Autor Tópico: Senha no Ubuntu 12.04 LTS  (Lida 12796 vezes)

Offline alissonsep

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Online: 24 de Novembro de 2013, 21:45 »
Amigos, uso o ubuntu 12.04 LTS em meu not da asus. Minha conta é de administrador e a minha senha antes era " als " entretanto fui querer mudar a mesma e consegui, mas depois resolvi deixa-lo sem senha e fui lá em sistema -> contas de usuário, cliquei em desbloqueia e depois em iniciar sessão sem senha, até ai blz, ficou iniciando sem senha. Porém, qualquer coisa q faço no ubuntu como pra instalar atualizações e desligar ou reiniciar pelo terminal ele sempre pedi senha e quando coloco as senhas anteriores ele não aceita e diz q ta errado !! Quando volto e tento adicionar uma senha não consigo pois ao clicar em desbloquear ele pede senha...  Ate msm quando clico em desligar ele não o faz... ele volta pra tela de inicio de sessão...


Amigos gostaria da ajuda de vcs par poder dar um jeito nesse problema....


Agradeço desde já.  :)
« Última modificação: 24 de Novembro de 2013, 21:47 por alissonsep »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2013, 16:28 »
Olá alissonsep,

Consiga um LiveCD de instalação, dê boot com ele. Escolha a opção "Testar o Ubuntu sem instalar nada".

Quando terminar de carregar, abra o gerenciador de arquivos e monte a partição raiz. Provavelmente ela será montada em "/media/disk1". Depois abra uma sessão de console, e digite os comandos abaixo.

sudo chroot /media/disk1

passwd seu-usuario


Defina novamente sua senha. Depois é só encerrar as sessões e reiniciar a máquina normalmente.

Por fim, lembre-se de que a senha é sua amiga. Não tente mais trabalhar sem ela --- esse foi seu problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2013, 17:08 »
Amigos, uso o ubuntu 12.04 LTS em meu not da asus. Minha conta é de administrador e a minha senha antes era " als " entretanto fui querer mudar a mesma e consegui, mas depois resolvi deixa-lo sem senha e fui lá em sistema -> contas de usuário, cliquei em desbloqueia e depois em iniciar sessão sem senha, até ai blz, ficou iniciando sem senha.
Vc não conseguiu deixar sem senha. Isto não existe no Linux. Todos devem usar uma senha e ela não pode ser "em branco".
Vc configurou o inicio automático em "Contas de usuários", isto é, vc configurou um usuário cadastrado no sistema, informou a senha dele e marcou que este usuário deveria fazer login automático. Isto só serve para um usuário se logar automaticamente no sistema.
Toda e QQ alteração no sistema deve ser fornecida a senha do usuario cadastrado no sudo ou a do root. vc pode modificar as configurações do sudo para não pedir estas confirmações. Só que é uma quebra de segurança daquelas homéricas.


Porém, qualquer coisa q faço no ubuntu como pra instalar atualizações e desligar ou reiniciar pelo terminal ele sempre pedi senha e quando coloco as senhas anteriores ele não aceita e diz q ta errado !! Quando volto e tento adicionar uma senha não consigo pois ao clicar em desbloquear ele pede senha...  Ate msm quando clico em desligar ele não o faz... ele volta pra tela de inicio de sessão...
Pois é, vc mudou a senha e no mínimo esqueceu.
Pois ou é esta "als", caso tenha dado errado a troca, ou é a que vc colocou, mas se o sistema não está aceitando o que vc está digitando, provavelmente, o que vc está digitando não tem nada a ver com que foi colocado.

Sugiro que faça o que o zekkerj ensinou.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline alissonsep

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2013, 23:27 »
Obrigado amigos, vou fazer o q o  zekkerj recomendou. Porém gostaria de saber se em vez do CD posso utilizar um pendrive butavel, pois uso um netbook... ?

Como faço pra abrir o gerenciador de arquivos e montar a partição raiz ?? Sou um pouco iniciante no ubuntu ...


Agradeço mais uma vez a atenção dos amigos.

 :) :)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2013, 03:22 »
Obrigado amigos, vou fazer o q o  zekkerj recomendou. Porém gostaria de saber se em vez do CD posso utilizar um pendrive butavel, pois uso um netbook... ?

