Autor Tópico: [RESOLVIDO] Virtualbox: copiar arquivo de uma máquina virtual corrompida  (Lida 15462 vezes)

Offline Meurer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Boa tarde pessoal,

Estou enfrentando o seguinte problema, aqui no serviço possuímos um servidor ubuntu que roda o mandriva através do virtualbox. Pois bem, dentro dessa maquina virtual mandriva esta um arquivo de backup do banco de dados ao qual preciso acessar para restaurar este banco de dados em uma nova instalação mandriva, mas esta acontecendo um erro no mandriva que não permite o acesso a interface gráfica, então preciso copiar esse arquivo da maquina virtual mandriva(guest) para o ubuntu(host) somente através de comandos pelo terminal.

Alguém tem alguma ideia de como resolver esse problema?

@Resolvido: Basta dar boot na maquina virtual que esta apresentando o problema com um liveCD, no meu caso fiz com o Ubuntu 10.04, a partir daí busquei o backup que precisava e envie para a nuvem, onde pude acessá-los através de outra máquina.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2013, 15:46 por Meurer »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Ola

Lendo o manual não obteve respostas?

https://www.virtualbox.org/manual/

Como os dois sistemas são Linux, entrar no Mandriva, montar a partição Ubuntu e copiar o arquivo como root para o Ubuntu, media externa, etc. não dá certo?

Consertar o ambiente gráfico no Mandriva usando o fórum Mandriva não resolveu?

Compartilhou as pastas de host e guest nas configurações do Vbox?

[]'s

Offline Meurer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
1) Não busquei informações no manual, farei isso agora.

2) Não consigo entrar na interface gráfica do Mandriva para fazer isso, fazer pelo terminal é justamente minha duvida.

3) Com relação a tentar reparar o Mandriva não é uma opção, pois pode ocasionar a perda dos dados.

4) Não sei como fazer isso.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
2) Não consigo entrar na interface gráfica do Mandriva para fazer isso, fazer pelo terminal é justamente minha duvida.

Sabe entrar em modo texto no mandriva?

3) Com relação a tentar reparar o Mandriva não é uma opção, pois pode ocasionar a perda dos dados.

Clone a maquina virtual usando o proprio virtual box.

Na nova maquina tente consertar preservando a maquina virtual antiga.

[]'s

Offline Meurer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Lendo o manual do virtual box achei uma opção bem interessante, que é a de montar uma pasta de compartilhamento automaticamente, através da opção settings quando a máquina esta desligada, porem no mesmo manual diz que só é garantido o acesso a esta pasta ao usuário "vboxsf" e para isso é necessário estar com o pacote "guest additions" instalado. Acredito que este seja o caminho para conseguir copiar o arquivo de backup que eu preciso.

Eu testei esse compartilhamento descrito acima em outra maquina virtual com o Mandriva e realmente não aparece a pasta para o usuário padrão.

Com relação a entrar no modo texto do Mandriva, ele faz isso automaticamente, para entrar no modo gráfico é necessário digitar "startx" como root, porem não esta sendo possível.

Preciso dar um jeito de instalar esse "guest additions" e liberar o acesso dessa pasta compartilhada para o root.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil

Com relação a entrar no modo texto do Mandriva, ele faz isso automaticamente, para entrar no modo gráfico é necessário digitar "startx" como root, porem não esta sendo possível.

Para isto leia aqui => http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=26815.0

o vboxguestadditions só pode ser instalado pelo root

[]'s

Offline Meurer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Virtualbox copiar arquivo através do terminal e compartilha-lo para máquina host
« Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2013, 16:53 »
A senha do root eu sei, não da para acessar o modo gráfico por outras razões, ao tentar acessar ocorre uma lista enorme de erros.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
tudo bem.

entre via texto, logue o root e instale o vboxguestadditions ( monte ele em /mnt) e execute o arquivo autorun.sh

[]'s

Offline Meurer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Ok, fiz a instalação do adicionais para convidado em uma maquina de testes porem começou apresentar o seguinte erro: "modprobe vboxguest failed"

Olhando o log de instalação do adicionais para convidado é descrito o seguinte erro:
/tmp/vbox.0/Makefile.include.header:97 *** Error: unable to find the sources of your current Linux Kernel. Specify KERN_DIR=<directory> and run Make again. Pare.
Creating user for the Guest Additions.
Creating udev rule for the Guest Additions kernel module.

