Autor Tópico: Kernel Panic  (Lida 8250 vezes)

Offline Renan Rischiotto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Kernel Panic
« Online: 13 de Setembro de 2013, 22:19 »
Olá!

Galera, alguém poderia me explicar o por quê que hoje quando eu acabei de instalar o Ubuntu 13.04, atualizei o sistema, instalei o driver proprietário da NVIDIA e tudo bonitinho (como sempre faço), e depois estava usando normal o sistema, o Ubuntu deu uma travada miserável (nem o console abria), e depois deu um kernel panic (os LEDs do teclado ficaram piscando), então apertei o botão pra reiniciar no gabinete mas o sistema desligou o meu PC! Então tive que apertar o botão de Power pra ligar o sistema novamente e continuar a utilizá-lo.

Na boa, muitos dizem que o Linux é estável e blá blá blá, mas esse tipo de coisa não é comum acontecer com o Windows, com o Linux erros e travamentos se dão a "toda hora". Não estou dizendo que vou deixar o Linux, mas queria aproveitar para deixar expresso meu pensamento aqui.

Abçs!
« Última modificação: 14 de Setembro de 2013, 10:17 por Renan Rischiotto »

Offline pylm69

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Kernel Panic
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2013, 22:53 »
 É uma coisa a se pensar, realmente, eu mesmo já tive problemas bizarros com kernel panic, e era um problema de hardware (meu HD tava indo pro pau, nem o Windows conseguiu completar instalação), tenho "problemas", por exemplo, agora to testando o compiz em "standalone" (ou seja, sozinho, assim como um openbox puro e digo que, vale a pena) só que, é tudo na base da pesquisa, eu não tava conseguindo iniciar o compiz com o emerald, ok, pesquisei, revirei, achei a solução no forum do gentoo br, a sessão iniciava toda "vazia" sem nada mesmo, pesquisei e lembrei de colocar coisas pra iniciar no .xinitrc, agora estou aqui :3 então, pegue o mint e veja que tudo tenta ser extremamente facilitado, pegue o Arch e vc aprende o que as coisas fazem, eu não sabia por exemplo, que eu podia iniciar programas em uma sessão  pelo .xinitrc (eu uso o slim como gerenciador de login) ou então que eu podia usar o compiz em standalone, sem precisar de um ambiente gráfico em si, o que eu to querendo dizer é que, distros como o mint e o próprio ubuntu que por vezes "mimam" o usuário que numa situação mais complicada não sabe se virar, enquanto um slack ou arch te "obriga" a aprender isso pra poder usar o sistema, espero não ter generalizado aqui .-.
Rolling Release é o máximo \o/

Offline Arthur Bernardes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2013, 22:59 »
Disse o que tinha que ser dito, não vou falar que o Ubuntu facilita nada não, é que na real tem usuários que tem preguiça de aprender, até mesmo no Window$.

Renan, Window$ não dá kernel panic, e sim tela azul.

Semana passada eu estava em Rio Preto, descendo na rodoviária, lá tem umas LCD's da Algar Mídia com publicidade, e como sempre usando Window$, nesse belo dia, eu estava lendo as notícias que apareciam lá, e do nada deu uma tela azul.

Eu falei: "Só pode ser o lixo do Window$, nem o ********* da tela azul desse jeito". ;D

Offline Renan Rischiotto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2013, 23:02 »
Cara, em anos e anos em que usei Windows, sabe quantas vezes eu vi essa tela azul? 1.

Usando o Linux em 4 meses, já perdi as contas de quantas travadas e erros já tive.

Offline Arthur Bernardes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2013, 23:04 »
Cara, tenho um notebook que veio com o Window$ 7 de fábrica, nunca vi nada pior, dava tela azul toda hora, e mesmo tocando música, ficava engasgando, e olha que era 64 Bits.

Agora, com Ubuntu nunca tive nenhum travamento, kernel panic, tela preta, pra mim é tudo nas mil maravilhas. :D

Offline Renan Rischiotto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2013, 23:05 »
Oxe...kkkkkk

Offline niquelnausea

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2013, 23:26 »
o que exatamente você modificou no seu sistema? assim como a maioria das distros disponíveis, o ubuntu não foi projetado para grandes modificações, e nem é uma das mais estáveis.

Offline garfo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
« Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2013, 23:32 »
Já vi muitos kernel panics no linux, não é coisa rara não. E eles ocorrem pelo mesmo motivo que no Windows: ou é hardware/driver defeituoso, ou é superaquecimento (a maioria dos que tive foi por superaquecimento).

E o pior é que não dá nenhum aviso fácil pro usuário ver exatamente o que aconteceu, só aparece aquela tela preta com um monte de letras e números que só hackers entendem (as vezes nem isso, o sistema simplesmente congela!). Na tela azul do Windows ao menos eles dão o número do erro, pra gente pesquisar na internet o que ocorreu de fato.

