Autor Tópico: Conflito wine com Orca  (Lida 3982 vezes)

Offline Carla

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Conflito wine com Orca
« Online: 18 de Novembro de 2013, 09:39 »
Bom dia, comunidade :)
Estou usando o edubuntu 12.04  e encontrei alguns problemas com relação ao Orca e ao Wine. Instalei o leitor de telas Orca com a voz da Liane. Depois de alguns ajustes acabou funcionando... Depois instalei o wine e o Dosvox, além de outros softwares que utilizam o áudio.  Quando eu chamo as aplicações instaladas via wine o som funciona sem problemas. No entanto, quando eu chamo o leitor de telas Orca e depois fecho o aplicativo, ao chamar novamente as aplicações do wine, estas ficam mudas. É como se o Orca, "sequestrasse" alguma biblioteca que impedisse os outros programas via wine depois de usarem o áudio. Existe alguma forma de coirrigir isso? Como eu faço para descobrir que biblioteca, ou bibliotecas seriam essas que estão gerando o conflito? O estranho é que esse conflito aconteceu após algumas vezes que chamei os programas, nos dois primeiros usos isso não acontecia.
Obrigada a todos pela ajuda
  :)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Conflito wine com Orca
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2013, 14:23 »
Ola

Não utilizo o Orca, mas é possível que algum processo do orca permaneça ativo mesmo após seu fechamento.

O comando ps em terminal poderia esclarecer se isto ocorre.

Leia e entenda este link => http://www.cyberciti.biz/faq/show-all-running-processes-in-linux/

http://linuxlookup.com/howto/view_running_processes_linux_system

Com isto, "matando" o processo que provoca o sintoma é possível resolver o problema

Lembro que "matar" um processo é não destrutivo, ou seja, ao religar a máquina tudo volta como dantes

Como falei, não utilizo o Orca, portanto não saberia dizer quais os processos envolvidos.

Faça por tentativas.

[]'s

Offline Carla

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Conflito wine com Orca
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2013, 16:11 »
Tota, obrigada pela dica! Descobri o que é... Quando mato o speech-dispatch os programas que instalados via wine voltam a ter som... O problema agora é conseguir fazer com que ao fechar o Orca o speech-dispatch seja encerrado também e não permaneça rodando no sistema sem o Orca estar ativado... Como eu consigo isso?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Conflito wine com Orca
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2013, 18:58 »
Ola

Se tem algum domínio da língua Inglesa, o melhor mesmo é relatar este bug (sim, voce descobriu um bug de verdade) no lauchpad (procure Ubuntu bugs)

"Orca do not kill speech dispatcher when closed"

Os desenvolvedores do sistema terão o maior interesse em resolver ou te dar pelo menos uma resposta

https://launchpad.net/ubuntu/+source/speech-dispatcher/+bugs

Enquanto isto, só mesmo matando manualmente ou criando um script para isto

Tente atualizar o Orca para uma versão mais recente se existir para poder testar

[]'s