Autor Tópico: (Re)Instalar aplicativos padrões - Ubuntu 13.04  (Lida 1997 vezes)

Offline felipetrova

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
(Re)Instalar aplicativos padrões - Ubuntu 13.04
« Online: 03 de Setembro de 2013, 00:45 »
Boa noite pessoal!

Tentei pesquisar minha dúvida não só neste fórum mais em vários outros e aqui vai:

Sou iniciante no Linux e acabei passando por um problema agora.
Sou desenvolvedor web e precisei instalar o apache na minha máquina, juntamente com php, phpmyadmin, etc.

Porém, não consegui instalar o mesmo, e fui atrás de outro aplicativo para usar. Acabei entrando em um tópico, onde um dos usuários informou que deveria remover completamente o apache e php, dando o seguinte comando para rodar no terminal:

"apt-get remove --purge php*"

Porém, ao rodar esse comando, o mesmo acabou apagando os programas padrões do Ubuntu, como LibreOffice e até mesmo a Central de Programas do Ubuntu.

Alguém consegue me ajudar para que eu possa re-instalar esses programas novamente no meu sistema, ou se eu consigo "resetar" a versão do Ubuntu com todos os programas padrões sem que eu perca meus arquivos pessoais?

Espero ter expressado minha dúvida corretamente e aguardo uma resposta o mais rápido possível.

Obrigado desde já!

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: (Re)Instalar aplicativos padrões - Ubuntu 13.04
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2013, 00:54 »
Uma dica, nunca use sudo apt-get remove --purge (ou qualquer outro comando similar para remoção de pacotes) com o caractere coringa (*) no final, pois pode acontecer isso mesmo que aconteceu com você.
Outra coisa, antes de remover qualquer pacote do sistema, verifique o que vai ser removido antes de confirmar, pois pode ser que aconteça de você querer remover um simples pacote (mesmo sem o caractere coringa), e acabar apagando o sistema inteiro.

Quanto á recuperação dos programas padrão, não sei como faz para recuperá-los, mas fica a dica acima ;)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: (Re)Instalar aplicativos padrões - Ubuntu 13.04
« Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2013, 01:10 »
Alguém consegue me ajudar para que eu possa re-instalar esses programas novamente no meu sistema, ou se eu consigo "resetar" a versão do Ubuntu com todos os programas padrões sem que eu perca meus arquivos pessoais?

Ola

Procure em:

 /var/log/apt/history.log

/var/log/dpkg.log

 /var/adm/apt/history.log

Deve haver um log do que foi removido.

[]'s