Autor Tópico: Governo vai barrar compra de software que impeça auditoria  (Lida 6561 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Governo vai barrar compra de software que impeça auditoria
« Online: 05 de Novembro de 2013, 21:36 »
Citar
A partir do ano que vem, o governo não comprará mais computadores ou softwares que não permitam auditoria pelo próprio poder público. A nova norma deve ser publicada hoje no "Diário Oficial da União".

Com isso, sistemas operacionais como Windows, da Microsoft, e Mac OS, da Apple, deixarão de ser usados caso as empresas dificultem investigação sobre espionagem por meio dos sistemas.

Atualmente, ao instalar um software, os usuários precisam aceitar um termo da fabricante permitindo que sua máquina seja eventualmente acessada pelo proprietário do sistema.

O governo brasileiro quer ter o direito de monitorar qualquer tipo de visualização externa do conteúdo. A preocupação é tentar identificar e rastrear tentativas de espionagem.

Segundo a Folha apurou, a intenção não é promover uma troca massiva de aparelhos e programas, mas impedir que eles continuem sendo comprados sem o atendimento às novas exigências.

Dessa forma, haverá uma substituição gradual de programas tradicionais por softwares livres, como o Linux, caso não haja negociação com as grandes empresas.

A preocupação com espionagem ganhou força no governo desde que surgiram as denúncias sobre o acesso do serviço de inteligência americano a arquivos de autoridades e empresas nacionais.

ECONOMIA

O governo considera que, além de aumentar a segurança, a medida trará economia. O uso de softwares livres encerra a obrigação de pagar as licenças dos programas.
Procurada pela reportagem, Apple não quis comentar a medida.

A Microsoft informou que fornece aos governos "acesso controlado ao código fonte e outras informações técnicas para ajudá-los a avaliar a segurança dos produtos".

A empresa disse também que está à disposição do governo brasileiro para discutir os "detalhes" da medida.

VALOR INCERTO

Não há ainda uma estimativa do impacto da medida sobre os gastos do governo. Informações mais precisas desses valores só serão conhecidas após a regulamentação, quando será feito um levantamento dos contratos hoje vigentes e das datas em que eles expiram.

Como as licenças são adquiridas em momentos muito diferentes, ainda não é possível fazer uma projeção.

A Folha apurou que o governo estima que outra medida de segurança adotada na área de informática -a determinação da presidente Dilma Rousseff de adotar o e-mail brasileiro Expresso, do Serpro, como padrão em toda máquina pública, substituindo o Outlook, da Microsoft -vai gerar uma economia superior a R$ 60 milhões/ano.

FONTE: Folha de São Paulo


Tomara que desenvolvam um prometo de GNU/Linux melhor do que o Linux Educacional...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Governo vai barrar compra de software que impeça auditoria
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2013, 21:39 »
A Microsoft informou que fornece aos governos "acesso controlado ao código fonte e outras informações técnicas para ajudá-los a avaliar a segurança dos produtos".

Aham, senta lá...

Tomara que desenvolvam um prometo de GNU/Linux melhor do que o Linux Educacional...

E o União Livre, que seria a junção de todas as distribuições Linux nacionais? Alguma notícia?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Governo vai barrar compra de software que impeça auditoria
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2013, 21:48 »
[...]
E o União Livre, que seria a junção de todas as distribuições Linux nacionais? Alguma notícia?

Pelo que andei lendo, estão desenvolvendo o Kaiana (sistema operacional) e o App Center (semelhante à Central de Programas do Ubuntu) integrado ao KDE.

Mas como tudo nesse país, incentivado pelo governo, em relação ao GNU/Linux, o projeto parece ou parado, ou foi descontinuado mesmo... veja links:

www.uniaolivre.com
www.kaiana.com.br
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Governo vai barrar compra de software que impeça auditoria
« Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2013, 14:02 »
A Microsoft informou que fornece aos governos "acesso controlado ao código fonte e outras informações técnicas para ajudá-los a avaliar a segurança dos produtos".