Para fazer a instalação eu segui o seguinte tutorial: https://forums.virtualbox.org/viewtopic.php?t=15679#

Porem na parte que diz respeito a preparação do sistema eu não entendi se essa preparação deve ser feita no sistema host ou no guest, eu fiz as atualizações necessárias no host, como ocorreu o erro descrito acima, tentei fazer as atualizações no guest, mas ele não baixa os pacotes necessários.
« Última modificação: 31 de Julho de 2013, 11:08 por Meurer »

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Ok, fiz a instalação do adicionais para convidado em uma maquina de testes porem começou apresentar o seguinte erro: "modprobe vboxguest failed"

Olhando o log de instalação do adicionais para convidado é descrito o seguinte erro:
/tmp/vbox.0/Makefile.include.header:97 *** Error: unable to find the sources of your current Linux Kernel. Specify KERN_DIR=<directory> and run Make again. Pare.
Creating user for the Guest Additions.
Creating udev rule for the Guest Additions kernel module.

Para fazer a instalação eu segui o seguinte tutorial: https://forums.virtualbox.org/viewtopic.php?t=15679#

Porem na parte que diz respeito a preparação do sistema eu não entendi se essa preparação deve ser feita no sistema host ou no guest, eu fiz as atualizações necessárias no host, como ocorreu o erro descrito acima, tentei fazer as atualizações no guest, mas ele não baixa os pacotes necessários.

Para instalar você precisa dos compiladores. No caso do ubuntu basta o linux-headers (acho que também o dkms e o build-essential) que já vem instalado, mas para o mandriva não sei se seria o mesmo pacote (o headers) ou o source do kernel em uso. Veja aí e somente depois tente executar o instalador dos adicionais para convidados.


PS: Se estiver muito complicado fazer isso, então utilize uma ISO do Ubuntu no boot pelo VB (no mandriva virtualizado) para que ele use a ISO do Ubuntu como um liveCD do Ubuntu e então você poderá acessar a partição (virtualizada) do mandriva pelo liveCD (iso) do Ubuntu e poderá envia ou para nuvens seus dados ou se puder usar entradas usb, para um pendrive ou HD externo. Deu para entender?
« Última modificação: 31 de Julho de 2013, 14:54 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Meurer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Pois é, com relação a instalação dos adicionais de convidado, eu já desisti, pois ao que parece os pacotes tem que estar instalados no guest (mandriva) e não no host (ubuntu) e com um dos problema apresentados pelo guest é a impossibilidade de acessar a internet, não é possível atualizar ou instalar os pacotes necessários para que os adicionais de convidado funcionem corretamente.

As minhas tentativas agora estavam voltadas para remover esses arquivos através de um pen drive, porem como preciso fazer tudo através de linha de comando, não estou conseguindo acessar e montar o pen drive. A maquina virtual já reconhece o pen drive através do comando "lsusb", pois já instalei o Extension Pack do VBox e adicionei o usuário ao grupo vboxusers.

Agora essa dica que tu postou de tentar acessar através do liveCD parece ser uma boa sacada, vou ter que ler um pouco a respeito para saber como fazer a maquina virtual mandriva dar boot pelo liveCD, de forma a permitir o acesso ao HD virtual onde se encontra o backup do banco de dados que necessito.

@Edit: Pois é pessoal, venho aqui agradecer toda ajuda e dicas que os colegas do fórum me passaram, finalmente consegui recuperar o backup da maquina virtual que estava corrompida, consegui isso através da dica do LInuser104, rodei dentro da maquina virtual um liveCD do ubuntu 10.04 e acessei o HD virtual, a partir dali enviei o backup para a Nuvem.

Mais uma vez deixo aqui o meu agradecimento aos usuários, Tota e Linuser104, por terem abraçado esta causa.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2013, 15:41 por Meurer »

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil


@Edit: Pois é pessoal, venho aqui agradecer toda ajuda e dicas que os colegas do fórum me passaram, finalmente consegui recuperar o backup da maquina virtual que estava corrompida, consegui isso através da dica do LInuser104, rodei dentro da maquina virtual um liveCD do ubuntu 10.04 e acessei o HD virtual, a partir dali enviei o backup para a Nuvem.

Mais uma vez deixo aqui o meu agradecimento aos usuários, Tota e Linuser104, por terem abraçado esta causa.

Bacana, fico feliz que tenha dado certo. ;)

Sabe como é, se o jeito tradicional tá difícil, um pouco de criatividade salva a causa, rsrsrs.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].