Caros Colegas,
Inicialmente peço desculpas se o meu problema é básico demais, mas é que estou iniciando no Ubuntu só agora e portanto tenho poucos conhecimentos acumulados.
É o seguinte: temos um rede privada em que vários usuários trocam arquivos e colaboram com projetos através de uma pasta "comunitária" localizada em um dos computadores (e que no windows é compartilhada publicamente por todos os computadores). Como estamos em processo de migração para o Ubuntu coube-me testar algumas funcionalidades, dentre elas replicar o esquema de compartilhamento desta pasta comum.
Depois de muito pesquisar conseguir realizar o compartilhamento da pasta comum em cada computar incluindo no fstab a seguinte linha:
//central/comum/ /home/comum/ smbfs auto,dev,exec,rw,suid,user,users, file_mode=0777,dir_mode=0777,umask=0222,iocharset=utf8,unicode,_netdev,credentials=/usr/share/seguranca/smbcredentials
Todo ocorre as mil maravilhas, vindo a pasta a ser montada logo no boot sem problemas.
Entretanto quando, por acaso, alguém liga um computador e o computador "central" não está ligado ainda, a pasta "comum" não é montada (lógico né!); ficando o usuário sem acesso a tal pasta.
Meu problema é que, depois de ligado o computador "central", estou tendo problemas em montar a referida pasta usando apenas o comando "mount /home/comum/" (o qual colocaria em um script de fácil acesso aos usuários leigos - ou seja, só clicar e mais nada). Informo que na mesma situação e usando os comandos "sudo mount -a" ou "sudo mount /home/comum/" a pasta é montada (mas tais comandos requerem que o usuário saiba a senha do root, o que, obviamente, não faz sentido).
Quando no terminal digito "mount /home/comum/" surge a seguinte mensagem de erro:
mount error(1): Operação não permitida
Refer to the mount.cifs( 8 ) manual page (e.g. man mount.cifs)
Alguém saberia dizer o que eu estou fazendo de errado, e como solucionar tal problema?