Autor Tópico: Som travando/engasgando  (Lida 15828 vezes)

Offline twigue

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Som travando/engasgando
« Online: 12 de Setembro de 2013, 13:10 »
Uso a versão 13.04, sou iniciante, então se alguém tentar me ajudar, peço desculpas e um pouco de paciência.

Eu já atualizei bastante , mas nada adianta. Já tentei reproduzir no aplicativo padrão de áudio do sistema, e também no VLC, em ambos, acontecem a mesma coisa.

Quando estou navegando na internet normalmente, e escutando música ao mesmo tempo, começa as "engasgadas" no áudio. Queria por favor que alguém me ajudasse.

Gosto muito do sistema, mas isso está me irritando muito :/

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Som travando/engasgando
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2013, 18:19 »
Rode esses comandos em um terminal:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -C multimedia
cat /proc/cpuinfo | grep "model name"

E posta para a gente o resultado. Quando você roda só o VLC ou o Rhythmbox, ele engasga?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline twigue

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Som travando/engasgando
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2013, 18:56 »
 *-multimedia           
       descrição: Audio device
       produto: 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 1b
       informações do barramento: pci@0000:00:1b.0
       versão: 03
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress bus_master cap_list
       configuração: driver=snd_hda_intel latency=0
       recursos: irq:44 memória:fe9f4000-fe9f7fff

Eu só uso, exatamente esses dois aplicativos para escutar música e ver vídeos.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Som travando/engasgando
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2013, 19:01 »
Dá uma sensação que falta aula de Português aqui, a falta de interpretação de texto é enorme.

Tá faltando um comando que o Sergio pediu, olha bem e veja se postou os dois comandos.

E outra, ele não perguntou se você só usa esses dois programas, e sim se quando você usa só um deles (só ele, nenhum outro aberto, só o VLC, mais nada) dá esse problema, entendeu?

Offline twigue

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Som travando/engasgando
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2013, 19:28 »
Refazendo a minha resposta.

 *-multimedia           
       descrição: Audio device
       produto: 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 1b
       informações do barramento: pci@0000:00:1b.0
       versão: 03
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress bus_master cap_list
       configuração: driver=snd_hda_intel latency=0
       recursos: irq:44 memória:fe9f4000-fe9f7fff


model name   : Pentium(R) Dual-Core CPU       T4500  @ 2.30GHz
model name   : Pentium(R) Dual-Core CPU       T4500  @ 2.30GHz


E acontece o mesmo, quando eu uso somente o aplicativo.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Som travando/engasgando
« Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2013, 20:24 »
Dá uma sensação que falta aula de Português aqui, a falta de interpretação de texto é enorme.

Tá faltando um comando que o Sergio pediu, olha bem e veja se postou os dois comandos.

E outra, ele não perguntou se você só usa esses dois programas, e sim se quando você usa só um deles (só ele, nenhum outro aberto, só o VLC, mais nada) dá esse problema, entendeu?

Uau! Que brabeza é essa?  :o

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Som travando/engasgando
« Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2013, 20:33 »
Renan, não é brabeza não.

É tenso você fazer uma pergunta e o usuário não entendê-la por um simples descuido de leitura e interpretação, ou quando você pede dois miseráveis comandos e ele posta só um.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Som travando/engasgando
« Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2013, 20:43 »
Não sou bom conhecedor de processadores, mas talvez esse aí seja fraco para o que você está querendo fazer, talvez o processador esteja já fazendo muita coisa ao mesmo tempo, e não dá conta da música + navegador web.

A placa de áudio é Intel, e o Linux tem boa compatibilidade com os hardwares da Intel, logo não acho que seja problema de driver.

Qual a placa de vídeo aí? Instalou o driver? Roda esse comando para a gente saber: sudo lshw -C video

Dê todo o hardware para a gente também, com o comando lspci. Ah, e quanto tem de Ram aí?

Você está usando o desktop Unity que vem com o Ubuntu 13.04 né? Não sei, mas pode ser que o sistema esteja rodando os efeitos 3D e todas firulas do Unity usando somente o processador, e a placa de vídeo esteja ociosa (caso das Nvidia e AMD com driver open source, sem o driver proprietário instalado).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Som travando/engasgando
« Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2013, 20:50 »
Você está usando o desktop Unity que vem com o Ubuntu 13.04 né? Não sei, mas pode ser que o sistema esteja rodando os efeitos 3D e todas firulas do Unity usando somente o processador, e a placa de vídeo esteja ociosa (caso das Nvidia e AMD com driver open source, sem o driver proprietário instalado).

O Sergio falou o principal, se você está usando o Ubuntu 13.04, vai ficar super pesado pra sua máquina, seria bom se testasse uma distro com ambiente mais leve como o Xubuntu (XFCE), Lubuntu (LXDE) ou Linux Mint (MATE).

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Som travando/engasgando
« Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2013, 21:39 »
Citar
Você está usando o desktop Unity que vem com o Ubuntu 13.04 né? Não sei, mas pode ser que o sistema esteja rodando os efeitos 3D e todas firulas do Unity usando somente o processador, e a placa de vídeo esteja ociosa (caso das Nvidia e AMD com driver open source, sem o driver proprietário instalado).

