Autor Tópico: E agora, qual a melhor distro para mim??  (Lida 12506 vezes)

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
E agora, qual a melhor distro para mim??
« Online: 14 de Agosto de 2013, 22:12 »
E aí galera!

Bom, estou criando este tópico por uma razão nobre: não quero deixar o linux. Nos últimos tempos passei pelas distros Ubuntu 12.04, 12.10 e 13.04, Linux Mint 13, 14 e 15 e por fim, Fedora 18, mas nunca obtive um funcionamento 100%. O que pega para mim é a incompatibilidade geral com a minha placa híbrida, ATI 6370 para alto desempenho (offboard) e ATI 4200 para baixo (onboard). Tentei absolutamente de tudo, instalei os drivers de todas as formas possíveis, desinstalei e reinstalei, mas nada de obter um resultado satisfatório. Inclusive utilizei formas de desligar uma placa, como o acpi_call e Switcheroo, mas mesmo assim algum problema se mantém.

Para maiores detalhes, foi isso que aconteceu em cada uma das versões:

1. Ubuntu 13.04 - usando a instalação do Legacy nada funciona, o downgrade do Xorg tanto por patch como pelo synaptic destrói o Unity e torna o uso impossível.

2. Ubuntu 12.04 - quando lançada ela foi a única versão que me deixou 100% satisfeito. Rodava que era uma beleza, mas depois de um tempo, fui atualizar e... Xorg novo, Kernel novo e problemas novos. Comecei a enfrentar exatamente os mesmos problemas vistos no 13.04

Pensei então... vou ver o que acontece com o Fedora!

3. Fedora 18 com Xorg 1.12, Kernel 3.4 e... mais problemas!! Dessa vez nada funcionou corretamente do meu driver, nem a placa ATI, nem a rede Wifi, som, nada!

A solução que decidi foi ver algo derivado do Ubuntu, já que sua versão 12.04 antes de atualizada rodava legal, mas vejam só:

4. Linux Mint 15: Rodava razoável com o driver Opensource, mas com diversos bugs insuportáveis. Não dava pra hibernar nem suspender, o boot demorava uns 2 minutos, esquentava demais, ou seja, sem condições também.

5 e última tentativa. Linux Mint 13: Dessa vez com Xorg 1.1 e Kernel 3.2, igual ao Ubuntu 12.04 antigamente, o driver Legacy funcinou! Mas o resto não, bugs e mais bugs! O Cinnamon dá crash sem razão alguma, tudo fica com um visual estranho, meio pixelado. Tentei instalar os drivers de outra forma que não pelo nativos e nem se fale, crash no sistema!

Daí então resolvi tomar a última medida, perguntar aqui se alguém já conseguiu ou ouviu falar de alguém que com alguma distro de Linux, mesmo que não seja a mais atual e tenha Xorg 1.1 e Kernel 3.2, conseguiu rodar com 100% de satisfação em placas semelhantes a minha.

Obs: Minha única exigência é poder rodar na distro o Firefox 20 + e LibreOffice 4.0 +, já que trabalho com texto e achei a nova versão muito melhor.

E aí, alguém me indica a distro ideal?

* Para o aquecimento já fiz de tudo, nada fica bom, mas no Windows tudo vai legal.
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: E agora, qual a melhor distro para mim??
« Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:19 »
Eu tenho uma ATI Legacy HD4550, e foi só forçar um "downgrade" do X.org que funciona 100%.

Tente o Ubuntu 12.04.2 e siga essa dica.


Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: E agora, qual a melhor distro para mim??
« Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:22 »
Então, essa dica eu segui tanto no 13.04 quanto no 12.04, nos dois deu problema, do tipo de não iniciar mais o modo gráfico. Mas mesmo assim obrigado!!
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: E agora, qual a melhor distro para mim??
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:31 »
 Tenta algo mais bleeding edge como o Arch ou até mesmo o Sabayon que ta sempre com o último kernel e xorg ;D
Rolling Release é o máximo \o/

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: E agora, qual a melhor distro para mim??
« Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:33 »
Tenta algo mais bleeding edge como o Arch ou até mesmo o Sabayon que ta sempre com o último kernel e xorg ;D

O problema das placas de vídeo Legacy da ATI é justo esse, a versão do X.org, a apenas a versão 1.12 é suportada pelo Catalyst, e dá problema com a versão 1.13 (ou superior [se tiver]).

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: E agora, qual a melhor distro para mim??
« Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:38 »
Não tem jeito cara, se você já tentou praticamente de tudo, só há uma solução se quiser realmente continuar com o Linux.
Venda essa placa de AMD e compra uma da NVIDIA, mesmo que seja uma de entrada (fraca).
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, 22:48 por Renan Rischiotto »

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: E agora, qual a melhor distro para mim??
« Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:41 »
Renan, mas aí que tá, é em um notebook cara, daí não tem jeito de fazer isso.
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: E agora, qual a melhor distro para mim??
« Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:43 »
Vocês que sabem muito mais, existe alguma forma de baixar o Ubuntu 12.04 com Xorg 1.1 e Kernel 3.2?

Pensei em dar uma volta por outras, como OpenSuse e o Debian, mas acho que posso ter muitas complicações por não ser o maior conhecedor de Linux, o que acham?
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, 22:48 por mimarechal »
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: E agora, qual a melhor distro para mim??
« Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:50 »
Renan, mas aí que tá, é em um notebook cara, daí não tem jeito de fazer isso.

Então não tem jeito...

