OS X adicionou à minha visão de software livre.

http://blog.iriomk.com/post/69285642387/o-que-o-mac-os-x-tem-pra-ensinar-ao-software-livre

O que acham? Alguém já usou Mac OS? Modificou em algo o modo como usam o Ubuntu?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: [Blog post] O que o Mac OS X tem pra ensinar ao software livre
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2013, 17:42 »
Acho que tudo tem sua vantagem e desvantagem. Os dois tem pontos fortes e fracos.  Deixando de lado o ser "fan boy" ou atitudes radicais, você acaba vendo que não existe um sistema perfeito. 

Pra mim o a maior força do software livre é também sua maior fraqueza.  Exatamente a liberdade de você poder modificar o que quiser, se tiver conhecimento pra isso.  É fantástico eu poder compilar o meu próprio kernel específico para minha máquina, mas também eu tenho que conviver com baixo desempenho na parte de multimídia e recursos que "simplesmente funcionam" no MacOS e nem em sonho eu tenho isso no Linux.

Eu tenho um Mac Mini que uso como servidor Multimidia, exatamente pelas qualidades e facilidades de ter este tipo de serviço no MacOS. Um exemplo prático. Eu removo o plug das caixas de som, lá da saída de áudio, com o cabo HDMI ligado na minha TV e automaticamente a minha TV tem o controle do volume do sistema, o ícone do volume inclusive muda.  A Apple é muito esperta ao fazer seus produtos funcionarem em poucas opções de hardware. Com isso você sabe que, fora algum Bug inconveniente, seu hardware vai funcionar sem dor de cabeça de ficar configurando nada. Eu troco as pilhas do meu teclado sem fio ou do track pad, ligo um dos dois e o sistema automaticamente os reconhece e já posso sair usando, e ainda me avisa da carga das pilhas, quando preciso recarregar antes de acabar.

São coisas que foram decididas por um chefe da equipe de desenvolvimento da Apple e todos os seus engenheiros colocoram todos os seus esforços para que o usuário não fosse incomodado com detalhes técnicos de como fazer um teclado sem fio  ou o som HDMI funcionarem! Você sabe que funciona e não quer ter trabalho com isso.

Por outro lado, uma mesma pessoa decidiu que só agora  (em 2013)  o Finder, o gerenciador de arquivos do MacOS, pudesse ter navegação com abas!!!! Coisa que nos ambientes gráficos do Linux temos isso há anos! Aliás, o Finder é tão limitado e que eu usava programas de terceiros para "turbinar" funções que não existiam no Finder. 

No mundo livre, se alguém não gosta de algo, criam um fork! E se não gostam do fork, criam a Fork do Fork! E por aí vai. Vejam o que ocorre no momento com a parte gráfica do Linux: Xorg, Wayland e Mir! Pra quê um servidor gráfico se podemos ter três? Um monte de gente boa e inteligente dividindo esforços, e depois o Linus desceu o Pau na Nvidia!  Mas vejam o lado de uma Nvidia ou AMD. Vamos desenvolver Driver para três servidores gráficos com um número diminuto de usuários dessa plataforma? “Nem a pau Juvenal”!

Vejam o que fizeram pela Sony com o PS4. Virou BSD e com Driver da AMD que praticamente não existia para o BSD!  Vamos imaginar o diálogo:

AMD - Como Sony? Você vai precisar de uma placa de vídeo e um Driver nosso para rodar em um único  modelo de console de vocês que vai vender bilhões?
Sony – É, mas vai ter que fazer tudo do zero, vamos usar BSD pra maior segurança entre outras coisas!
AMD – Qué isso! Pode deixar, tiramos essa de letra!


Dá pra imaginar isso com Linux? Uma distro, um servidor gráfico, um ambiente gráfico, um só hardware?

Eu sei, só tocando fogo e esquecendo tudo sobre o software livre!

Não me entendam mal, eu gosto e faço uso diário de software livre, mas tem muito esforço jogado fora em Forks não ajudam muito.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: [Blog post] O que o Mac OS X tem pra ensinar ao software livre
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2013, 18:41 »
Esse lance do BSD e da AMD dá até tristeza. Os caras não tem a mesma boa vontade de fazer algo por linux.

Estou por exemplo com uma placa de Som que simplesmente não funciona no linux, é mole?

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: [Blog post] O que o Mac OS X tem pra ensinar ao software livre
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2013, 18:55 »
Esse lance do BSD e da AMD dá até tristeza. Os caras não tem a mesma boa vontade de fazer algo por linux.

Estou por exemplo com uma placa de Som que simplesmente não funciona no linux, é mole?


A AMD está nos Xbox da MS e no PS 4 da Sony, parece-me que também no Wii, logo é vital para a companhia atendê-los.
No Linux, faço igual a Apple, escolho o hardware compatível antes de montar o pc.
Vez ou outra brinco com o Snow Leopard no VirtualBox, o sistema fica fluido, mas o som não fica bom.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2013, 18:58 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: [Blog post] O que o Mac OS X tem pra ensinar ao software livre
« Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2013, 19:37 »
Citar
No Linux, faço igual a Apple, escolho o hardware compatível antes de montar o pc.

Fiz isso mas... não deu certo.

Sabayon, Debian, Ubuntu, Rosa, Mandriva, Slackware, Opensuse, Fedora e o Antergos rodaram por aqui.

O suporte existe desde o kernel 2.6.30 mas quem garante que apenas isso foi o suficiente?

Fiquei decepcionado.  :'(
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2013, 19:39 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois