Servidor torrent, NAS e com hardware mini-ITX: como configurar ?

Iniciado por Thundernet, 10 de Agosto de 2013, 14:15

tópico anterior - próximo tópico

Thundernet

Boa tarde, pessoALL,

eu estou adquirindo um kit mini-ITX para um pequeno projeto doméstico. Quero instalar uma máquina simples, Celeron, mini-ITX, com o Ubuntu 13.04, um HD de 500GB (por enquanto mais do que suficiente para meus propósitos) e 4GB de RAM. Será um servidor para ficar ligado 24x7 e baixando vez ou outra alguns arquivos torrent; também quero colocá-lo como NAS e, para acessar tudo isto, usar uma interface web, já que a máquina, depois de pronta, não terá monitor, mouse e nem teclado.

Minha pergunta é: quais os programas que rodam sob Ubuntu nestas condições, preferencialmente que tenham sido escritos em 64-bits, e como configurá-los corretamente ?

Também queria saber se, nestas condições, a função NAS limitará os tamanhos de arquivos a 4 GB, como andei lendo que acontece em algumas "gavetas externas NAS" que só aceitam formatação em FAT32, ou poderei transferir arquivos maiores ?

No caso dos torrents, como mandarei os arquivos .torrent para que sejam baixados nesse servidor ?

Precisarei instalar o SAMBA também ?

A máquina terá uma placa de rede onboard. Esta ficará ligada ao roteador. Precisarei de outra placa de rede para a comunicação com as outras máquinas da minha rede, ou poderei acessá-la usando essa placa existente, já que ficará conectada ao mesmo roteador das demais (e que recebe o acesso à Internet via porta WAN) ?

Obrigado a todos !

zekkerj

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

CitarTambém queria saber se, nestas condições, a função NAS limitará os tamanhos de arquivos a 4 GB, como andei lendo que acontece em algumas "gavetas externas NAS" que só aceitam formatação em FAT32, ou poderei transferir arquivos maiores ?

Se armazenar em HD formatado em FAT32, vai ter as limitações do FAT32. Se armazenar em um HD de formato nativo Linux (Ext3/4, ReiserFS, XFS), não vai ter essas limitações, mas pode ter outras limitações desses sistemas (nada que te impeça de criar o NAS).

CitarSerá um servidor para ficar ligado 24x7 e baixando vez ou outra alguns arquivos torrent; também quero colocá-lo como NAS e, para acessar tudo isto, usar uma interface web, já que a máquina, depois de pronta, não terá monitor, mouse e nem teclado.
(...)
No caso dos torrents, como mandarei os arquivos .torrent para que sejam baixados nesse servidor ?

Vc pode usar um esquema de console remoto (VNC, FreeNX, RDesktop, etc) e assim abrir o programa de Torrents e carregar seu .torrent de lá.

CitarA máquina terá uma placa de rede onboard. Esta ficará ligada ao roteador. Precisarei de outra placa de rede para a comunicação com as outras máquinas da minha rede, ou poderei acessá-la usando essa placa existente, já que ficará conectada ao mesmo roteador das demais (e que recebe o acesso à Internet via porta WAN) ?

Dá pra fazer tudo com uma placa de rede só, não precisa da segunda placa pra nada, no seu caso.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Thundernet

Mas o FreeNAS pode ser instalado "dentro" do Ubuntu ? Isto é, ele pode iniciar pelo HD, como um serviço do Ubuntu ? (Estou mais habituado com o conceito Window$, por isso essa pergunta... ;D

Acessar remotamente via web, de qualquer máquina dentro da minha rede, será condição essencial. Não quero assistir nada diretamente do servidor, ele vai ficar distante de TVs e monitores, apenas armazenando meus arquivos (NAS) e baixando os torrents diretamente, sem a necessidade de um micro dedicado, concentrando tudo em apenas um micro.

Com o baixíssimo consumo do mini ITX, essa foi minha escolha natural. Minha rede não é grande, contando atualmente com dois micros e mais um notebook, além de eventualmente minha Smart TV, que está WiFi mas que já há previsão de cabeamento para evitar conflitos com outros dispositivos WiFi e com outra Smart que pretendo adquirir dentro de um ano; com expansão nos próximos meses para dois tablets. Como cada usuário armazena seus próprios arquivos localmente em seus respectivos dispositivos, quero fazer esse NAS como um backup de segurança.

