Autor Tópico: Qual é o interesse de empresas privadas financiarem o desenvolvimento do linux?  (Lida 4580 vezes)

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
De curiosidade resolvi tentar entender como é mantido o desenvolvimento do kernel linux. Com uma pesquisa rápida, e sem entender muito bem, caí no site da Linux Foundation e me deparo com uma lista enorme de membros que colaboram para isso. Dentre eles encontro empresas como a HP, Intel, Amd, Samsung, Motorola, e até a Sony.

Isso não vai fazer diferença nenhuma na minha vida, mas fico me perguntando... qual é o interesse da sony em bancar um projeto desses? o.o

Eu sou totalmente leigo no assunto, minha área de formação é a psicologia, então isso é tudo novidade (e curiosidade) pra mim. Isso faz sentido pra vocês que têm mais intimidade com o mundo da tecnologia? o.o

http://www.linuxfoundation.org/about/members

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Qual é o interesse de empresas privadas financiarem o desenvolvimento do linux?
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2013, 03:58 »
O interessante é que a Nokia que não usa android em seus celulares, nem dá suporte em seus celulares no Gnu/Linux colabora.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.172
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Qual é o interesse de empresas privadas financiarem o desenvolvimento do linux?
« Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2013, 06:52 »
Podem existir vários mas vou citar um interesse que talvez seja o principal.

Todas estas empresas necessitam disponibilizar material na internet, elas possuem dezenas, centenas ou quiçá, milhares de servidores que executam vários softwares robustos e imunes a vírus. Qual o software que eles vão financiar com base nesta necessidade?

Sem contar que financiando o software livre eles quebram o monopólio do software proprietário.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Qual é o interesse de empresas privadas financiarem o desenvolvimento do linux?
« Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2013, 07:40 »
Desenvolver um sistema operacional custa bilhões de dólares hoje em dia, é muito mais fácil várias empresas "se unirem" e bancar o desenvolvimento do Linux ou outro kernel que seja aberto, do que desenvolver sua própria solução, ou depender da boa vontade de uma única empresa (sim, estou falando da M$).

Com o Linux eles tem um sistema que pode ser portado para qualquer hardware, sem grandes dificuldades, dado que o sistema é open source. Isso dá muita liberdade, a empresa pode contratar uma pessoa ou um grupo de desenvolvedores e modificar o kernel de acordo com suas necessidades.

Um exemplo disso são as televisões da Samsung. Um tempo atrás fui fuçar nos menus da TV, e me deparo com a licença GPL. Mexi mais um pouco e consegui encontrar a versão do Linux usado na TV e várias bibliotecas conhecidas do mundo Linux (de áudio e vídeo). Quer dizer, a Samsung pegou algo que já estava praticamente pronto e alterou de forma que rodasse no hardware deles. Já pensou se eles fossem desenvolver um sistema do zero? E a dificuldade de manter ele depois, corrigindo bugs e brechas de segurança?

Hoje em dia tem até geladeira rodando Linux. A maior parte dos smartphones e tablets usam o Linux, lá nas entranhas do Android.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.172
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Qual é o interesse de empresas privadas financiarem o desenvolvimento do linux?
« Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2013, 09:04 »
...

Um exemplo disso são as televisões da Samsung. Um tempo atrás fui fuçar nos menus da TV, e me deparo com a licença GPL. Mexi mais um pouco e consegui encontrar a versão do Linux usado na TV e várias bibliotecas conhecidas do mundo Linux (de áudio e vídeo). Quer dizer, a Samsung pegou algo que já estava praticamente pronto e alterou de forma que rodasse no hardware deles. Já pensou se eles fossem desenvolver um sistema do zero? E a dificuldade de manter ele depois, corrigindo bugs e brechas de segurança?

Hoje em dia tem até geladeira rodando Linux. A maior parte dos smartphones e tablets usam o Linux, lá nas entranhas do Android.

Outro exemplo que aconteceu comigo.
Há uns dois anos atrás comprei uma TV Samsung para colocar na sala. Dentre todas as características decidi por este modelo pois é FULL HD c/ conversor digital e que, tem entradas HDMI e USB HDD reader. Antes de comprar, baixei o manual da internet e confirmei suas características. No manual dizia que o sistema de arquivos suportados na mídia USB eram FAT16, FAT32 e NTFS.
Comprei um HD externo de 500 GiB para armazenar alguns filmes e músicas. Depois de algum tempo decidi particionar este HD e instalar o Linux para me salvar em casos de panes nos Desktops e que fosse preciso iniciar por uma unidade USB HDD. Para minha enorme surpresa ao espetar este HD novamente a TV foi detectada duas unidades de midia USB, e pasmem, a minha partição EXT3 do linux estava lá com todos os seus arquivos.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Qual é o interesse de empresas privadas financiarem o desenvolvimento do linux?
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2013, 09:28 »
Outro motivo.

Essas empresas podem ganhar, e muito dinheiro, tanto com suporte quanto com qualificação profissional.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Qual é o interesse de empresas privadas financiarem o desenvolvimento do linux?
« Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2013, 10:56 »
Servidores e sistemas embarcados. Elas lucram *muito* com isso.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Qual é o interesse de empresas privadas financiarem o desenvolvimento do linux?
« Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2013, 14:37 »
O interessante é que a Nokia que não usa android em seus celulares, nem dá suporte em seus celulares no Gnu/Linux colabora.

Opa, tem algo que você esqueceu de levar em conta: A Nokia foi uma enorme contribuidora para o desenvolvimento do KDE.

Antes dela começar a adotar o Windows Phone como principal SO nos seus celulares e tablets, ela teve fortes laços com a KDE Free Qt Foundation (http://www.kde.org/community/whatiskde/kdefreeqtfoundation.php). Aliás, a própria Nokia foi quem lançou o projeto Qt, em outubro de 2011, gerando um apoio mútuo entre a comunidade e ela mesma. Por um lado, a Nokia ganhava no desenvolvimento do Symbian OS. Por outro, a comunidade recebia melhorias no KDE.

Tudo isso tem auxiliado bastante o desenvolvimento do KDE. Embora a Nokia tenha sido comprada pela Microsoft e agora aparente estar seguindo outros rumos, não dá pra negar que ela ajudou bastante a cena Gnu/Linux no passado.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2013, 14:41 por Solid One »