Boa tarde, sou iniciante no linux e nesse forum e estou com alguns problemas, se puderem me ajudar, agradecerei muito
Uso o Windows 7 em C, passei meus dados todos pra C e formatei o drive D e instalei o ubuntu 13.04. Consigo visualizar meus arquivos (vídeos, mp3, fotos e outros) na unidade C. Meu hd, segundo o GParted tem 600Gb e está particionado de forma que C e D tem uma proporcionalidade de 50%. Observei que há alguns arquivos Ubuntu no C, onde está o windows, pois da outra vez que instalei, apaguei alguns arquivos do C e o ubuntu não iniciou mais. Além do mais, instalei alguns aplicativos no ubuntu e ele da uma mensagem que eu so tenho 512 Mb de espaço, mas minha partiçao tem mais de 290 Gb. Lembro que quando fui instalar o ubuntu, via windows, me perguntou o tamanho da instalação e eu deixei no padrão 18Gb. Bom, nem sei onde vi aqui no ubuntu que o lugar onde ele está instalado tem 18, 3 Gb. No GParted diz que tem 18 Gb usados e mais de 200Gb não usado. Quero remover completamente o windows de meu notebook e deixar apenas o ubuntu já pensei em fazer um backup e formatar tudo, mas penso que a nível de linux isso não seria necessário e tambem gostaria de aprender a como usar o ubuntu melhor... Muito bem as questões sao as seguintes?
. Como faço pra resolver o problema de espaço no disco?
. Como removo o windows sem perder meus arquivos, com segurança?
. Qual seria a melhor estrutura de partição pro ubuntu? Como particionar sem remover o ubuntu?
. Como funciona o linux, os programas ficam instalados no /home ou em varios lugares?
. Como posso dar permissão pra outros usuários que não são administradores terem acesso aos arquivos da unidade C?
Iniciante é um caso sério não é? Desde já agradeço!