Autor Tópico: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss  (Lida 53892 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #30 Online: 18 de Setembro de 2013, 11:02 »
libdvdcss serve para reprodução de vídeos protegidos (mas só alguns mesmo, hoje em dia) e criar ISOs de filmes para DVDs (como já disse).
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #31 Online: 18 de Setembro de 2013, 13:30 »
linuser104, não vai funcionar mesmo a não ser que siga a dica deste tópico e o pacote ubuntu restricted extras teve fim junto com o repositório medibuntu.

T+

Acho que você está um pouco enganado, pois o que acabou foi o repositório medibuntu e não o pacote ubuntu-restricted-extras que faz parte dos repositórios oficiais do Ubuntu.

No metapacote ubuntu-restricted-extras tem o libdvdread4 e como mostrei antes, numa pasta dele, tem um script para ativar o libdvdcss e portanto nem precisava instalar o repositório do medibuntu para obter esse libdvdcss, mas ao ver o script o que ele faz é realmente ir ao site medibuntu e baixar o libdvdcss, portando de nada adiantaria usar esse script presente na pasta do libdvdread4 daqui para frente. Só se nos próximos metapacotes agora o script direcione para outro lugar onde se possa baixar o libdvdcss.

Em versões mais antigas do Ubuntu para fazer DVDs originais de filmes ou shows funcionarem era necessário instalar o libdvdcss mesmo com o vlc instalado, então eu sempre baixei direto do site medibuntu os .deb do libdvdcss e o win32codecs, nada de acrescentar seu repositório na sourcelist do ubuntu. Isso em mim já era automático sempre que acabava de instalar uma nova versão do Ubuntu.

Talvez nos dias atuais as novas versões do player vlc internamente já tragam essa funcionalidade, então pode ser que o pacote libdvdcss tenha perdido sua razão de ser, mas acredito que não, pois caso assim fosse não teria essa dica de acrescentar o repositório videolan ou talvez essa dica sirva para que outros players de vídeos possam acessar também DVDs protegidos.

Lembro que não só servia para ler DVDs protegidos como também para acessar os menus deles.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2013, 13:55 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #32 Online: 18 de Setembro de 2013, 19:24 »
É só seguir a mesma dica do Ubuntued (no caso, para o Ubuntu 13.04):


sudo apt-get install arj faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac flashplugin-installer gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-ugly icedax id3v2 lame libdvdcss2 libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 non-free-codecs p7zip p7zip-full p7zip-rar regionset sox ubuntu-restricted-extras unace-nonfree unrar uudeview vorbis-tools x264


Mas tirar o que eu coloquei em negrito. Assim todos os pacotes serão instalados sem precisar do Medibuntu  :)

Creto

  • Visitante
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #33 Online: 18 de Setembro de 2013, 19:54 »
linuser104 hehehe correção aceita em partes.

Mas meu caro Renan se não tiver o repositório medibuntu nem o do videolan adicionado a sources de onde (raios) o APT irá buscar o libdvdcss2???

Você me colocou em xeque agora...

T+

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #34 Online: 18 de Setembro de 2013, 20:00 »
O APT não vai precisar buscar a libdvdcss2 nem a non-free-codecs no Medibuntu pois não vão ser digitados/incluídos no comando.

Creto

  • Visitante
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #35 Online: 18 de Setembro de 2013, 20:06 »
Ainda assim continuo no xeque mesmo mexendo com o bispo:
O APT não vai precisar buscar a libdvdcss2 nem a non-free-codecs no Medibuntu pois não vão ser digitados/incluídos no comando.
Pois o que vou fazer quando precisar fazer isso ai embaixo?

libdvdcss serve para reprodução de vídeos protegidos (mas só alguns mesmo, hoje em dia) e criar ISOs de filmes para DVDs (como já disse).

T+

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #36 Online: 18 de Setembro de 2013, 20:21 »
Acredito que não precisa desse libdvdcss/libdvdcss2 etc, pois o VLC deve executar DVDs encriptado, como disse o nomade, a maioria. Mas para criar ISOs precisa segundo ele, aí o usuário precisará instalar.