Thundernet

Ah, sim, uma coisa que me veio à cabeça há pouco: fazer desse mini ITX também um servidor de impressão, na medida em que eu quero colocar minha multifuncional HP PSC 1410, USB, disponível para qualquer micro. Neste momento, ela está conectada a meu desktop principal, e quando queremos imprimir qualquer coisa, temos que mandar por e-mail ou via pendrive para esse desktop, para depois imprimir. Muitas vezes ele está desligado, então temos que ligá-lo apenas para a impressão. Seria bem mais prático colocar esse mini ITX e a HP juntos, e só ligar a multifuncional quando formos imprimir algo. Só não sei (por estar inexperiente com Linux, embora tenha usado no passado o Mandrake e depois o Mandriva, e até mesmo o Kurumim) se já há drivers para Linux dessa PSC 1410.

zekkerj

CitarMas o FreeNAS pode ser instalado "dentro" do Ubuntu ?
Não, seria instalado no lugar do Ubuntu. Sua máquina faria apenas o serviço de NAS.

galactus

Com o Freenas você poderá ter o servidor de arquivos de forma nativa e bastante intuitiva. Já o torrent tem um plugin pra isso. E no servidor de impressão a coisa complica um pouco, mas tem quem conseguiu implementar. Lembrando que o Freenas é BSD então você terá que pedir suporte deles. Outra coisa, se escolher o Freenas, cuidado na hora de escolher o sistema de arquivos utilizado. O ZFS precisa de muita Ram para ter um ótimo desempenho.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Thundernet

Mas não existe uma outra alternativa para rodar servidor NAS no próprio Ubuntu ? Pois, pelo que entendi, teria que colocar o FreeNAS iniciando de um pendrive, por exemplo, mas neste caso eu não teria nem o torrent, tampouco o servidor de impressão (este é uma opção interessante, mas não fundamental).

E se eu usar o SAMBA ao invés do FreeNAS ? Aí ele seria apenas para acessar e compartilhar os arquivos. Correto ?

irtigor

Você pode usar qualquer sistema, só que NAS é o foco de distros como o FreeNAS, OpenMediaVault... e ao optar pelo Ubuntu você perde alguns facilitadores oferecidos.

Thundernet

Beleza. Então me permitam mudar um pouco a pergunta: se eu usar o FreeNAS, terei como usar algum cliente torrent na mesma máquina ? Pois não fará sentido ficar com um servidor NAS, somente, sem outra utilidade, 24x7 (seria mais útil a gaveta externa NAS, neste caso); começo a suspeitar que a alternativa seriam  aqueles gadgets da DealExtreme, que já têm cliente torrent e fazem NAS em HD externo USB...

galactus

Já tinha te respondido isso. Com o Freenas é totalmente possível ter torrents mais servidor de arquivos. O que complica um pouco é o sevidor de impressão.  Você pode ter tudo o que você pretendo com um Ubuntu server em modo texto bem configurado. O problema é que vai ter que garimpar vários tutoriais para ter tudo funcionando. Eu não encontrei um tutorial com isso tudo junto de uma vez só. O freenas foi pensado para fazer Raid,  ou seja, vai usar mais de um HD. Esses discos externos podem ser uma boa opção.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Thundernet

Galactus, obrigado. Não tinha percebido que sua resposta sobre o torrent e impressão eram usando o FreeNAS. Já se torna uma boa alternativa. Por enquanto, como não há necessidade de RAID (os arquivos serão copiados vez ou outra em disco externo, e este servidor que montarei será basicamente um estudo de caso), acredito então ser a melhor opção o FreeNAS mesmo.

Mas vou pesquisar essa outra proposta (Ubuntu server em modo texto). Caso o equipamento chegue antes das pesquisas a respeito, montarei como FreeNAS; caso haja tempo para aprofundamento nos estudos, partirei para uma solução Ubuntu.

gustavmahler

Olá amigo, sou novato aqui neste maravilhoso Fórum e o meu objetivo é idêntico ao seu:
Comprei um HP Proliante N54l com 4GB e pretendo a principio usar 2 HD SATA de 2TB cada e plugar aqui na minha rede de casa.
Tenho as seguintes máquinas:

02 micros com Windows 7
02 micros Ubuntu 13.10 e Slackware 14
02 notebooks com Windows 7 e XP
01 micro com Server 2008
02 celulares com Android Jelly Bean
01 Xbox

Quero plugar todo mundo no Servidor HP, até agora esta funcionando aqui 100% no meu D-Link Share Center com 2 HD SATA totalizando 4TB.
Só que este espaço já foi para o espaço. E vou substituir por esta servidor HP.

Quero o seguinte:

.servidor de arquivos
.baixar torrent via BitTorrent
.servidor de email
.apache

obs: Este Servidor vai ficar ligado 24 horas e 7 dias por semana, aqui em casa é muito difícel faltar luz mais quero comprar um Nobreak de qualidade e se alguém aqui do Fórum poder me dá uma luz eu agradeço.

gustavmahler

Citação de: galactus online 11 de Agosto de 2013, 20:59
Já tinha te respondido isso. Com o Freenas é totalmente possível ter torrents mais servidor de arquivos. O que complica um pouco é o sevidor de impressão.  Você pode ter tudo o que você pretendo com um Ubuntu server em modo texto bem configurado. O problema é que vai ter que garimpar vários tutoriais para ter tudo funcionando. Eu não encontrei um tutorial com isso tudo junto de uma vez só. O freenas foi pensado para fazer Raid,  ou seja, vai usar mais de um HD. Esses discos externos podem ser uma boa opção.

bóson treinamentos...
http://www.youtube.com/user/bosontreinamentos