Autor Tópico: Pendrives  (Lida 5943 vezes)

Offline ANOUBIS-OS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
  • Somos Uma maquina que vive de maquinas
    • Ver perfil
    • Internet sem Censura - I2P-FREENET-TOR-P2P-F2F-
Pendrives
« Online: 24 de Julho de 2013, 20:14 »
como formatar um pendrive no ubuntu para fazer boot nele?
''A MAQUINA DA CRIAÇÃO CRIOU NÓS''
'UMA MAQUINA QUE MOVE O MUNDO COM MAQUINAS'

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Pendrives
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2013, 20:41 »
Você quer formatar o pendrive pra instalar o Ubuntu ou simplesmente formatar pra instalar outro S.O?

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Pendrives
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2013, 21:10 »
como formatar um pendrive no ubuntu para fazer boot nele?

Eu uso o gparted para formatar.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Pendrives
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2013, 20:36 »
Não formate seu pen drive, você pode até danificá-lo ou diminuir o tempo de vida útil dele.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Pendrives
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2013, 23:21 »
Não formate seu pen drive, você pode até danificá-lo ou diminuir o tempo de vida útil dele.

Como assim, Sergio?

clodoaldops

  • Visitante
Re: Pendrives
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2013, 23:44 »
GPARTED >> use p/ formartar o pendrive em fat32

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Pendrives
« Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2013, 00:49 »
Ola, agregando, pode usar o gparted ou o proprio utilitario de unidades do Ubuntu que sao os mais conhecidos como os companheiros falaram.

Uma coisa estranha que acontece comigo sempre....e agregando ao que o Sergio Benjamim reportou...quando eu formato um pen drive para fazer um live-pendrive do Ubuntu(sendo que ele ja e um live pendrive do Ubuntu) se eu nao formatar ele com a formatação lenta(ou seja usar a formatação rapida) ele cria dois menus de inicialização(aqueles onde aparecem isntall ubuntu,check memory,test ubuntu) ou seja, os menus do ubuntu ao dar boot pelo pendrive formatado do modo rapido nao somem, estranhamente eles ficam em duplicidade, e o pen nao carrega automaticamente ao terminar os 10 segundos dando erro.(dai tenho que ir manualmente na opção "try ubuntu" e ele da o boot normalmente)

Ao formatar com a opção lenta(no windows por virtualbox por exemplo), isso nao ocorre, e o live-pendrive fica perfeito ou seja aparece so um menu). Estou usando o Unetbootin entao nao testei com a ferramenta nativa do Ubuntu(que e o criador de discos de inicialização) ainda....mas agora fiquei ate curioso para saber se o "problema" é no Unetbootin que nao formata ou nao verifica(a tabela de partição do pen?) adicionando mais uma lista de opçoes na inicialização.......taí uma coisa que por esses dias se sobrar tempo vou testar pra ver qual é o "problema" que acontece : )
« Última modificação: 26 de Julho de 2013, 00:58 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Pendrives
« Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2013, 01:06 »
platao

Tenta ver se isso acontece com o USB Universal Installer

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Pendrives
« Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2013, 09:44 »
Platão, sempre usei a ferramenta nativa do Ubuntu, e isso nunca aconteceu comigo.

Não seria uma característica "pessoal" do Unetbootin?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Pendrives
« Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2013, 11:06 »
Ola Arthur e Renam, antigamente o programa nativo do ubuntu para gerar pendrivers bootaveis era meio capenga, la pelas versoes mais antigas ainda, acho que ele surgiu no 8.04 o programinha nativo. Entao ja desencanava e buscava outra solução, as vezes ele gerava tudo certinho as vezes nao....o que acabou me fazendo acostumar a usar o unetbootin.

Aqui eu tenho um pendrive de 8giga dividido em duas partes de 4giga cada, uma para o live e outra para guardar arquivos que nao quero que sejam apagados ao reiniciar o sistema.

Entao fica a dica, para os companheiros que tem esse problema ao usar o Unetbootin e ter dois menus na inicialização e dar erro ao termino dos 10 segundos a dica e formatar o pendrive de modo lento ao invez da formatação rapida.

Vou fazer o teste com a ferramenta nativa e com o universal pra ver como se sai!!!!  

 
« Última modificação: 26 de Julho de 2013, 11:09 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Pendrives
« Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2013, 14:36 »
Não formate seu pen drive, você pode até danificá-lo ou diminuir o tempo de vida útil dele.

Como assim, Sergio?

É desnecessário ficar formatando pen drive a todo momento, apenas apague os arquivos que estiver nele.

