Eu tenho uma placa wifi parecida com a sua, e tinha problema com versões antigas do linux, lembro que tinha que instalar manualmente no ubuntu 10.04, 10.10 e Arch Linux de uns 2 anos atrás.
Nos kerneis mais recentes há compatibilidade maior com essas placas da Realtek, tente usar o
Linux Mint 13 com
Mate desktop. Eu sei que você instalou kerneis mais recentes no Ubuntu 10.10, mas não é a mesma coisa que usar o kernel oficial da Canonical que vem junto com o ubuntu.
Quanto à
resolução de vídeo nas distros mais recentes, não sei se há solução fácil, pelo que procurei é necessário instalar o
CedarView, que é um driver da Intel à parte (vi pelo Intel Corporation Device
0be1 que retornou do lspci). No Ubuntu 12.04 e derivados (como o Linux Mint 13) esse driver está fácil para instalar, procure na
Central de Programas ou
Synaptic por
cedarview-graphics-drivers, ou simplesmente faça no terminal
sudo apt-get install cedarview-graphics-drivers e reinicie seu netbook. Estou procurando aqui, mas não sei se é necessário instalar o libva-cedarview-vaapi-driver.
Pelo que andei procurando, esse CedarView só tem no Ubuntu 12.04 e seus derivados, aqui no 13.04 não consegui achar.
O processador do seu netbook é um desses aqui né:
Products (Formerly Cedarview). Com o comando
cat /proc/cpuinfo | grep "model name" você consegue ver o nome do processador, se ele não estiver disponível na carcaça do produto ainda.