Autor Tópico: Resolução do Monitor  (Lida 2682 vezes)

Offline wllfl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Resolução do Monitor
« Online: 17 de Novembro de 2013, 20:04 »
Olá pessoal tenho um problema para ajustar a resolução do meu monitor, sei que alguns irão pensar "Mas já existem milhares de tópicos com esse assunto!" não é bem assim, eu garanto que o meu caso é diferente.

Utilizo Ubuntu 12.10 em dual boot com Windows 7 já faz 1 ano aproximadamente, tenho um monitor samsung S22B300 21,5 polegadas, onde consta que sua resolução é de 1920x1020, mas sempre utilizei com a resolução de 1920x1200 e funcionou muito bem (tanto no Ubuntu quanto no Windows), até que deu um pau no monitor e mandei consertar na "autorizada" da samsung, peguei ontem esse monitor.

Eis que para minha surpresa, cheguei em casa e fui testar o monitor na mesma máquina de sempre, o Ubuntu não reconhece mais a resolução de 1920x1020 e muito menos 1920x1200, para os fãs do windows de plantão, nem o windows seven reconhece mais tais resoluções, essa máquina ficou parada durante 2 semanas esperando esse monitor voltar do conserto!

No Ubuntu consegui "ajustar" meia boca com os seguintes comandos criando um script dentro do /etc/init.d:

Código: [Selecionar]
gtf 1920 1200 60 -x
xrandr --newmode "1920x1200_60.00"  193.16  1920 2048 2256 2592  1200 1201 1204 1242  -HSync +Vsync
xrandr --addmode VGA1 1920x1200_60.00
xrandr --output VGA1 --mode 1920x1200_60.00

Mas toda vez que inicio me vem a seguinte mensagem de erro, além da aparência das janelas ficar com estilo gnome:


http://imageshack.com/a/img708/4268/b3et.png


Sinceramente já não sei mais o que fazer, pesquisei sobre essa mensagem de erro e não achei muita coisa, nem sei se adianta reclamar na autorizada da samsung pois, como a mesma placa de vídeo não conhece o mesmo monitor utilizado durante 1 ano todos dias.

Alguém já passou por isso?
« Última modificação: 18 de Novembro de 2013, 17:37 por Ioca100 »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
« Última modificação: 17 de Novembro de 2013, 20:43 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline wllfl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Resolução do Monitor
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2013, 07:14 »
Bom dia colega e obrigado pelas indicações dos links, principalmente o segundo que é bem técnico!

Mas em resumo todas as ações que foram citadas já realizei na minha máquina, a resolução de 1920x1200 voltou a funcionar mas o problema da mensagem de erro ainda persisti:
http://imageshack.com/a/img708/4268/b3et.png

O grande problema ainda é entender o porque dessa mensagem de erro, sendo que depois que pressiono o botão fechar tudo fica normal.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Resolução do Monitor
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2013, 09:21 »
até que deu um pau no monitor e mandei consertar na "autorizada" da samsung, peguei ontem esse monitor.

Eis que para minha surpresa, cheguei em casa e fui testar o monitor na mesma máquina de sempre, o Ubuntu não reconhece mais a resolução de 1920x1020 e muito menos 1920x1200, para os fãs do windows de plantão, nem o windows seven reconhece mais tais resoluções

Ola

Se o proprio Windows também não reconhece a resolucão desejada, é de se supor que a autorizada que fez o serviço, não o fez com competencia.

Na placa principal dos monitores, existe uma "placa de video" que "conversa" com a placa de video de seu computador.

Se esta placa (em realidade um chip) foi trocada por outra "compativel" mas não a original (isto ocorre bastante em oficinas de conserto) este seu problema aparece.

Em meu entender, não é bom consertar um erro oculta do outro erro.

Leve seu monitor de volta a autorizada (garantia deve existir) e prove a eles que o windows não "vê" a resolução desejada.

Eles é que têm que arrumar.

Funcionando no Windows, vai funcionar no Linux

[]'s

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Resolução do Monitor
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2013, 10:00 »
Agregando ao que o vo tota reportou, o erro acontece porque o sistema "le" antes no boot o arquivo monitors.xml gerando o erro e so depois ele vai iniciar o seu arquivo editado que colocou nos aplicativos de sesssao.

Todo monitor que vc conecta no Ubuntu, seja ele da marca AOC,Sansung e etc fica registrado nesse arquivo, o que aconteceu e que por algum motivo ele nao detectou mais o seu monitor ficando com um ? ? ? no lugar do "vendedor" e fica com a resolução padrao, geralmente 1024x768. Tente excluir o monitors.xml, e de o boot com o monitor conectado e nao clique mais em "monitores" para que ele nao gere novamente o arquivo monitors.xml, coloque o arquivo editado nos aplicativos de sessao e o script no local indicado.

Se o monitor esta com com problema nos dois sistemas entao....precisa de uma olhada mais atenta do seu problema pelo tecnico, como o Tota reportou.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline wllfl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Resolução do Monitor
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2013, 10:13 »
Poxa galera, uma resposta melhor que a outra, valeu mesmo!!!

Liguei agora de pouco na assistência técnica e os mesmos pediram para eu levar o monitor novamente, segundo o técnico que me atendeu eles irão testá-lo na minha frente.

Vou levar amanhã, pois hoje é zica, vou postar o retorno do técnico assim que possível.

Mas uma vez agradeço a todos pelas respostas técnicas e esclarecedoras!!

Offline wllfl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Resolução do Monitor
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2013, 17:20 »
Como prometido estou dando o retorno, levei hoje na hora do almoço meu monitor na autorizada da samsung, segundo palavras do técnico foi atualizado o firmware da placa interna do monitor.

Acabei de ligar a máquina e tanto o windows seven quanto o ubuntu reconheceram o monitor sem problema nenhum, na resolução correta e sem a necessidade de ajustes.

Agradeço mais uma vez aos colegas que me ajudaram!!!!

Obs.: Tópico resolvido!