A dica que eu dei é para a maioria dos usuários, pois eu acho que são poucas as pessoas que criam ISOs de filmes, ou vão ter problemas para reproduzir DVDs encriptados....mas se alguém puder fazer uns testes, seria muito bom rsrs
« Última modificação: 18 de Setembro de 2013, 20:23 por Renan Rischiotto »

Creto

  • Visitante
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #37 Online: 18 de Setembro de 2013, 23:52 »
Então tá...

Muito porém, eu como "tantos outros" estou me focando no objeto principal do tópico as bibliotecas que estavam no extinto repositório, ou não também?

T +

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #38 Online: 19 de Setembro de 2013, 07:55 »
Ainda assim continuo no xeque mesmo mexendo com o bispo:
O APT não vai precisar buscar a libdvdcss2 nem a non-free-codecs no Medibuntu pois não vão ser digitados/incluídos no comando.
Pois o que vou fazer quando precisar fazer isso ai embaixo?

libdvdcss serve para reprodução de vídeos protegidos (mas só alguns mesmo, hoje em dia) e criar ISOs de filmes para DVDs (como já disse).

T+


Meu camarada, se liga na mensagem: https://help.ubuntu.com/community/Medibuntu

Original em inglês:
"Medibuntu has now been shut down, the packagers were either obsolete, unnecessary or moved to the official Ubuntu archive.

A Libdvdcss package is now available direct from VideoLan http://www.videolan.org/developers/libdvdcss.html"

Tradução:
Medibuntu foi desligado, os empacotadores eram, ou obsoletos, desnecessários, ou foram movidos para o repositório oficial do Ubuntu.

O pacote libdvdcss está agora disponível direto da VideoLan http://www.videolan.org/developers/libdvdcss.html

Entendeu?
Fora o libdvdcss que foi para o videolan.org, tudo o que ainda é necessário foi para o repositório oficial do Ubuntu.

Abraço
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Creto

  • Visitante
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #39 Online: 19 de Setembro de 2013, 11:35 »
nomade,

Percebi tudo de cara, o que eu estou querendo depois do desfecho é descobrir onde estão querendo fazer a "tempestade", é isso que não vi, já que sim, as "libs" estarão no videolan.org e todo o resto:

Código: [Selecionar]
creto@mint-maya ~ $ apt-cache policy ubuntu-restricted-extras
ubuntu-restricted-extras:
  Instalado: 57
  Candidato: 57
  Tabela de versão:
 *** 57 0
        500 http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise/multiverse i386 Packages
        100 /var/lib/dpkg/status
creto@mint-maya ~ $ apt-cache showpkg ubuntu-restricted-extras
Package: ubuntu-restricted-extras
Versions:
57 (/var/lib/apt/lists/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_precise_multiverse_binary-i386_Packages) (/var/lib/dpkg/status)
 Description Language:
                 File: /var/lib/apt/lists/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_precise_multiverse_binary-i386_Packages
                  MD5: 503c20bf281d1cda726316d55f800b9c
 Description Language: en
                 File: /var/lib/apt/lists/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_precise_multiverse_i18n_Translation-en
                  MD5: 503c20bf281d1cda726316d55f800b9c


Reverse Depends:
Dependencies:
57 - ubuntu-restricted-addons (0 (null)) ttf-mscorefonts-installer (0 (null)) unrar (0 (null)) gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse (0 (null)) libavcodec-extra-53 (0 (null))
Provides:
57 -
Reverse Provides:
creto@mint-maya ~ $ apt-cache policy ubuntu-restricted-addons
ubuntu-restricted-addons:
  Instalado: 12
  Candidato: 12
  Tabela de versão:
 *** 12 0
        500 http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise/multiverse i386 Packages
        100 /var/lib/dpkg/status
creto@mint-maya ~ $ apt-cache showpkg ubuntu-restricted-addons
Package: ubuntu-restricted-addons
Versions:
12 (/var/lib/apt/lists/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_precise_multiverse_binary-i386_Packages) (/var/lib/dpkg/status)
 Description Language:
                 File: /var/lib/apt/lists/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_precise_multiverse_binary-i386_Packages
                  MD5: d4aa4cd0f0f949dc257017988928544e
 Description Language: en
                 File: /var/lib/apt/lists/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_precise_multiverse_i18n_Translation-en
                  MD5: d4aa4cd0f0f949dc257017988928544e