Aham, senta lá...
Concordo com o Eliseu "acesso controlado ao código fonte"... tá de "brincation with me" ???? Aí ela pode deixar um pedacinho que não pode ser visto cheio de backdoor... :P

Vamos torcer pra que haja uma adoção de SL em massa no Brasil e que seja algo permanente. Eu boto fé pois parece que tamo invadindo até mesmo o santo graal dos games através da steam.

Só pra constar, as vendas da IBM começaram a despencar na China por causa desse papo de espionagem. Então a IBM planeja investir 1 bilhão de dólares num centro de pesquisa e desenvolvimento Linux no país.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Governo vai barrar compra de software que impeça auditoria
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2013, 14:34 »
Trabalho num órgão público e por aqui já está sendo realizada a substituição gradual do Office (da MS) pelo LibreOffice.

Além disso, com o último decreto da presidência, a gerência já nos comunicou que de fato será realizada a troca de todos os softwares proprietários de comunicação (Outlook da MS) pela ferramenta desenvolvida pelo Serpro (muito provavelmente a ferramenta Expresso V3).

Obviamente ainda são medidas pontuais em relação ao que seria ideal, no caso a troca de grande parte da infraestrutura tecnológica (suíte de escritório completa, ferramentas de comunicação, softwares de gerenciamento de banco de dados, sistema operacional, etc.) proprietária por equivalentes livres e open-souce.

De qualquer forma, é um pontapé inicial bastante encorajador quanto a adoção em massa de ferramentas livres pelo governo, o que certamente daria um forte impulso a massificação desse tipo de software e sua utilização pela sociedade brasileira em geral.

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Governo vai barrar compra de software que impeça auditoria
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2013, 23:28 »
Ficar ligado que vai sair o e-mail nacional feito pela SERPRO, o mesmo que funcionários públicos utilizam, inclusive os da Receita Federal.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Creto

  • Visitante
Re: Governo vai barrar compra de software que impeça auditoria
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2013, 18:21 »
heheh sem desmerecer e nem desacreditar totalmente na noticia, apenas crendo que isso seja um sonho distante no Brasil...

T+

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Governo vai barrar compra de software que impeça auditoria
« Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2013, 19:58 »
Já trabalhei no BB e eles usam uma versão modificada de Linux, se não me engano Open Suse, uma bala, Gnome. Agora estou num orgão federal e me empurram um XP bugado... e outros usam Win 7, lentos. Mas pelo menos  sinto o cheiro de linux no servidor, o sistema de gerenciamento de senha é livre (usa o tux, como logo) e libreoffice. O expresso precisa melhorar mas dá pro gasto para e-mails corporativos, só não sei em relação a segurança.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Governo vai barrar compra de software que impeça auditoria
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2013, 23:56 »
A gigante deve estar preocupada, imaginem se todas as máquinas das repartições públicas e autarquias migrarem para soluções livres nos próximos anos.
A empresa do Til Bil G. vai perder muito dinheiro.
Com os casos de espionagem temos o clima político necessário para fazer a migração.
Vamos acompanhar.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Governo vai barrar compra de software que impeça auditoria
« Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2013, 00:54 »
Citar
De qualquer forma, é um pontapé inicial bastante encorajador quanto a adoção em massa de ferramentas livres pelo governo, o que certamente daria um forte impulso a massificação desse tipo de software e sua utilização pela sociedade brasileira em geral.
Meus amigos, desculpem o pessimismo, porém, temos que levar em consideração alguns aspectos sobre a relação da sociedade brasileira com softwares.
1) Essa massificação ainda nem chegou ao uso de computadores, quanto mais ao uso de um SO como o Linux que demanda conhecimentos básicos de computação que a maioria esmagadora do povo brasileiro não tem;
2) As cifra$ envolvidas nesse negócio são tão vultosa$, e a quantidade de interesses relacionados a elas envolvem questões comerciais tão complexas (usando aqui um eufemismo), que acho difícil que os beneficiados por elas (que são muito poderosos) abdiquem delas por um programa que não vai gerar lucro nenhum;
3) Por fim, se o governo, via serpro, que já está ligada à Receita Federal, elaborar esse sistema, aí estamos ferrados de vez. Nossa vida vai ser vasculhada de cabo a rabo e, aí, eu prefiro o Obama.
Lamento, essa é a minha opinião.
Abs. a todos.  :-[
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.