Enfim, as vezes o travamento é tão repentino e fora de hora que dá até raiva, e uma momentânea vontade de voltar pro Windows...  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline pylm69

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2013, 23:48 »
Já vi muitos kernel panics no linux, não é coisa rara não. E eles ocorrem pelo mesmo motivo que no Windows: ou é hardware/driver defeituoso, ou é superaquecimento (a maioria dos que tive foi por superaquecimento).

E o pior é que não dá nenhum aviso fácil pro usuário ver exatamente o que aconteceu, só aparece aquela tela preta com um monte de letras e números que só hackers entendem (as vezes nem isso, o sistema simplesmente congela!). Na tela azul do Windows ao menos eles dão o número do erro, pra gente pesquisar na internet o que ocorreu de fato.

Enfim, as vezes o travamento é tão repentino e fora de hora que dá até raiva, e uma momentânea vontade de voltar pro Windows...  :-\
Não é tão bizarro ler o log do panic ;D mas tipo, se quer ficar mexendo nas entranhas do sistema, pega uma meta distribuição como o todo poderoso gentoo ou o sabayon (que é um gentoo, bem facilitado, eu adoro essa distro :3 ) e sai fazendo o que quiser, o ubuntu não foi projetado pra "grandes mudanças".

Offline Renan Rischiotto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2013, 23:52 »
o que exatamente você modificou no seu sistema? assim como a maioria das distros disponíveis, o ubuntu não foi projetado para grandes modificações, e nem é uma das mais estáveis.

Não modifiquei nada, fiz uma instalação limpa =/

Offline Renan Rischiotto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2013, 23:54 »

Exatamente!!!!!!!!

Offline garfo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
« Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2013, 00:01 »
Não é tão bizarro ler o log do panic

Cara, você precisa ter mais contato com o mundo real, com pessoas normais. Pra começar, a maioria das pessoas nem sabe o que é "log", ainda mais saber ler um...  :D

Já disse aqui e vou dizer de novo: o mundo não é feito de geeks.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline pylm69

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2013, 02:19 »
Não é tão bizarro ler o log do panic

Cara, você precisa ter mais contato com o mundo real, com pessoas normais. Pra começar, a maioria das pessoas nem sabe o que é "log", ainda mais saber ler um...  :D

Já disse aqui e vou dizer de novo: o mundo não é feito de geeks.
;-;
 Eu sei disso, eu saio pro mundo, eu sou do mundo, mas, sou multi tarefa :3

Offline selvaking

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2013, 09:51 »
Na boa, muitos dizem que o Linux é estável e blá blá blá, mas esse tipo de coisa não é comum acontecer com o Windows, com o Linux erros e travamentos se dão a "toda hora". Não estou dizendo que vou deixar o Linux, mas queria aproveitar para deixar expresso meu pensamento aqui.

Abçs!

Na boa, Não existe sistema estável para um hardware problemático. Se vc disser pra mim que vai comprar um note ou desktop e pedir sugestão de qual vc deve comprar a primeira pergunta que vou te fazer é: Qual seria a finalidade deste micro? E a segunda pergunta seria: Qual o Sistema Operacional que vc vai utilizar?

Existe Hardware que funciona a mil maravilhas no Windows e é um flagelo no Linux e vice-versa. E isto tudo por n motivos que não vem ao caso citar aqui no momento.

A pergunta básica que faço é: O seu hardware é compatível com o sistema operacional em questão?

Se a sua resposta for: não sei. Eu te diria que É bom procurar saber sobre isto. E se existir algo que não seja compatível, aguarde uma compatibilidade no próximo kernel ou compile os fontes do último kernel ou volte pro mundo Windows.

Se a sua resposta for: Não é compatível. Eu te diria que vc deve voltar pro Windows, e, se mesmo assim vc quiser continuar no pinguim, diria pra vc jogar seu hardware fora e comprar um novo exigindo dos vendedores que ele seja totalmente compatível com sua distro predileta.

Se a sua resposta for: É totalmente compatível. Eu te diria que vc deveria compilar seu próprio kernel, pois talvez o kernel default esteja com algo habilitado que dificulte o funcionamento no seu sistema.

Resumindo: Algo funcionando 100% num sistema não significa que vá funcionar 100% em outro. Isto até dentro dos próprios sistemas da Microsoft. E se o funcionamento não for 100% estará sujeito a "TAM" ou "KP"

Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Renan Rischiotto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2013, 10:03 »
selvaking

Hmm...
Acho que agora começo a entender realmente o Linux...
Sabe como é né, ainda sou novato, então qualquer problema que acontece eu comparo com o Windows rsrs

Valeu!