Problemas em realizar login de e-mail bol/uol - Erro de "conexão reiniciada"

Iniciado por xluisfernando, 22 de Agosto de 2013, 00:52

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xluisfernando

De uns dias para cá percebi que não consigo mais acessar a minha conta de e-mail bol pelo Ubuntu. Tanto faz se uso o firefox ou o Chrome, depois de um tempo tentando a conexão aparece uma mensagem "A conexão para o servidor foi reiniciada durante o carregamento da página."

Comecei a perceber isso no domingo, quando tentava enviar um artigo científico para uma revista de Universidade, pelo sistema Open Journal Systems. A mensagem de erro é a mesma. O estranho é que acessei minha conta de e-mail por volta de 18:00h e agora a noite não consigo mais.

Fiz o teste e pelo celular o acesso está normal. Até pelo windows, com Internet Explorer e tudo e consigo acesso. Outros serviços de e-mail, como IG e mesmo o hotmail eu consigo acessar normalmente. Não consigo acessar alguns serviços, entre eles a conta de e-mail bol, tanto pelo desktop, quanto pelo netbook, ambos com Ubuntu 12.04LTS
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

zekkerj

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xluisfernando

O desktop é por cabo (Net). O nefbook é wifi, na mesma rede.

O mais estranho é que pela internet 3G, por meio de um modem Huawei E226, consegui a conexão com o netbook. Já com a rede wifi Net não, sendo que outras páginas são acessadas normalmente.
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zekkerj

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xluisfernando

Estou perdido e não tenho noção do que possa estar acontecendo.
1) A conta da Net está em dia e a navegação está funcionando normalmente;
2) Nos mesmos computadores da rede, desktop e netbook, não consigo acessar pela rede net, mas consigo pela 3G da Oi;
3) No desktop, onde existe uma instalação windows XP em dual boot, pelo windows funciona normalmente;
4) No desktop, usando Internet Explorer 8, no Ubuntu mesmo, via wine/playonlinux, consigo acessar.
5) No ubuntu, tanto faz se uso Firefox ou Chrome, o resultado é o mesmo.
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xluisfernando

Outro aspecto estranho: o problema de conexão reiniciada no login do e-mail bol acontece também com outros sites do grupo uol e com os navegadores firefox e crhome. Com internet Explorer, pelo windows ou pelo wine, consigo o acesso, mas limitado, não podendo realizar tarefas como excluir mensagens.

O mais estranho é que no serviço, numa rede prodesp, com ubuntu, a coisa funciona normalmente, assim como com a rede 3G da Oi. É como se houvesse uma falha no servidor da Net.

Com o Thunderbird, consigo acesso à conta.

Tentei também mudar o DNS, para o google (8.8.8.8,8.8.4.4), mas continuou na mesma.

Probleminha esquisito...
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xluisfernando

Depois de várias tentativas e pesquisa, acho que encontrei um caminha (e um culpado...). A conexão da Net em questão é feita pelo roteador Thomson DWG850, que em diversos fóruns é apontado como problemático. Inicialmente, comecei a alterar opções da configuração desse roteador e ao mexer acabei piorando muito as coisas, fazendo com que não fosse possível acessar nem mesmo os sites bol e uol.

Então, resolvei restaurar as configurações de fábrica e depois disso, para minha surpresa, consegui acessar o e-mail do BOL. O chato é que o acesso ao internet banking do Banco do Brasil, que deixou de funcionar pouco antes de eu mexer, ainda não foi resolvido.

Por padrão, o roteador vem com as seguintes funções ativadas:
WAN blocking;
Ipsec PassThrough;
PPTP PassThrough;
Multicast;
NatSip Alg.

As funções Remote Config Management e UPnP ficam desativadas.

Além disso, no firewall, apenas o firewall protection fica ativado.

Pesquisando, li que, a rede da Net é complicada e para ativar ou desativar uma função é preciso aplicar uma mudança de cada vez e aguardar alguns segundos ou minutos entre as mesmas (não fiz assim e talvez por isso as coisas tenham piorado ao ponto de ter que restaurar...). Outra coisa que li é que em vários fóruns existe a recomendação de se desativar o firewall do roteador e deixar que isso seja feito pelo PC.

Obs: Percebi que depois dessa restauração de configurações de fábrica, o tempo entre o login e o efetivo carregamento da página do uol ou do e-mail bol, numa conexão DHCP de 10Mb, leva mais de um minuto. É como se o endereço não fosse localizado

Obs2: O técnico da operadora resolveu o problema substituindo esse roteador por um modelo Motorola SVG1202
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xluisfernando

A banda larga da Net, na minha região, tem apresentado problemas de configuração, de tempos em tempos, fazendo com que esse problema de conexão reiniciada sempre volte.

A única forma que encontrei para tratar esse problema é a restauração do modem Motorola às configurações de fábrica, pressionando o botão reset que fica próximo a entrada do cabo coaxial da net (com o aparelho ligado e conectado ao pc; com os aparelhos wifi com a função desligada, pressiono e mantenho o botão, por cerca de 20 segundos, até que todas as luzes se apaguem, com exceção da link. Depois, é só configurar o setup novamente, 192.168.0.1, com usuário admin e senha motorola)

Acontece que, ao restaurar sempre fico na dúvida entre as opções de configuração. Por padrão, esse modem motorola vem com as seguintes opções "advanced" ativadas:
WAN Blocking;
Multicast Enable.

Ficam desativadas as funções:
IPsec PassThrough;
PPTP PassThrough;
Remote Config Managemen;
UPnP Enable.

Como eu li que a função WAN Blocking interfere na conexão dos torrents, eu a tenho desativado, ao mesmo tempo em que ativo a UPnP (com UPnP ativado, na configuração do transmission a porta fica aberta e a velocidade aumenta)
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