Autor Tópico: Chegando Agora! Duvida de instalação e compatibilidade  (Lida 6664 vezes)

Offline Edards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Chegando Agora! Duvida de instalação e compatibilidade
« Online: 19 de Outubro de 2005, 13:48 »
Ai pessoal, acabo de chegar na area, e tenho umas dúvidas...

Tenho um Atlhon 64 3400+, no HD tenho a seguinte estrutura

1ª partição 40 gb - win xp ntfs

2ª partição 20 gb - deposito de dados - fat32

4ª partição 126mb - swap do kurumin linux

5 partição 19,8 gb - partição linux kurumin

Baixei o Ubuntu 5.10, e pretendo instalar no lugar do Kurumin, pois em 2 meses e muito suor, não consegui instalar um modem netodragon, e o open office nunca funcionou, então após pesquisar, decidi migrar para o Ubuntu.

Minhas perguntas:

Posso manter o lilo com gerenciador de Boot ? Como faço isso ?

O ubuntu reconhece softmodens facilmente ? E o netodragon ?

qual a vantegem do grub sobre o lilo ?

Como funciona a atualização do Ubuntu ?

Qual o anti-virus mais recomendado para esta distribuição ?

Agradecendo desde já,

Ps.: Não tenho conhecimento de programação para ajudar no desenvolvimento e melhoria do ubuntu, mas tenho vasta rede de contatos e posso ser util na divulgação, caso o sistema corresponda as minhas espectativas, pretendo distribuir em meus clientes uma cópia do CD, oque voces acham ?

Um abraço a toda comunidade!
Edards - "É duro nada de poncho e mergulha de guarda-sol"
Atlhon 64 3400+ § 1Gb RAM § VGA FX 5200 128mb

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Chegando Agora! Duvida de instalação e compatibilidade
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2005, 17:02 »
Você vai poder manter o LILO como gerenciador de Boot sim, no final da instalação do Ubuntu (se não me engano) tem a opção de você usar o Lilo no lugar do Grub, que é o padrão. não sei como faz isso com detalhes porque nunca usei o Lilo.

Quanto aos modems, dá uma lida neste tutorial:


http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=583


Se não tiver nessa lista.......

A atualização do Ubuntu é muito fácil, pode ser via Synpatic (modo gráfico) ou via apt-get (modo texto), basta você ter a sua Lista de Repositórios (sources.list) atualizada. Ele mesmo vai mostrar um ícone pra você dizendo que tem atualizações, se for no 5.10 então, tá quase igual ao XP, aparece até aquele quadrinho avisando da atualização.

Anti-vírus: ClamAV.

Se você gostar, é bom mesmo fazer propaganda.

Abraços.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Edards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Chegando Agora! Duvida de instalação e compatibilidade
« Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2005, 17:20 »
Agradeço a pronta resposta amigo,

Hoje mesmo vou instalar e amanha posto aqui como foi o processo.

sobre a divulgação, se é de interesse da comunidade, e se o sistema corresponder, certamente vou batalhar pela sua divulgação, pois quando vejo uma iniciativa de se produzir um sistema operacional de qualidade, sem fins de super-enrequecimento (remissão ao til bill), na hora sinto vontade de contribuir, pois acredito que ainda vamos chegar numa sociedade onde não teremos pessoas em carros de R$ 200.000,00 e na esquina crianças comendo lixo para sobreviver.

Obrigado novamente,
Edards - "É duro nada de poncho e mergulha de guarda-sol"
Atlhon 64 3400+ § 1Gb RAM § VGA FX 5200 128mb

toboco

  • Visitante
Chegando Agora! Duvida de instalação e compatibilidade
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2005, 20:56 »
Só uma duvida amigo... vc instalou o Ubuntu para plataforma 64bits, correto ??

Depois diz como é o desempenho dele.. abraço e bem vindo.

Offline Edards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Chegando Agora! Duvida de instalação e compatibilidade
« Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2005, 09:24 »
Sistema instalado e instavel, sobre desempenho, ainda não posso opinar, pois apenas fiz testes com o openofice que vem junto e com o gimp, quero ver na hora de rodar algo mais pesado.

