Autor Tópico: Ubuntu 12.04.3 não entra no modo gráfico / Resolvido!  (Lida 7956 vezes)

Offline edmarprede

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Ubuntu 12.04.3 não entra no modo gráfico / Resolvido!
« Online: 10 de Novembro de 2013, 19:39 »
Caros amigos:


             Depois de muito pesquisar e tentar resolver o problema com o qual me deparei, resolvi abrir este tópico para pedir ajuda.
    
Resumo e descrição rápida do problema:  após uma atualização, o meu Ubuntu só entra no modo texto, não consigo entrar no modo gráfico.


             Descrevo a seguir a minha situação de modo mais detalhado, a fim de fornecer a maior quantidade de dados que possam auxiliar numa eventual solução.


            Sou um usuário novato, acabei de me registrar, apesar de já ter utilizado várias vezes as orientações deste fórum.
            Eu uso o Ubuntu 12.04.3 (64bit) e minha placa de vídeo é uma NVIDIA Gforce GTX 460 (da Zogis). Baixei uma atualização de rotina (oferecida automaticamente, daquelas que não pede a senha para instalar e não precisa reinicializar) no dia 07/11/2013.
            Na primeira vez que eu religuei o computador depois desta atualização (da qual eu não sei nada sobre o seu conteúdo), o computador entrou no Ubuntu apenas no modo texto. Depois de muito pesquisar, tentei usar o comando "startx", então aparecem as seguintes mensagens de erro:

Log file:  "/var/log/Xorg.0.log"
Using config file:  "/etc/X11/xorg.conf"
Using system config directory:  "/usr/share/X11/xorg.conf.d"
NVIDIA: API mismatch: the NVIDIA kernel module has version 304.88, but this NVIDIA driver component has version 304.108.
Please make sure that the kernel module and all NVIDIA driver components have the same version.
Fatal server error: no screens found
Please consult the The Xorg Foundation Support at  http://wiki.x.org  for help.
Please also check the log file at "/var/log/Xorg.0.log"  for additional information.

No site citado acima (wiki.x.org) achei a seguinte mensagem nas FAQs  (me desculpem, moderadores, acho que este texto não dá para ser em português pois é a transcrição do que encontrei):

Fatal server error:
no screens found

It is very likely that your xorg.conf file doesn't contain the correct driver(s) for the chipset(s) in your system or that your chipset isn't supported by any of the drivers.
You can check for the detected devices in the log file (in most cases /var/log/Xorg.0.log) by looking for lines like:
(--) PCI:*(1:0:0) Neomagic Corporation NM2200 [MagicGraph 256AV] rev 32, Mem @ 0xfd000000/24, 0xfe800000/22, 0xfec00000/20
In this example the active video device (the one with the *) is a Neomagic NM2200 video chip. In order to get this chipset to work you'd have to use the neomagic driver.
If you are using a distribution you should rerun its configuration tool. If there is no such tool, or if it keeps configuring your Xserver wrong you may want to try xorgcfg, the graphical tool shipped with Xorg. You can also let the server generate a config file: as root just run X -configure.
Please note: If you appear to use the correct driver and you still keep getting this message it is very likely that your chipset isn't supported (yet). In this case you may try the vesa driver or - if this doesn't work - the vga driver. However both are entirely unaccellerated.


               Eu sou bastante leigo em comandos e procedimentos,  creio que não conheço suficientemente os princípios básicos da programação em Linux para tentar ter mais desenvoltura com os sistemas e com as soluções dos problemas.
               Apesar das minhas limitações, sou um usuário muito satisfeito do Ubuntu e de seus aplicativos  e defensor dos softwares livres.  Às vezes "apanho" bastante para resolver problemas que aparecem.
               Para mim, no meu entendimento assim meio primário, este parece ser um problema até fácil de resolver:  o driver do kernel é diferente do driver da placa de vídeo.  Bastaria mudar um ou outro para os dois ficarem iguais, certo?  Porém não tenho a mínima ideia de como fazer isto.
               Já gastei umas quantas horas de pesquisas e tentativas, talvez umas 12 ou 15 horas no total, mas tudo que eu faço é meio assim tateando, sem muita segurança sobre o que estou fazendo.
                Estou postando do meu computador com outro HD, onde está instalado o Windows. Já entrei no outro HD (onde está instalado o Ubuntu com problema) usando um LiveCD da mesma versão do S.O., mas não consegui acessar os arquivos necessários para fazer as alterações nos drivers. Também já acessei o menu do GRUB e tentei inicializar usando o modo de recuperação. Nada consegui.
                Aguardo, portanto, a ajuda de algum dos colegas deste tão elogiado fórum.


Muito agradecido e um abraço.      

Edmar.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 20:07 por edmarprede »

Offline edmarprede

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Ubuntu 12.04.3 só no modo texto / adendo
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2013, 09:38 »
Saudações, caros amigos foristas:


                            Ontem (10/11), depois que eu postei a mensagem acima, consegui entrar no Ubuntu instalado pela modo gráfico através de uma versão anterior no GRUB.  A última versão que aparece tem o final 56 e a mais recente que consigo entrar tem o final 51.  Mesmo assim fica meio esquisito o ambiente gráfico, com algumas imprecisões e tamanho exibido menor que o tamanho do monitor. 
                             Apesar disto fiquei sem saber o que fazer a partir daí.  Já baixei num pendrive o driver antigo da NVIDIA que, segundo a mensagem de erro, está no kernel (304.88).  Baixei também o último disponível para a minha placa de vídeo, que tem o numero 331.20. Os dois são arquivos com sufixo ".run", mas agora não sei o que fazer com isto.


