para conhecimento de quem estiver com problema parecido, no meu caso resolvi instalando o nvidia-current, com o drive open source o xorg com a máquina parada consumia entre 40% e 60% de CPU, agora está normal, consumindo cerca de 2% apenas.
Saulo, o
nvidia-current pode variar o driver de versão para versão do Ubuntu, aqui no Ubuntu 13.10 ele instala o
304.88, enquanto que o
nvidia-304-updates instala o
304.108, que tem mais correções de bugs. Em uma futura versão do Ubuntu, esse nvidia-current pode vir com o driver 319.xx ou outro mais recente, o que não resolveria o problema do Jose Emilio, pois esse driver não tem suporte para a placa dele. O ideal é a pessoa visitar essa página:
http://www.nvidia.com/object/unix.htmlNesse link é possível verificar por tentativa e erro qual o driver mais atual que vem com compatibilidade com sua placa (Linux x86/IA32 é para Linux de 32 bits, Linux x86_64/AMD64/EM64T é para Linux de 64 bits). Placas muito antigas você tenta as Legacy, vai verificando na aba "
Supported products", na página de cada driver, se eles dão suporte à placa em questão. A Nvidia tem um sistema de busca:
http://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br mas é meio furado, não consegui achar driver para linux para a placa 7025 / NVIDIA nForce 630a do Jose Emilio por lá.
Lembrando que o site da Nvidia é só para ter referência, para instalar use o que há nos repositórios oficiais do ubuntu, usando Central de Programas, Synaptic ou apt-get.