Instalei o ubuntu-5.10.amd64

minha configuração é

ASUS K8V KT800,
AMD ATHLON 64 3400+,
DDR 1024GB 400MHZ STD,
HD 80Gb 7200,
Vídeo 128Mb GF FX5200,
Modem 56K NETODRAGON (acho que é LG)
Gravador DVD LG,
SubWoffer 1.400watts

Após instalar o ubuntu, meu hd ficou assim:

part1: winXP (ntfs)
part2: dados (fat32)
part3: swap ubuntu
part4: raiz do sistema ubuntu

Dúvidas após a instalação:

1 - Onde configuro a conexão via modem ? Tem caminho pela interface grafica ou tem que ser via comando ?

2 - Quando tento ler mp3 ele da erro e não reconhe como arquivo de musica, como arrumo isso ?

3 - meu monitor funfou na boa, entendo que a placa de video foi reconhecida, qual jogo posso usar para testar desempenho 3d ?

Bom galera e primeira impressão foi boa, como só conhecia linux kurumin a comparação (na minha opinião) é a seguinte:

Ubuntu - mais robusto e instavel, mas mais complicado para usuário iniciante, tanto para instalar como para operar

Seguimos os testes, e cabe registrar uma coisa, se não fosse esse forum, simplesmente não tinha conseguido instalar, e sofreria um pouco para entender como operar, logo fica meus parabens para este espaço e seus colaboradores, tão dando show em muito suporte pago!!!

Abraço a todos!
Edards - "É duro nada de poncho e mergulha de guarda-sol"
Atlhon 64 3400+ § 1Gb RAM § VGA FX 5200 128mb

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Chegando Agora! Duvida de instalação e compatibilidade
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2005, 10:13 »
Bom... eu prefiro o GRUB. Ele é mais fácil que o LILO e tem alguns recursos a mais. Sugiro que você instale o GRUB ai.

Sobre seu modem, NENHUM winmodem funciona no Linux, por isso tem o nome "WIN" de "WINDOWS" no nome. O kernel do linux não reconhece esses modens que foram feitos apenas para windows. Mas tem um pessoal da comunidade que ta sempre criando drivers pra modens talvez você consiga fazer rodar: www.linmodems.org

Sobre o jogo, digo o seguinte. Sua placa de video deve ter ficado boa, mas não está com aceleração 3D ativada. Você deve instalar os drivers oficiais dela.

O MP3 e outros formatos é o seguinte: Você precisa dos codecs.

Vá em Sistema > Ajuda > Ubuntu 5.10 Starter Guide

Na parte de hadrware você consegue instruções pra fazer sua placa de video funcionar OK.
Na parte de Aplicações > Música e Filmes você conseguirá ver como instalar os codecs de audio e vídeo ok?


QUalquer dúvida posta ai.

PS: Tem um "sources.list" fixo la na seção de dicas. Você pode ir até la e copiar ele. Assim terá todos os repositórios (universe e multiverse) para instalar TUDO que o Guia do Ubuntu manda.

[]s

Offline Edards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Chegando Agora! Duvida de instalação e compatibilidade
« Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2005, 11:25 »
Eu pretendia usar o lilo, mas durante a instalção do ubuntu, acabei optanto pelo grub e cheguei a mesma conclusão que voce, ele realmente é melhor.

Sobre o modem, então me indica um que voce conheça para linux, de boa qualidade e com facil configuração.
Até gostaria de contratar banda larga, mas ainda to pagando o pc e a coisa naum tá facil, hehehehe

Agrdecido pelas dicas,
Edards - "É duro nada de poncho e mergulha de guarda-sol"
Atlhon 64 3400+ § 1Gb RAM § VGA FX 5200 128mb

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Chegando Agora! Duvida de instalação e compatibilidade
« Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2005, 13:13 »
Acho que o melhor modem pra Linux é o Lucent Agere V90.
É meio dificil achar ele hehe.

Parece que tem driver já compilado pro Debian inclusive. Talvez os binarios funcionem no Ubuntu, dai fica fácil instalar e configurar.

Mas antes ve se seu modem não funciona... Vai que vc gasta dinheiro à toa.

[]s

Offline Edards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Chegando Agora! Duvida de instalação e compatibilidade
« Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2005, 13:37 »
Certo, vo pesquisa um pouco sobre meu modem atual, e se não vingar vejo este que voce indicou, se não me engano tem um de bobeira na empresa que trabalho.

Grato pelo apoio,
Edards - "É duro nada de poncho e mergulha de guarda-sol"
Atlhon 64 3400+ § 1Gb RAM § VGA FX 5200 128mb