Edmar.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04.3 não entra no modo gráfico
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2013, 12:06 »
Baixe o último driver oficial da NVidia.

Abra o módulo 'Blacklist' como super-usuário, usando o seu editor de texto preferido:

Código: [Selecionar]
$ sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf

Adicione no final do arquivo as seguintes linhas, depois salve:

Código: [Selecionar]
blacklist nouveau

Agora vamos começar a remover todos os drivers de vídeo, para isso recomendo que
encerre o Lightdm

Código: [Selecionar]
$ sudo service lightdm stop

Remova todas as instalações da nvidia:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get --purge remove nvidia-*

Agora vamos remover o Nouveau:

Código: [Selecionar]
$ sudo service lightdm stop
$ sudo apt-get --purge remove xserver-xorg-video-nouveau
$ reboot


Vamos começar a instalar o novo driver da nvidia:

Código: [Selecionar]
$ sudo service lightdm stop
$ cd <pasta_onde_está_o_arquivo>
$ sudo ./NVIDIA-Linux-x86_64<para completar pressione TAB>

Caso não inicie a instalação, marque o arquivo como executável, digitando:

Código: [Selecionar]
$ chmod +x NVIDIA-Linux-x86_64<para completar pressione TAB>
$ sudo ./NVIDIA-Linux-x86_64<para completar pressione TAB>

Atenção: Durante a instalação, o instalador perguntará se o OpenGL é compatível com NVIDIA 32-bit,
responda SIM!



Agora será necessário atualizar as configurações do X.Org, para isso, vá ao terminal e digite:
Código:

Código: [Selecionar]
$ sudo nvidia-xconfig

Após terminar a instalação você já poderá iniciar o GDM:

Código: [Selecionar]
$ sudo service lightdm start

Para melhores detalhes e discussão dessa instalação você pode acessar esse link
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline edmarprede

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Ubuntu 12.04.3 não entra no modo gráfico.
« Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2013, 16:40 »
Conseguiiiiii!   Deu certo!


                Muuuuuuito obrigado, senhor "sopa de letrinhas" (jkmsjq)!  Você salvou meu computador. Foram muitos dias tateando, pesquisando e tentando. Mesmo com a sua sequência, eu ainda apanhei um bocado até descobrir que o comando para parar o X no meu sistema (eu uso o Gnome 3) era com o kdm e não com o lightdm.
                É incrível o que podemos fazer a partir da ajuda das pessoas de boa vontade que estão disponíveis na WEB. Já tinha procurado de tudo que foi jeito algum técnico na minha cidade que resolvesse o problema da minha máquina, mas infelizmente quase ninguém por aqui se interessa por GNU/Linux.
                Se não fosse proibido pela normas do fórum eu escreveria um obrigado bem grandão, com letras maiúsculas garrafais.
                Fiquei tão satisfeito que me animei a pesquisar uma solução para umas mensagens que aparecem toda vez que eu dou um "apt-get update", já faz muitos meses e não atrapalham (Duplicate sources:...etc).


Edmar  (de Dourados-MS)

Moderadores: podem fechar o tópico como "Resolvido".
                
            
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 17:51 por Ioca100 »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04.3 não entra no modo gráfico
« Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2013, 16:53 »
[...]
Moderadores: podem fechar o tópico como "Resolvido".

Para dar um tópico como resolvido, edite o título do primeiro post e coloque a tag <Resolvido>.

Para resolver o problema que você menciona, abra outro post com um título claro e objetivo e posta o resultado do seguinte comando: sudo apt-get update. Mas isso, nesse outro post que você deverá abrir...

Ou se quiser, faça uma pesquisa aqui no fóurm. Tem muito material falando sobre esse problema.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Terrorizer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04.3 não entra no modo gráfico
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2013, 12:02 »
Baixe o último driver oficial da NVidia.

Abra o módulo 'Blacklist' como super-usuário, usando o seu editor de texto preferido:

Código: [Selecionar]
$ sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf

Adicione no final do arquivo as seguintes linhas, depois salve:

Código: [Selecionar]
blacklist nouveau

Agora vamos começar a remover todos os drivers de vídeo, para isso recomendo que
encerre o Lightdm

Código: [Selecionar]
$ sudo service lightdm stop

Remova todas as instalações da nvidia:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get --purge remove nvidia-*

Agora vamos remover o Nouveau:

Código: [Selecionar]
$ sudo service lightdm stop
$ sudo apt-get --purge remove xserver-xorg-video-nouveau
$ reboot


Vamos começar a instalar o novo driver da nvidia:

Código: [Selecionar]
$ sudo service lightdm stop
$ cd <pasta_onde_está_o_arquivo>
$ sudo ./NVIDIA-Linux-x86_64<para completar pressione TAB>

Caso não inicie a instalação, marque o arquivo como executável, digitando:

Código: [Selecionar]
$ chmod +x NVIDIA-Linux-x86_64<para completar pressione TAB>
$ sudo ./NVIDIA-Linux-x86_64<para completar pressione TAB>

Atenção: Durante a instalação, o instalador perguntará se o OpenGL é compatível com NVIDIA 32-bit,
responda SIM!



Agora será necessário atualizar as configurações do X.Org, para isso, vá ao terminal e digite:
Código:

Código: [Selecionar]
$ sudo nvidia-xconfig

Após terminar a instalação você já poderá iniciar o GDM:

Código: [Selecionar]
$ sudo service lightdm start

Para melhores detalhes e discussão dessa instalação você pode acessar esse link

resolvido. tinha vacilado em um comando aqui, mas deu tudo certo, muito obrigado!