Autor Tópico: Delay no Dash ao usar a tecla Super  (Lida 9793 vezes)

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Online: 08 de Setembro de 2013, 03:01 »
Eae galera?

Depois de um certo tempo longe, resolvi instalar o Ubuntu de novo, versão 13.04 dessa vez.

O sistema está um pouco mais decente do que das últimas vezes que eu tinha visto (agora está usável pelo menos), porém tem um detalhe que me incomoda um pouco:

Ao clicar no ícone do Dash com o mouse, o mesmo aparece instantaneamente, porém, ao apertar a tecla "Super" eu tenho delay de alguns segundos antes do Dash aparecer.

Eu vi um tópico mais antigo que o sujeito estava com o mesmo problema, ainda na época do 12.10, a acabou ficando sem solução, ele disse que voltou à 12.04 e sei lá o que. Muito provavelmente vocês vão pedir o lspci e etc, etc, etc, porém eu não acredito que seja problema de o Unity estar muito pesado, porque ao clicar com o mouse o Dash abre instantaneamente, mas mesmo assim segue abaixo:

00:00.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 14h Processor Root Complex
00:01.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Wrestler [Radeon HD 6310]
00:01.1 Audio device: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Wrestler HDMI Audio [Radeon HD 6250/6310]
00:04.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 14h Processor Root Port
00:05.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 14h Processor Root Port
00:11.0 SATA controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 SATA Controller [AHCI mode] (rev 40)
00:12.0 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB OHCI0 Controller
00:12.2 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB EHCI Controller
00:13.0 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB OHCI0 Controller
00:13.2 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB EHCI Controller
00:14.0 SMBus: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SBx00 SMBus Controller (rev 42)
00:14.2 Audio device: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SBx00 Azalia (Intel HDA) (rev 40)
00:14.3 ISA bridge: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 LPC host controller (rev 40)
00:14.4 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SBx00 PCI to PCI Bridge (rev 40)
00:16.0 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB OHCI0 Controller
00:16.2 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB EHCI Controller
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 0 (rev 43)
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 1
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 2
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 3
00:18.4 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 4
00:18.5 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 6
00:18.6 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 5
00:18.7 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 7
01:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168 PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 06)
02:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4313 802.11b/g/n Wireless LAN Controller (rev 01)


Já estou com os drivers proprietários da AMD instalados e não estou com nenhum problema para rodar vídeos ou outros aplicativos gráficos, é só esse pequeno delay no Dash ao usar a tecla de atalho.


A minha teoria é de que ele gera esse delay para não pegar "falsos positivos", já que a tecla Super pode ser usada para alguns atalhos, mas isso teoricamente deveria poder ser ajustado em algum lugar, para quem quiser deixar "instantâneo", porém eu não consegui encontrar nada a respeito. Alguém mais percebeu isso, ou tem ideia de onde pode ser feito esse ajuste?

Com o Gnome Shell apresentando instantaneamente o seu menu com as janelas explodidas ao se usar a tecla de atalho, e até mesmo o famigerado Windows 8 mostrando o menu de tiles também de forma instantânea, não tem justificativa para o Ubuntu ter esse delay no Dash, fica até feio...


P.S.: Foram também feitas tentativas de remover blur, transparência e acesso a dados online no Dash, mas não teve nenhuma diferença. Através do mouse continua instantâneo, e através da tecla de atalho tem um atraso.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2013, 03:04 »
É assim mesmo, eles estão melhorando aos poucos (o Unity é novo ainda)...você já viu o delay na versão 12.04? demora mais ainda  :-\
« Última modificação: 08 de Setembro de 2013, 03:07 por Renan Rischiotto »

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2013, 13:06 »
Sim, eu vi o delay nas versões anteriores. Na verdade, o fato de o Unity no início ser um lixo e o Ubuntu ter cortado totalmente suporte ao Gnome na época foi o que me fez sair e ir para o Fedora.

Mas OK então, se é assim, é assim.

Só o que eu acho muito louco é que pelo mouse vai na hora, e pela tecla fica lento.

Que tipo de programação porca os desenvolvedores estão fazendo será?
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Fernando H Soares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2013, 15:34 »
Quando você abre a o dash é aquele que ocupa a tela toda ou o menor?

Desligando a transparência do Unity dá uma boa acelerada, em compensação fica horrível.

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2013, 23:32 »
É o dash que ocupa a tela inteira.

Como eu disse, não tem nada a ver com transparência (eu tentei tirar só pra garantir, mas não é). O que acontece é isso: se eu clicar com o mouse no botão ele abre instantaneamente, e para desaparecer também, mas se eu apertar a tecla Super ele fica esperando um pouco (1 ou 2 segundos) pra depois começar a abrir o dash. A animação aparece de forma rápida, ele só tem um atraso antes de começar a animação (não é um atraso muito grande, mas me irrita :P).

Tinha uma teoria muito louca em outro tópico que era de que quando você aponta o cursor para o botão ele faz um "preload" do dash para agilizar, mas além disso ser muito maluco, se realmente fosse desse jeito, ao colocar o cursor sobre o botão do dash e apertar Super, ele teria que abrir instantaneamente, o que não acontece.