Reverse Depends:
  ubuntu-restricted-extras,ubuntu-restricted-addons
Dependencies:
12 - gstreamer0.10-plugins-ugly (0 (null)) adobe-flashplugin (16 (null)) flashplugin-installer (0 (null)) gstreamer0.10-plugins-bad (0 (null)) gstreamer0.10-ffmpeg (0 (null)) gstreamer0.10-fluendo-mp3 (0 (null))
Provides:
12 -
Reverse Provides:
creto@mint-maya ~ $

Viu, entendo que não há tempestades, mas sim apenas uma mudança como tantas outras que ocorrem no GNU/Linux.

Sou de simplificar as coisas, porém não sei me explicar, agora complicar o descomplicado, é ai é que não vou entender mesmo.

T+

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #40 Online: 19 de Setembro de 2013, 18:21 »
OK - libdvdcss2 instalada

Agora tinham dois grupos de pacotes q instalava, eram o non-free e w64codecs, esse já eram ?
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #41 Online: 19 de Setembro de 2013, 18:49 »
De uma olhada em deb-multimedia.org

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #42 Online: 25 de Setembro de 2013, 08:53 »
nomade,

Percebi tudo de cara, o que eu estou querendo depois do desfecho é descobrir onde estão querendo fazer a "tempestade", é isso que não vi, já que sim, as "libs" estarão no videolan.org e todo o resto:

Código: [Selecionar]
creto@mint-maya ~ $ apt-cache policy ubuntu-restricted-extras
ubuntu-restricted-extras:
  Instalado: 57
  Candidato: 57
  Tabela de versão:
 *** 57 0
        500 http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise/multiverse i386 Packages
        100 /var/lib/dpkg/status
creto@mint-maya ~ $ apt-cache showpkg ubuntu-restricted-extras
Package: ubuntu-restricted-extras
Versions:
57 (/var/lib/apt/lists/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_precise_multiverse_binary-i386_Packages) (/var/lib/dpkg/status)
 Description Language:
                 File: /var/lib/apt/lists/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_precise_multiverse_binary-i386_Packages
                  MD5: 503c20bf281d1cda726316d55f800b9c
 Description Language: en
                 File: /var/lib/apt/lists/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_precise_multiverse_i18n_Translation-en
                  MD5: 503c20bf281d1cda726316d55f800b9c


Reverse Depends:
Dependencies:
57 - ubuntu-restricted-addons (0 (null)) ttf-mscorefonts-installer (0 (null)) unrar (0 (null)) gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse (0 (null)) libavcodec-extra-53 (0 (null))
Provides:
57 -
Reverse Provides:
creto@mint-maya ~ $ apt-cache policy ubuntu-restricted-addons
ubuntu-restricted-addons:
  Instalado: 12
  Candidato: 12
  Tabela de versão:
 *** 12 0
        500 http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise/multiverse i386 Packages
        100 /var/lib/dpkg/status
creto@mint-maya ~ $ apt-cache showpkg ubuntu-restricted-addons
Package: ubuntu-restricted-addons
Versions:
12 (/var/lib/apt/lists/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_precise_multiverse_binary-i386_Packages) (/var/lib/dpkg/status)
 Description Language:
                 File: /var/lib/apt/lists/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_precise_multiverse_binary-i386_Packages
                  MD5: d4aa4cd0f0f949dc257017988928544e
 Description Language: en
                 File: /var/lib/apt/lists/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_precise_multiverse_i18n_Translation-en
                  MD5: d4aa4cd0f0f949dc257017988928544e


