Autor Tópico: Reduzindo temperatura e uso do cooler  (Lida 17685 vezes)

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Online: 05 de Dezembro de 2013, 20:11 »
Pessoal é o seguinte, meu note tem o cooler meio barulhento mas isso é algo de fábrica, então sempre tento deixar o cpu em baixa freq para que ele não rode muito e faça muito barulho a ponto de me encomodar. Atualmente estou usando o ubuntu 12.04 e queria umas dicas para reduzir o uso do processador e abaixar a temperatura do note, seria aconselhavel usar:

Ubuntu 12.04 + LXDE + TLP + Liquorix kernel + cpu-freq indicator?

Ajuda usar esse kernel liquorix?
Tem necessidade de usar o TLP e cpu-freq indicator juntos? ou só o TLP já basta.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2013, 20:13 por Rhyu »

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2013, 08:47 »
Uma sugestão q te dou é usar uma plataforma com coolers embaixo do note,ela dá uma esfriada no equipamento.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2013, 09:25 »
eu já utilizo uma base cooler amigo, mas mesmo assim obrigado.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2013, 10:52 »
Pessoal é o seguinte, meu note tem o cooler meio barulhento mas isso é algo de fábrica, então sempre tento deixar o cpu em baixa freq para que ele não rode muito e faça muito barulho a ponto de me encomodar. Atualmente estou usando o ubuntu 12.04 e queria umas dicas para reduzir o uso do processador e abaixar a temperatura do note, seria aconselhavel usar:

Ubuntu 12.04 + LXDE + TLP + Liquorix kernel + cpu-freq indicator?

Ajuda usar esse kernel liquorix?
Tem necessidade de usar o TLP e cpu-freq indicator juntos? ou só o TLP já basta.

Aqui utilizo o seguinte procedimento, o qual baixou sensivelmente a temperatura da CPU de meu notebook.

1) Abra o terminal e verifique as frequências utilizadas pela CPU com o comando abaixo:
Código: [Selecionar]
cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_available_frequencies

2) Com a lista de frequências disponíveis, abra o arquivo /etc/rc.local, para adicionar a frequência desejada, com o comando abaixo:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/rc.local
Antes da linha exit 0, coloque o comando abaixo, com a frequência que deseja:

- Por exemplo, com o comando seguinte, você define a frequência máxima de 2,0 Ghz:
      
Código: [Selecionar]
echo 2000000 > /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_max_freq

Caso queira outra frequência (entre as que estão disponíveis e verificadas com o comando do passo 1) ), basta trocar o número 2000000 pelo número referente a frequência desejada.

Após isso, salvo o arquivo e feche-o.


4) Reinicie o PC


5) Abra o terminal e digite o comando abaixo, para verificar a frequência máxima definida no sistema:
Código: [Selecionar]
cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_max_freq


Fim.


Teste e aí e veja se resolve.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 10:56 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2013, 18:50 »
é melhor usar o ubuntu 12.04 ou o 13.10?

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2013, 18:55 »
é melhor usar o ubuntu 12.04 ou o 13.10?

Sempre prefiro versões LTS.

Entretanto, as novas versões do Kernel vêm com muitas melhorias, sendo assim indico atualizá-lo (o Kernel Linux) para a versão 3.12.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2013, 19:01 »
Agregando ao que os colegas reportaram, vc pode usar o cpu frequency para limitar a frequencia com isso fazer o processador trabalhar mais folgado, gerando menas dissipação termica, pode tbm desligar um nucleo ou mais do seu processador, a unica coisa que pode esquentar o seu notebook e o kernel liquorix, como ele trabalha com uma latencia baixa e com um escalonador mais agressivo a tendencia é que ele esquente mais.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2013, 19:03 »
então meu note é i5 8gb ram 500gb de hd , mas ele tem esse problema do calor. O mais indicado então seria eu fazer o seguinte:

instalar

ubuntu 12.04 + kernel 3.12 e usar o cpu frequency? É isso? Não estou achando o tutorial do 3.12 só do 3.11.

ps: qual interface gráfica eu devo utilizar?
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 19:09 por Rhyu »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2013, 19:10 »
Amigos, o kernel 3.11 esta disponivel para ubuntu 12.04 nos repositorios oficiais se vcs desejarem, e so marcas o repositorio proposed la nos canais de software. 8)

entao ficaria;

ubuntu 12.04 + kernel 3.11(repositorio proposed habilitado) e usar o cpu frequency applet(instale pela central de programas)

nao aconselho vc usar os dois juntos o cpu frequency e o TLP.

