VMWare no ubuntu, me esclareçam algumas dúvidas pls.

Iniciado por tiagomac, 23 de Setembro de 2006, 10:51

tópico anterior - próximo tópico

tiagomac

Olá,

eu tava usando o ubuntu por um certo tempo aqui em casa, mas para mim é um verdadeiro encomodo precisar toda hora reiniciar o computador para ir no windows fazer alguma coisa, até minha mãe quando vai sentar no computador só sabe usar o windows, e não tem quem consiga faze-la acessar seu e-mail pelo ubuntu, ai tome-lhe reset :(! podem imaginar o encomodo né?
então, eu gostaria de rodar o vmware no ubuntu, de maneira que, eu não emule um disco nele, mas eu rode uma partição que já tá criada e com o windows instalado certinho e tal... apenas para esses momentos ou até mesmo quando eu precisar do windows, a dúvida que eu tenho é que eu andei pesquisando sobre o assunto e vi muita gente com problemas para instalar ele... é difícil assim mesmo para instalar ele? eu to usando o ubuntu mais novo, tem algum tutorial de instalação pelo qual alguém já passou antes e funcionou direitinho para eu repetir o processo aqui :O?
acerca do registro dele, no windows foi tranquilo para registar, mas lembro que quando eu instalei no linux eu não consegui realizar o registro o que limitou bastante o programa, assim, um amigo um dia desses me falou que não precisa mais registrar o vmware pois ele tá com a licensa free, alguém poderia me confirmar isso?

valeu, um forte abraço.
Ajuda, tem que ser dada de bom grado. assim como o sexo, que não pode ser comprado nem exigido.

Felix

Dá uma olhada neste post do Julio.. tá bem explicado e tem até um link para o download de uma máquina virtual...

http://www.monteiro.eti.br/2006/09/12/maquina-virtual-em-branco-para-o-vmware/

boa sorte, espero ter ajudado

Lamego

Em relação à licença é freeware mas é necessário obter a licença por email.
O registro é tão fácil de fazer como em Windows, alias durante a instalação ele pergunta a licença.
Nota: Que o VMWare não vai servir grande coisa se a intenção for jogar jogos Windows em 3D .
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

tiagomac

Valeu pela ajuda pessoal, eu dei uma olhada no link que o  felix passou, assim, pelo que entende o workstation permite que se crie máquinas virtuais enquanto o player permite roda-las correto?
e se eu tiver, como já expliquei antes uma partição com o windows rodando certinho já feita no hd, eu posso atraves desses sites que criam máquinas virtuais emular essa únidade ao invez de criar uma outra e instalar um novo windows?
Ajuda, tem que ser dada de bom grado. assim como o sexo, que não pode ser comprado nem exigido.

tiagomac

olá, instalei ele certinho pelo procedimento descrito no link acima, agora eu to com uma dúvida, não consigo inicializar meu windows 2003 que já tem uma partição, ele dá a seguinte mensagem:

"Could not open /dev/vmmon: No such file or directory.
Please make sure that the kernel module `vmmon' is loaded."

como assim?

Lamego

tiagomac,
fez actualizações do ubuntu recentemente ?
Se fez tem que actualizar os modulos do vmware com o comando:
sudo /usr/bin/vmware-config.pl
Isto tem que ser feito sempre que há uma actualização de kernel no Ubuntu.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

tiagomac

Opa Lamego, valeu cara, eu consegui instalar por outro processo, pegando o .tar do site...
agora vem uma dúvida:

eu consegui criar uma máquina virtual pelo EasyVMX e rodar ela... mas eu não consegui rodar a partição já criada do meu windows, eu lembro que quando instalei o vmware no windows havia essa opção...
assim, eu não quero instalar um novo windows, apenas abrir um windows de uma partição que já existe tipo o /dev/hda1.. como eu faço nesse caso?

alguém me ajuda porfavor, só tá faltando isso mesmo...

andrewandrade

não gosto de ficar ressuscitando topicos, mas...tiagomac, você conseguiu resolver seu problema?

eu instalei o VMWare Player e segui as instruções desse tuto:
http://www.advicesource.org/ubuntu/Run_Existing_Windows_Instalation_On_Ubuntu_With_Vmware_player.html

eu queria fazer a mesma coisa que o tiagomac, rodar o Rwindows que eu tenho numa partição, em uma VM dentro do ubuntu

eu criei o arquivo windows.vmdk, com os parametros do tuto, mas quando eu abro ele no VM Ware ele não consegue carregar, sempre diz que o arquivo não pode ser encontrado  :-\

tem alguma outra forma de conseguir fazer isso?

desde já agradeço a qualquer ajuda

Branco

Afinal...

Existe ou não uma maneira de carregar via VMWARE uma instalação do Windows já existente em uma partição NTFS? Ou, de fato, é necessário criar uma máquina virtual e reinstalar novamente o Windows a partir do VMWARE?

Alguém nos ajude... please!