Reverse Depends:
  ubuntu-restricted-extras,ubuntu-restricted-addons
Dependencies:
12 - gstreamer0.10-plugins-ugly (0 (null)) adobe-flashplugin (16 (null)) flashplugin-installer (0 (null)) gstreamer0.10-plugins-bad (0 (null)) gstreamer0.10-ffmpeg (0 (null)) gstreamer0.10-fluendo-mp3 (0 (null))
Provides:
12 -
Reverse Provides:
creto@mint-maya ~ $

Viu, entendo que não há tempestades, mas sim apenas uma mudança como tantas outras que ocorrem no GNU/Linux.

Sou de simplificar as coisas, porém não sei me explicar, agora complicar o descomplicado, é ai é que não vou entender mesmo.

T+
Foi mal cara... entendi errado... a culpa foi minha!

Abraço
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #43 Online: 22 de Outubro de 2013, 11:14 »
Acho que para resolver esse problema é só instalar o pacote ubuntu-restricted-extras e depois no terminal digitar:

sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh

Testem aí...

===editado===

não funciona mais, pois o script vai tentar buscar no medibuntu que portanto está ou vai ficar fora do ar.

linuser104, não vai funcionar mesmo a não ser que siga a dica deste tópico e o pacote ubuntu restricted extras teve fim junto com o repositório medibuntu.

T+

Acho que você está um pouco enganado, pois o que acabou foi o repositório medibuntu e não o pacote ubuntu-restricted-extras que faz parte dos repositórios oficiais do Ubuntu.

No metapacote ubuntu-restricted-extras tem o libdvdread4 e como mostrei antes, numa pasta dele, tem um script para ativar o libdvdcss e portanto nem precisava instalar o repositório do medibuntu para obter esse libdvdcss, mas ao ver o script o que ele faz é realmente ir ao site medibuntu e baixar o libdvdcss, portando de nada adiantaria usar esse script presente na pasta do libdvdread4 daqui para frente. Só se nos próximos metapacotes agora o script direcione para outro lugar onde se possa baixar o libdvdcss.

Em versões mais antigas do Ubuntu para fazer DVDs originais de filmes ou shows funcionarem era necessário instalar o libdvdcss mesmo com o vlc instalado, então eu sempre baixei direto do site medibuntu os .deb do libdvdcss e o win32codecs, nada de acrescentar seu repositório na sourcelist do ubuntu. Isso em mim já era automático sempre que acabava de instalar uma nova versão do Ubuntu.

Talvez nos dias atuais as novas versões do player vlc internamente já tragam essa funcionalidade, então pode ser que o pacote libdvdcss tenha perdido sua razão de ser, mas acredito que não, pois caso assim fosse não teria essa dica de acrescentar o repositório videolan ou talvez essa dica sirva para que outros players de vídeos possam acessar também DVDs protegidos.

Lembro que não só servia para ler DVDs protegidos como também para acessar os menus deles.



Como previ agora o pacote libdvdread4 que acho que é instalado pelo pacote ubuntu-restricted-extra apresenta um script chamado install-css.sh que ao invés de procurar pelo libdvdcss nos repositórios do Medibuntu, agora procura nos repositórios videolan.

Então acho que a princípio não precisa adicionar tal repositório, mas apenas executar o comando:

sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh

para ter o pacote instalado no Ubuntu 13.10. Isso após instalar o pacote ubuntu-restricted-extras ok.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
« Resposta #44 Online: 23 de Outubro de 2013, 16:56 »
Gente, tem espelhos ainda funcionais do Medibuntu aqui:

deb http://mirrors.ucr.ac.cr/medibuntu/ precise free non-free
deb-src http://mirrors.ucr.ac.cr/medibuntu/ precise free non-free

deb http://mirror.oscc.org.my/medibuntu/ precise free non-free
deb-src http://mirror.oscc.org.my/medibuntu/ precise free non-free