Caramba, não sabia que se não usar o driver proprietário da placa de vídeo, o sistema não usa a placa com o driver open source e deixa ela ociosa o.O
Pensei que somente o desempenho era menor, mas não que chegava a esse ponto o.O

Isso deve ser feito também com chips gráficos integrados Intel? (sim, eu sei que os drivers da Intel vem junto com o kernel, mas já vi dizerem que a Intel tem um programa pra instalar drivers dela...)


Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Som travando/engasgando
« Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2013, 22:15 »
Só o áudio fica travando? Ou o sistema todo fica lento, inclusive a navegação pelos sites enquanto escuta música?

Se for o sistema todo, é bem provável que seja incompatibilidade do seu hardware (princ. a placa de vídeo) com o kernel mais novo. Tive esse mesmo problema quando ouvia rádios online pelo VLC (e não era a conexão).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline twigue

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Som travando/engasgando
« Resposta #11 Online: 12 de Setembro de 2013, 22:17 »
Não sou bom conhecedor de processadores, mas talvez esse aí seja fraco para o que você está querendo fazer, talvez o processador esteja já fazendo muita coisa ao mesmo tempo, e não dá conta da música + navegador web.

A placa de áudio é Intel, e o Linux tem boa compatibilidade com os hardwares da Intel, logo não acho que seja problema de driver.

Qual a placa de vídeo aí? Instalou o driver? Roda esse comando para a gente saber: sudo lshw -C video

Dê todo o hardware para a gente também, com o comando lspci. Ah, e quanto tem de Ram aí?

Você está usando o desktop Unity que vem com o Ubuntu 13.04 né? Não sei, mas pode ser que o sistema esteja rodando os efeitos 3D e todas firulas do Unity usando somente o processador, e a placa de vídeo esteja ociosa (caso das Nvidia e AMD com driver open source, sem o driver proprietário instalado).


 *-display:0            
       descrição: VGA compatible controller
       produto: Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       versão: 09
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=i915 latency=0
       recursos: irq:43 memória:fe400000-fe7fffff memória:d0000000-dfffffff porta de E/S:cc00(tamanho=8)
  *-display:1 DISPONÍVEL
       descrição: Display controller
       produto: Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 2.1
       informações do barramento: pci@0000:00:02.1
       versão: 09
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm bus_master cap_list
       configuração: latency=0
       recursos: memória:fe800000-fe8fffff

E eu que achei que o UBUNTU, fosse um sistema leve.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Som travando/engasgando
« Resposta #12 Online: 12 de Setembro de 2013, 22:40 »
Citar
Você está usando o desktop Unity que vem com o Ubuntu 13.04 né? Não sei, mas pode ser que o sistema esteja rodando os efeitos 3D e todas firulas do Unity usando somente o processador, e a placa de vídeo esteja ociosa (caso das Nvidia e AMD com driver open source, sem o driver proprietário instalado).

Caramba, não sabia que se não usar o driver proprietário da placa de vídeo, o sistema não usa a placa com o driver open source e deixa ela ociosa o.O
Pensei que somente o desempenho era menor, mas não que chegava a esse ponto o.O

Isso deve ser feito também com chips gráficos integrados Intel? (sim, eu sei que os drivers da Intel vem junto com o kernel, mas já vi dizerem que a Intel tem um programa pra instalar drivers dela...)



Não, o que eu quis dizer é que a placa de vídeo fica um pouco ociosa (mas ela trabalha!) com o driver open source. Com driver proprietário instalado, a placa de vídeo trabalha mais e o processador menos. Intel é outro caso, tem um lance de instalar drivers para ela, mas só atualiza na verdade, já que os drivers da Intel são open source e já vem junto do kernel.

twigue, sei não, eu tenho essa mesma placa de vídeo, e roda bem o ubuntu 13.04, mas... eu tenho um Core 2 Duo.

Pode ser o que o garfo falou.

Ahh, e Ubuntu é leve sim, mas depende da sua configuração de hardware e o desktop escolhido, e também da versão do ubuntu usada. O Ubuntu 12.04 é leve, ele roda o Unity 2D em máquinas mais modestas. E há outros desktops mais leves, como o Arthur falou, eu atualmente estou usando o Mate. E não adianta querer firula no desktop com hardware modesto.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Som travando/engasgando
« Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2013, 06:12 »
Ola twigue

Quanto voce tem de swap?

Outra coisa, ao ligar seu som e fazer suas tarefas, abra também uma janela de terminal.

Nela digite o comando
Código: [Selecionar]
top
O comando top te dará informações sobre como esta seu comsumo de memoria ram, com isto seus dados de som podem ir para o cache da swap, isto quando os buffers de sua placa de som ficarem repletos

Deixe o top aberto e na hora do "engasgo" voce poderá ver como estão as coisas.

Não vai resolver seu problema, mas pode dar uma luz sobre quem consome recursos em sua maquina.

[]'s


Offline twigue

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Som travando/engasgando
« Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2013, 06:54 »
Pelo o que vejo, não terei soluções.