Sim, pode. Só muda o buraco. ;D



Citar
Como faço pra abrir o gerenciador de arquivos e montar a partição raiz ?? Sou um pouco iniciante no ubuntu ...


Agradeço mais uma vez a atenção dos amigos.

 :) :)

Nisso eu vou poder te ajudar pouco, pois uso o Kubuntu, não o Ubuntu. Mas acredito que seja bem direto, a partir da interface gráfica.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2013, 03:24 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alissonsep

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2013, 22:20 »
Obrigado amigos, a atenção e ajuda de vcs foi show... Porém, em vez de usar o procedimento descrito pelo amigo  zekkerj fiz o seguinte para recuperar a senha:

reiniciei a máquina e em vez de acessar o ubuntu, acessei o ubuntu ( método de recuperação ), depois fui em root e digitei o seguinte comando:

# mount -rw -o remount/

depois coloquei :

# passwd alisson e apertei Enter e ai redefini minha senha.   Esse tuto achei na internet.

Mas amigos ainda persiste o problema de q na inicialização do ubuntu ele se dá de forma direta, ou seja, não entra na tela pra digitar senha. Gostaria de saber como faço pra por senha no logon de novo para a minha conta... Já fui em contas de usuário e não consigo ver nenhuma opção lá q me deixe fazer isso...


Agradeço mais uma vez amigos.  :)

Offline Saopaulero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2013, 17:51 »
Estou com um problema também, é um pouco diferente.

Troquei minha senha (a nova tem "~" e acho que isso levou ao problema) e daí em diante, não consigo mais entrar no sistema. Tenho certeza de qual é a senha mas não dá certo.
Enfim, fiz o procedimento para trocar a senha pelo root, porém quando digito o comando " # passwd Alexander " (meu nome de usuário) o sistema não reconhece o usuário.
Será que o problema é com o nome de usuário que está errado? Como descobrir o correto?

Obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2013, 09:34 »
Use o comando "getent passwd" para listar todos os nomes de usuário reconhecidos. Desde já te digo que "Alexander" não é um nome de usuário válido, por conter letras maiúsculas. Mais provável que seja "alexander", com tudo minúsculo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Saopaulero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2013, 13:56 »
Digitei o # getent passwd e apareceu uma lista gigante e na última linha está: " user:x:1000:1000:Alexander:/home/user:/bin/bash ".

Tentei o comando " # passwd alexander " e também " # passwd Alexander " ainda não deu certo.

Alguém tem ideia do que seja?

Obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2013, 14:06 »
Pela saída do comando anterior, seu usuário foi criado como "user" (sic).

Você pode tentar renomeá-lo, mas vai dar um trabalhinho. Melhor criar um novo usuário "alexander" pra acabar com o problema:

sudo adduser alexander
for group in adm admin dialout cdrom plugdev lpadmin sambashare ; do sudo adduser alexander $group ; done

« Última modificação: 20 de Dezembro de 2013, 14:08 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Saopaulero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2013, 17:02 »
O novo usuário, seguindo os passos que você recomendou, foi criado.
Mas quando tento logar ele "ameaça" entrar no sistema mas volta no menu de inicialização. Desta vez não está dando erro de senha inválida como aparece no outro usuário, mas ainda não entra.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2013, 18:46 »
Confirme que a pasta home do novo usuário (/home/alexander ?) exista e perteça a ele.

sudo chown -R alexander:alexander /home/alexander

Cuidado para não digitar espaços entre o /home e o alexander, pra não fazer caquinha.
Obviamente, se o nome do gajo não for alexander, é só trocar todas as ocorrências no comando.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Saopaulero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #12 Online: 22 de Janeiro de 2014, 10:24 »
O usuário é "alexander" mesmo.
a mensagem que apareceu foi sudo: unable to resolve host (none).

Não existe a pasta??

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2014, 11:04 »
não, isso é um erro dentro do arquivo sudoers, pq ele não está reconhecendo o nome de tua máquina.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Saopaulero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Senha no Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #14 Online: 22 de Janeiro de 2014, 11:29 »
Consegui resolver o problema!
O erro inicial mesmo foi bem bobo, a tecla Num Lk estava ativada quando coloquei a senha no usuário (descobri depois de ter resolvido o problema).
Mas eu consegui alterar a senha digitando passwd user, naõ sei bem o porque mas este é o nome do usuário.
Muito obrigado pela colaboração.