Agora vc tem que ver se vc usa placas hibridas por exemplo um core i5 com vga embutida intel e ainda tem uma por exemplo nvidia 620 dedicada, no caso pode ser que as duas estejam ligadas ao mesmo tempo gerando o aquecimento, vc tem que dar uma olhada no bumblebee e optimus, tem varios topicos do Sergio Benjamim falando nisso e outros companheiros, se for esse o seu caso. : )
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2013, 19:21 »
a unica placa do meu i5 e a intel hd grapichs 3000, é melhor eu usar o kernel 3.11 ou o 3.12?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2013, 19:35 »
vamos colocar as coisas mais explicadas aqui entao;

O kernel 3.11 esta disponivel para ubuntu 12.04 nos repositorios oficiais se vcs desejarem, e so marcas o repositorio proposed la nos canais de software, e melhor usar o do repositorio.

Pela sua maquina, um i5 vc pode usar tranquilo o ubuntu 12.04 padrao com unity que vai ser bem suave.

Use o cpu frequency applet instalado pela central de programas, nao use o TLP e o cpu frequency applet juntos pois pode dar problema.

O liquorix e para maquinas "tora" mas nada impede que vc isntale no seu notebook, mas como ele e um kernel de alta performance ele pode esquentar mais.

Se vc placas hibridas por exemplo um core i5 com vga embutida intel e ainda tem uma, por exemplo nvidia 620 dedicada, no caso pode ser que as duas estejam ligadas ao mesmo tempo gerando o aquecimento, vc tem que dar uma olhada no bumblebee e optimus, tem varios topicos do Sergio Benjamim falando nisso e outros companheiros, se for esse o seu caso. : )

entre com o comando lspci no terminal e coloque aqui.

Se aparecer somente a da intel entao vc nao precisa se preocupar, ate os drivers ja vem embutidos no kernel e so instalar e usar.

Use o 3.11 oficial do repositorio proposed, e mais recomendado, depois que vc ficar mais familiarizado com o sistema vc pode mudar de kernel e entender as diferenças que eles proporcionam, pesquese topicos do galactus que ele fala bastante sobre kernel e as suas diferenças.

Olhe e procure por "visualizador de arquivos de log" no seu dash do ubuntu e olhe la no syslog que aparece a iicialização do kernel desde a partida da maquina olhe la e procure por erros, aprenda a ler esses logs, pois sao importantes. Verifique se o seu sistema funciona normal se todos os aplicativos funcionam bem com o novo kernel, nao adianta nada ter o melhor kernel e o mais rapido se os seus aplicativos nao funcionam correntamente com ele.


Agora acho que ficou mais explicado.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2013, 19:43 »
segue a saida do comando:

Código: [Selecionar]
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor DRAM Controller (rev 12)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 12)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset USB2 Enhanced Host Controller (rev 06)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset High Definition Audio (rev 06)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 1 (rev 06)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 2 (rev 06)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 4 (rev 06)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset USB2 Enhanced Host Controller (rev 06)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev a6)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Mobile 5 Series Chipset LPC Interface Controller (rev 06)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset 4 port SATA AHCI Controller (rev 06)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset SMBus Controller (rev 06)
00:1f.6 Signal processing controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset Thermal Subsystem (rev 06)
02:00.0 Network controller: Ralink corp. RT3090 Wireless 802.11n 1T/1R PCIe
03:00.0 System peripheral: JMicron Technology Corp. SD/MMC Host Controller (rev 80)
03:00.2 SD Host controller: JMicron Technology Corp. Standard SD Host Controller (rev 80)
03:00.3 System peripheral: JMicron Technology Corp. MS Host Controller (rev 80)
03:00.5 Ethernet controller: JMicron Technology Corp. JMC250 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 03)
ff:00.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QuickPath Architecture Generic Non-core Registers (rev 02)
ff:00.1 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QuickPath Architecture System Address Decoder (rev 02)
ff:02.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QPI Link 0 (rev 02)
ff:02.1 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QPI Physical 0 (rev 02)
ff:02.2 Host bridge: Intel Corporation Core Processor Reserved (rev 02)
ff:02.3 Host bridge: Intel Corporation Core Processor Reserved (rev 02)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2013, 19:49 »
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 12)


peo visto e so uma mesmo.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2013, 22:03 »
Ah consegui.Quanto menor eu deixar a frequência menor vai ficar a temperatura né?

Código: [Selecionar]
rogerio@rogerio-pc:~$ cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_available_frequencies
2528000 2527000 2394000 2261000 2128000 1995000 1862000 1729000 1596000 1197000
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 22:13 por Rhyu »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Reduzindo temperatura e uso do cooler
« Resposta #14 Online: 06 de Dezembro de 2013, 22:13 »
Se vc optou pelo cpu frequency,  vc instalou errado : ) tem que ser esse;

indicator-cpufreq no central de programas
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997