Aliás, tem uma esperança, o Ubuntu 13.10 vai vir com o XMir, quem sabe seu sistema roda bem com ele, visto que não vai ser 100% Xorg mais...
Mas enquanto ele não sai, vai usando o Windows.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: E agora, qual a melhor distro para mim??
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:51 »
Vocês que sabem muito mais, existe alguma forma de baixar o Ubuntu 12.04 com Xorg 1.1 e Kernel 3.2?

Pensei em dar uma volta por outras, como OpenSuse e o Debian, mas acho que posso ter muitas complicações por não ser o maior conhecedor de Linux, o que acham?

Todas essas distros utilizam o Xorg. O Gnome 3.10 vai vir com o Wayland, se conseguir instalar...

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: E agora, qual a melhor distro para mim??
« Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:57 »
Acho que deve existir uma saída, o meu problema é com o Xorg 1.3 e os kerneis atuais... Não existe nenhuma distro baixável e que rode programas mais recentes que ainda tenha o Xorg 1.1?? Essa é minha dúvida, de Ubuntu e Mint eu já desisti mesmo.

Além disso, se for contar com o Gnome 3.10 depois do que fizeram com o 3, vai ser difícil, acho ele horrível de usar.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, 22:59 por mimarechal »
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: E agora, qual a melhor distro para mim??
« Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2013, 23:34 »
Lendo pela net encontrei relatos de pessoas rodando a ATI 4200 no Debain Wheezy, será que deveria tentar? Alguém conhece bem os detalhes da Distro?

Valeu a todos!!
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

blackwinds

  • Visitante
Re: E agora, qual a melhor distro para mim??
« Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2013, 23:58 »
Tive o mesmo problemas com minha placa de video ATi,uma Radeon hd 6850,só que no meu computador.
Demorei um bom tempo até encontrar uma distro que o catalyst trabalha-se direito,mas não desista tente o Debian.

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: E agora, qual a melhor distro para mim??
« Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2013, 08:30 »
Cara, ou tu tá enfrentando um problema grave de incompatibilidade relacionado ao fato de o teu pc ter duas placas de vídeo ATI (uma onboard e outra offboard), ou tem algo errado com o teu hardware. É incomum demais o teu pc dar esses problemas em um monte de distribuições diferentes. E mais incomum ainda é o fato de no Windows tudo correr bem, como você diz.

De todo modo, não sei se vai resolver, mas você poderia fazer os seguintes testes:

  • Ubuntu 12.04 (ou 13.04) sem Unity, e apenas com Gnome Classic (preferencialmente sem efeitos, pra ver no que dá quando você faz uso da placa com jogos ou vídeos em HD);
  • Lubuntu 12.04, visto que é altamente leve, e este puxa muito pouco da placa de vídeo na hora do boot. Isso sem falar que o Lubuntu utiliza um kernel sem PAE, funcionando bem melhor em computadores antigos (embora não tenha certeza se seu pc é novo ou antigo). O único contra disso é se seu pc tiver 4gb de ram ou mais, pois sem o kernel PAE você só conseguirá utilizar 3.2gb no máximo;
  • Ubuntu 12.04 com Unity mesmo, mas impedindo qualquer atualização de kernel e de xorg. Para isso, você vai precisar do synaptic para travar esses pacotes na versão antiga;
  • Ubuntu 10.04 com Gnome 2 sem efeitos. Embora não tenha mais suporte, ainda há os repositórios oficiais para baixar programas. O kernel usado é o 2.6.algumacoisa e o Xorg é antigo. Pode dar resultados ideais, pressupondo que você não vá querer instalar programas bleeding-edge através de PPAs modernos (NOTA: É possível ter o Firefox 20 no 10.04 direto dos repositórios oficiais, e o LibreOffice 4 você pode baixar os pacotes debian direto do site e instalar, que deve funcionar).

Veja se algum desses casos acima não resolve seu problema.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 08:37 por Solid One »

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: E agora, qual a melhor distro para mim??
« Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2013, 14:08 »
Solid,

Primeiramente obrigado pelas dicas, mas acredito que elas não irão resolver de fato a minha questão. Talvez a de instalar o Ubuntu 10.04 resolva, mas prefiro tentar encontrar uma distro menos antiga. Quanto ao meu note, tem somente um ano de uso, é um HP G42 373BR - Turion II, 4gb, ATI 4200/6370. Duvido que seja algo relacionada a problema de hardware, já que o Windows executa todas as tarefas com normalidade, inclusive roda jogos novos sem ter que chegar aos 100º, igual já aconteceu usando o Mint 15, por exemplo.

O que eu acho é que na verdade essas distros tem um péssimo ou nenhum gerenciamento de placas híbridas, por isso tantos problemas. O que iria solucionar é de fato um sistema baseado no Xorg antigo, 1.11 ou 1.12, com Kernel até 3.4. A dúvida é qual a melhor delas com essas característica. Voltar ao Ubuntu 10.04 acho um pouco radical, e também haja visto que o Mint 13 usa esses requisitos mas usa as placas de forma medonha mesmo com o Legacy instalado.

Daí fico na dúvida, o Debian 7 seria uma opção viável? Pelo que encontrei ele utiliza o Kernel 3.2 com Xorg 3.12, confere? Vi alguns relatos do Legacy rodando sem nenhum problema com ATI 4200, o que me parece possível ao desabilitar a placa 6370 através do acpi_call.


Valeu!!
Eu sou quem sou, porque somos todos nós