Permissão Pasta Samba

Iniciado por marcelohxp, 13 de Agosto de 2013, 16:15

tópico anterior - próximo tópico

marcelohxp

Estou com o seguinte problema

Criei uma pasta chamada Arquivos e dentro dela coloquei Financeiro, Administrativo etc.

Criei um script de logon para carregar a pasta Arquivos assim o usuário abriria o mapeamento e daria de cara com as pastas Financeiro, Administrativo etc, só que o problema é essas pastas não podem ser excluidas de maneira alguma, porem as pastas e arquivos criadas dentro delas sim podem ser excluidas, fui fazer o teste para ver se a permissão estava correto, cliquei na pasta Financeiro e Shift Del, deu a mensagem que ela nao pode ser excluida, perfeito, porem os arquivos de dentro dela foram todos apagados, como resolver isso?

Eu quero sim apagar os arquivos de dentro dela, mais quando eu estiver dentro dela..

eu usei o sudo chmod -R 777 Financeiro.

Obrigado

zekkerj

Qual é o sistema operacional do Cliente que vc usou? Pode ser um comportamento do sistema operacional cliente apagar todo o conteúdo do diretório antes de tentar apagar o diretório. Se for assim, não tem muito o que ser feito...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

marcelohxp

Windows 7.

Depois que coloca um arquivo la dentro também e você volta uma pasta e da o delete ele consegue deletar a pasta inteira porem da um F5 e a pasta torna aparecer porem vazia.

Conf. smb.conf

[Arquivos]
comment = Arquivos
path = /home/Arquivos
public = yes
browseable = no
writable = yes
read only = no
force directory mode = 700
force create mode = 700

zekkerj

Então... quando vc manda apagar a pasta, o Windows vai entrar na pasta e apagar os arquivos dentro dela, isoladamente, um por um. A única forma de evitar isso é tirando do usuário a permissão de apagar os arquivos dentro da pasta.

Sugestão: meio termo. Ative o "sticky" bit dos diretórios, de forma que um usuário só possa apagar seus próprios arquivos.

sudo chmod +t Financeiro
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

marcelohxp

Entendi..

Vou deixar do jeito que está mesmo e avisar para tomarem cuidado com o Del..

Valeu.

NOOB Saibot

Citação de: marcelohxp online 14 de Agosto de 2013, 13:03
Entendi..

Vou deixar do jeito que está mesmo e avisar para tomarem cuidado com o Del..

Valeu.

??? ??? ???

Arthur Bernardes

Prefere deixar bagunçado do que aprender a arrumar?

zekkerj

Quando dá pra arrumar, melhor arrumar. Quando não dá...

HDD_Man

o samba tem uma configuração de lixeira...

tudo o que o pessoal excluir, cairia numa lixeira.

poderia ajudar nao?

zekkerj

Não do jeito que ele está apagando...
Citarcliquei na pasta Financeiro e Shift Del, deu a mensagem que ela nao pode ser excluida, perfeito, porem os arquivos de dentro dela foram todos apagados, como resolver isso?