Autor Tópico: Partições ?  (Lida 5876 vezes)

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Partições ?
« Online: 01 de Agosto de 2013, 20:08 »
Tenho três partições: sda2 Windows 7, sda4 Linux Mint 15 e sda3 com Ubuntu 12.04 conforme imagem Gparted abaixo.  
Instalei 1º o Mint 15 com 50GB, depois dividí  em duas partições de 25GB e instalei o Ubuntu 12.04 que acabou ficando como partição estendida, não sei como, devo ter feito alguma coisa errada, agora gostaria de juntar novamente as duas partições e ficar somente com uma Distro. A minha duvida é como excluir uma das partições sem dar problema no Grub, já que instalei primeiro o Mint mas na inicialização na hora de escolher o sistema operacional aparece o Ubuntu em 1º, Windows em 2º e o Mint em 3º! Como juntar as partições sem dar problema no Grub?  

http://postimg.org/image/b16hmvl07/

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Partições ?
« Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2013, 20:11 »
 Qualquer coisa é só rodar um sudo grub-update e ele atualiza as entradas  ;D ou faça como eu, grava um CD do rescatux, sempre útil ter um CD pra recuperar o grub  :)
Rolling Release é o máximo \o/

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Partições ?
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2013, 20:44 »
Mas qual partição excluir primeiro,  Mint (sds4) ou a estendida Ubuntu (sda3), e como fazer para juntar as duas partições?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Partições ?
« Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2013, 21:54 »
Eu acho que sei o que você fez, na hora da instalação do Ubuntu você escolheu o método preguiçoso né, instalação automática... cara, quando for instalar em dual boot ou trial boot, use sempre a instalação avançada, 3ª opção de cima para baixo, daí você sabe exatamente o que acontecerá com as partições do HD.

O colega já falou a solução, rode um sudo grub-update pelo Mint, daí depois você terá que excluir primeiro as partições lógicas dentro da partição estendida, para poder apagá-la.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Partições ?
« Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2013, 09:00 »
Posso manter a partição swap que está dentro da partição estendida, ou seria melhor excluí-la também?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Partições ?
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2013, 07:44 »
Posso manter a partição swap que está dentro da partição estendida, ou seria melhor excluí-la também?

Exclui e refaz essas partições.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

clodoaldops

  • Visitante
Re: Partições ?
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2013, 18:24 »
-use g gparted no live-dvd do mint ou ubuntu
-exclua as partições sda3, sda5 e sda6
-depois aumente a sda4 e a deixe com 48gb
-e as 2gb que restarem formate em swap

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Partições ?
« Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2013, 00:27 »
Cara, ainda é melhor você fazer um backup de seus arquivos importantes, e criar uma "Nova Tabela de Partição". Começa do zero isso daí, mas já deixa organizado.