O Gparted e outras ferramentas desconsideram algumas configurações/otimizações do pen drive. Vamos lá:

- Esses dispositivos, assim como Cartões SD e discos SSD, possuem memória Flash NAND para armazenar informação, e esse tipo de memória é dividida em Erased Blocks e Pages (Blocos de apagamento e Páginas). As páginas tem tamanho de 4, 8, 16 kiB ou mais, e os Erased Blocks tem 1, 2, 4 ou 8 MiB ou mais, esses valores dependem muito do dispositivo em questão. Uma determinada quantidade de Pages forma um Erased Block.

- Informação importante: quando o sistema vai gravar alguma modificação nesses dispositivos, é preciso apagar um Erased Block inteiro para o feito, mesmo que a modificação seja de apenas um byte (daí o sistema incorporado no pen drive ou outra mídia trata de ler os dados desse Erased Block, inserir a modificação, apagar o bloco e reescrever nele, é tudo invisível para o sistema de seu computador, seja Linux ou rWindows).

- Outra informação: por questão histórica, os pen drives e cartões de memória são tratados como se fossem discos rígidos pelo sistema operacional, com aquela divisão de Cylinder-Head-Sector (em português 'cilindro-cabeça-sector', veja mais na wiki). Logo, eles são formatados de fábrica em FAT ou FAT32 e são otimizados para trabalharem desta forma, como se fossem HD's, e de uma certa maneira tenta-se casar o tamanho da Page com um múltiplo de número de setores (Sector, em geral cada setor tem 512 Bytes).

- O problema é que o Gparted não leva em conta o tamanho das Pages e Erased Blocks na hora de formatar, daí vamos supor que o Erased Block de um pen drive seja de 4 MB, e o Gparted formatou o pen drive e deixou apenas 1 MB reservado para a MBR (tabela de partição, tente formatar e observe que fica 1 MB reservado antes da partição). Daí você está jogando uma foto no seu pen drive, alterando um documento de texto ou excluindo um arquivo, e o pen drive pode estar apagando a todo momento a MBR dele, pois esses arquivos podem estar nos 3 MiB subsequentes ao 1º MiB, e para realizar a alteração o sistema interno do pen drive tem que apagar o bloco inteiro. E se por um acaso você retirar o pen drive e ele estava modificando este Erased Block, pode dizer adeus à todos arquivos do seu pen drive, pois a MBR é a parte mais importante de um disco. Além disso, pela partição não estar alinhada com o Erased Block do dispositivo, pode haver um número maior de apagamentos de cada bloco, o que faz com que o pen drive diminua o tempo de vida.

- Outro problema: o Gparted não leva em conta a questão da organização Cylinder-Head-Sector do pen drive, o que faz com que o Gparted escolha valores arbitrários para os Cilindros, Cabeças e número de setores. Isso diminui o desempenho do pen drive, o que faz com que ele grave e leia mais devagar os dados.

- Outro problema: o dispositivo pode vir com Over Provisioning, que é um espaço não usado como partição, fica lá em vazio. Existe uma relação entre performance e tempo de vida e o tamanho deste Over Provisioning, no caso de SSD's isso é essencial. Se usar o Gparted, ele não vai levar em conta isso.


Essas várias configurações podem ser feitas de maneira manual, mas confesso que dá trabalho. Para o Erased Block existe um macete, que é reservar os primeiros 8 MiB do pen drive ou cartão SD sem partição, deixar como não utilizado, daí a partição vai ficar alinhada com o Erased Block, não importa se for de 1, 2 ou 4 MiB. Mas aí tem as outras configurações, que dá trabalho.

Tem uma série de sites que explicam direitinho essas coisas:

https://lwn.net/Articles/428584/
http://www.edn.com/design/systems-design/4404566/Understanding-SSD-over-provisioning
http://linux-howto-guide.blogspot.fr/2009/10/increase-usb-flash-drive-write-speed.html
http://wiki.laptop.org/go/SDCard_Testing

E tem mto mais.
« Última modificação: 26 de Julho de 2013, 14:42 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Pendrives
« Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2013, 17:40 »
O.O

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Pendrives
« Resposta #12 Online: 26 de Julho de 2013, 18:04 »
Vasta informação Sergio, tiro o chapéu.

Confesso que disso eu não sabia, vivendo e aprendendo!!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Pendrives
« Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2013, 00:37 »
Boa Sergio!!!! Nao sabia que havia tantos macetes e dicas ao se formatar o pendrive! muito bem sacado!!! Vou dar uma boa olhada nos links!!!
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Pendrives
« Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2013, 07:36 »
Parabéns Sérgio! Que aula sobre Pendrives. Merecia um tuto no dicas e truques.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.