Firewall + Servidor de arquivos

Iniciado por bitencourtt2, 13 de Agosto de 2013, 15:26

tópico anterior - próximo tópico

bitencourtt2

Boa tarde Senhores,

Tenho um cliente de pequeno porte e estou implantando um firewall com o Ubuntu.

Mas meu cliente me fez um pedido que acredito que não seja o certo a fazer e queria saber da opinião dos senhores

Ele quer colocar na mesma maquina ( Firewall e Servidor de arquivos utilizando o SAMBA ) Será que faço o que ele me proposto sem medo?  ou então bato o pé e aviso que precisa de duas maquinas para isso. Lembrando que essa maquina é um desktop comum

O que vcs acham?

Abraço

kalix

Arthur Bernardes

Não, você pode sim instalar um Firewall e Servidor Samba na mesma máquina, nem problemas.

bitencourtt2

Boa noite,

Obrigado pelas respostas...

Vou pesquisar mais pois como sou autônomo não posso me aventurar e perder um bom cliente hehe...

Valeu

bitencourtt2

Obrigado pelo Link parceiro..

Eu já trabalho com Linux em grandes empresas faz uns 3 anos só que nunca tinha me deparado com uma situação. Em todos os ambientes em que trabalhei sempre tinha o Firewall e depois o servidor de arquivos e o ERP.

Sempre levanto a bandeiro do Linux mais essa foi uma duvida simples que eu nunca tinha me deparado.

Agradeço a ajuda.. vou deixar o tópico aberto se caso alguém quiser postar mais alguma informação.

Abraços

zekkerj

Não há nenhuma restrição técnica em colocar firewall e servidor de arquivos na mesma máquina.

A restrição, no meu entendimento, é de segurança: caso o firewall falhe, justamente a máquina que é o servidor de arquivos fica exposta à internet.

O mesmo se aplica a qualquer outro serviço, ERP, Banco de Dados, impressão, LTSP, o que seja.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D