Como eu disse, eu acho que isso tem a ver com o fato de eles esperarem um pouco para ver se não vai surgir outra tecla apertada junto, já que a Super normalmente é usada como uma tecla de modificação. Só o que eu acho estranho é que o menu do Alt aparece na hora, e também que ninguém mais aparenta ter o mesmo problema.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2013, 23:42 »
supermouse de uma olhada no gconf ou dconf editor instala eles e da uma olhada na sessao do unity se aparece alguma coisa para mudar relativo ao timer de abrir.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2013, 23:50 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2013, 01:12 »
Supermouse,

Envia um e-mail pra Canonical falando sobre isso, deve ajudar....

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2013, 11:49 »
Acho que essa teoria do "pré-carregamento" foi minha.  :D Apesar que a sua idéia dos falsos positivos foi melhor, mas se fosse isso o acionamento deveria ser imediato após a liberação da tecla, uma vez que a mesma não é de aderência, pelo menos não que eu saiba.
No meu caso o sistema apresentava essa lentidão ao tentar abrir o Dash através da tecla Super. Usava uma placa AMD (5450) ainda havia um outro problema o sistema dava uma "engasgada" ao abrir o Dash, uma música em execução dava um "pulo", por exemplo.
Isso paliativamente foi resolvido utilizando a Dash com o tamanho reduzido, a lentidão continuava.
Posteriormente eu decidi fazer um teste mais "agressivo" e utilizei os drivers opensource da AMD, as engasgadas em tela cheia pararam e tive uma sensação de que a Dash ficou ligeiramente mais rápida pela tecla super.

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2013, 01:51 »
Tentei dar uma olhada no dconf-editor mas não achei nada a respeito de delay.

minha placa de vídeo é ati sim, já testei os drivers open source e os proprietários também, e continua o mesmo delay.


Eu já meio que desisti, vou aguardar o lançamento da 13.10 e ver se melhora, se não render eu volto pro Fedora.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2013, 08:39 »
Não sei se já postou, mas pode dizer quanto tens de memória e qual processador?

Offline Fernando H Soares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2013, 22:46 »
Pois só pra testar: desativa o desfoque do dash (acho que se chama Blur) e coloca o dash que não ocupa toda a tela, se resolver aí se confirma que o problema tá com sua placa de vídeo.

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2013, 00:25 »
É um processador AMD E-350, dual core 1.6 GHz, com uma placa gráfica integrada AMD HD6310 e 6 GB de RAM.

Mesmo removendo o blur e colocando o dash menor, ele faz a mesma coisa.



Porém, como eu expliquei antes, é o seguinte: a animação é rápida e perfeita. Se eu clicar no ícone do lançador para chamar o dash, ele aparece na hora. Se eu apertar a tecla Super (popularmente conhecida como "botão do Windows"), a animação continua rápida e perfeita, mas o sistema fica esperando uns 2 segundos antes de chamar a animação. O menu do Alt aparece na hora, logo depois de clicar.

Outra coisa que eu percebi agora e achei muito louca: se você apertar Super+S você abre o alternador de áreas de trabalho. Eu tenho esse mesmo alternador configurado nos atalhos de canto através do Unity Tweak Tool, e quando eu uso os atalhos de canto, o alternador aparece instantaneamente, mas fui testar agora com o Super + S, e ele tem o mesmo delay para abrir a primeira vez. Porém, se eu segurar a tecla Super apertada, e depois de um tempo apertar S, e ficar apertando que nem um alucinado, o alternador sai funcionando instantaneamente todas as vezes (tanto para chamar o alternador quanto para ir para a área de trabalho selecionada). Porém, logo que eu largar a tecla Super, na próxima vez que eu for fazer, eu tenho delay de novo.


Da mesma forma, agora mesmo decidi fazer testes com outros atalhos usando a tecla Super, e percebi algumas loucuras:

 - Usar Super + Tab para alternar janelas no launcher tem delay igual ao do dash (de novo, a primeira vez. se depois disso eu segurar Super e ir apertando Tab, ele vai alternando os programas instantaneamente)

 - Os controles de janela (minimizar todas as janelas, maximizar, minimizar ou semi maximizar a janela atual) são atalhos que usam as teclas Ctrl + Super + alguma outra coisa. Esses atalhos tem comportamentos estranhos:

       - Se eu, na hora de fazer o atalho, apertar o Ctrl primeiro, o comando acontece na hora

       - Se eu apertar Super primeiro, o comando sofre um delay, como o dash

       - Em ambos os casos, se eu manter Ctrl+Super apertado, e depois só ir usando a terceira tecla (setas para controlar a janela e D para exibir/esconder a área de trabalho) tudo acontece instantaneamente




Isso me leva a crer cada vez mais que é proposital, parece que o Unity fica esperando para ver se não vai ser usada alguma outra tecla junto com Super para fazer um atalho diferente. Também pode ter alguma coisa a ver com aquele fato de que o Linux normalmente reconhece a tecla Super como uma tecla de modificação, e não como uma tecla normal, então os desenvolvedores devem ter feito uma gambiarra pra funcionar, que provoca esse delay.

Só o que eu acho estranho é que aparentemente ninguém mais tem, ou pelo menos ninguém mais percebeu, esse problema.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2013, 05:44 »
Todo mundo tem esse problema.