Autor Tópico: Monte um bom servidor de arquivos sem ter que vender um Rim para isso!  (Lida 7075 vezes)

Offline galactus

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
Algum tempo atrás eu já havia montado um servidor de arquivos com ótimo hardware. Tudo Intel, Xeon + Placa para servidor, memórias ECC, fonte real 80 plus e 6 discos de 2 Terabytes. O mesmo hardware dos servidores da Sinco Sistemas. Só faltou a placa SAS / Sata para montar o Storage. Mas não devorei toda a capacidade do servidor, contudo, como a minha fome por dados aumentando, precisei montar outro servidor para backup do primeiro.

Aí é onde estava o problema, não poderia gastar o que gastei na montagem do primeiro servidor. Parti para pesquisa e achei coisas muito interessantes, com ótimo custo beneficio. Então resolvi dividir aqui com vocês o que eu fiz.

Vejam que não está em discussão a qualidade dos produtos da Intel, mas precisava de algo BBB (Bom, bonito e barato) para resolver o meu problema. Não sei vocês solteiros, mas os casados, assim como eu, sempre temos um ótimo limitador de gastos quando se trata dessas "coisas de informática"! rsrsrsrs

Enfim, o desafio era montar um servidor de arquivos com pelo menos 6 portas SATA onde não poderia gastar na placa mãe e processador mais que 800 pilas!

Esqueci da Intel e fui olhar as opções da AMD. Para minha surpresa existe uma placa da Gigabyte Socket FM2 com 8, eu disse, 8 portas SATAs nativas por menos de 400 pilas, comprei por 350 pilas!  Essa placa é a Gigabyte GA-F2A85XM-HD3.  Para o processador eu comprei um A10 5800k, por 365 pilas.  Mas Galactus, não tinha processador mais barato? Tinha, claro, mas o custo/beneficio é excelente e eu não queria uma carroça, já que ele mesmo sendo de Backup, vai rodar outro sistema normal em modo gráfico. Então porque não parti logo para o A10 6800k?  Altos paus com Linux no momento! Resolvi não arriscar, posso esperar mais um pouco e o 5800k já tem potência de sobra para o que ele vai fazer.

Para fechar com chave de ouro, fiz pesquisa internacional também, aí fiquei mais feliz ainda. Excelente compatibilidade com Linux. Ubuntu, Fedora, Open Suse, Snow Linux, todos rodam perfeitamente bem. E até com BSD. Dá pra instalar o FreeNas numa boa e ser feliz! Muitos gringos usando essa combinação para fazer servidor de Storage caseiro!

Foi o que eu fiz! O único porém, não usem o Cooler padrão da AMD para o A10 5800k. Ele não resfria nada, só de ligar o A10 já está em 65 graus! Comprem outro Cooler. Foi o que fiz, comprei um da Cooler Master, vejam nas fotos a diferença do tamanho. Comprei um baratinho, 70 pilas. A temperatura com o Cooler novo? 41 Graus!

Faltava o gabinete para guardar tudo e não destoar do orçamento. Esse foi um golpe de sorte! Estava numa loja de artigos de entrada para informática quando me deparei com um Gabinete da Thermaltake com incríveis 7 baias para HDs tradicionais, melhor ainda, por menos de 250 pilas. Nem pensei duas vezes, comperi na hora!  

Notem na foto que já tenho 6 HDs SATA mais a gravadora, ainda vou colocar mais um HD Sata, afinal tem uma porta SATA sobrando! :)

Era isso pessoal. Espero ter ajudado a quem procura algo semelhante sem ter que vender um dos seus rins para isso!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline jkmsjq

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Monte um bom servidor de arquivos sem ter que vender um Rim para isso!
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2013, 21:19 »
galactus, tira-me uma dúvida.

exista uma discussão entre o desempenho dos processadores AMD com os da Intel em relação a desempenho entre jogos e aplicativos reais que é o seguinte: para jogos, as APUs da AMD são mais recomendadas, pois um exemplo, é essa A10 5800k ter um chip gráfico semelhante a uma GT 440. Para Intel é recomendado para aplicativos em geral. Como você vê o desempenho dessa APU gerenciando um servidor de arquivos?

Já tive um PC com AMD que nunca me deu trabalho, mas sinceramente, me acostumei com Intel, e agora com um notebook todo Intel, vendo a compatibilidade do kernel com o processador e chiset, fico na dúvida se vale a pena migrar para a plataforma AMD...?!?!?! (lembrando que uso o computador/notebook como home office)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline galactus

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Monte um bom servidor de arquivos sem ter que vender um Rim para isso!
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2013, 23:03 »
Então jkmsjq, não sou a pessoa mais indicada pra te falar sobre desempenho com jogos amd vs intel, já que não jogo muito dos jogos modernos e os jogos que mais gosto qualquer plataforma funciona bem.  O que posso te falar de maneira geral ė que em alguns modelos de processadores da AMD, elez abrem e fecham programas mais rápido que alguns Intel, mas quando você começa a fazer muita coisa ao mesmo tempo, os AMD pedem água mais cedo que os da Intel.
Isso ė bem marcante nos processadores com HT da Intel comparados aos equivalentes da AMD que não possuem HT.

Já quanto ao desempenho do servidor de arquivos, essa placa mãe tem rede gigabit, e não perde em velocidade para o meu outro servidor maior.  Acontece o que mencionei antes, quando começo a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, o AMD nitidamente está se esforçando mais.  Mas fica difícil comparar um Xeon com HT com o A10.

Agora. Em questão do custo/benefício o AMD dá de lavada.  Ė claro que o Xeon e a sua plataforma  são melhores, mas a que custo?

Ė nitido que o APU do A10 mostra mais rápido os vídeos que o conjunto i7 + Nvidia da minha outra máquina. E os preview dos videos também são mais rápidos no A10. Mas o detalhe são as memórias que eu usei no A10. São DDR3 2200. Os APUs dos A10 não tem controladoras de memórias dentro dele. Se usar memorias lentas, o desempenho será lento.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2013, 23:07 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.