Autor Tópico: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?  (Lida 6239 vezes)

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Online: 24 de Julho de 2013, 18:39 »
O mesmo iniciou com a filosofia de "Linux para humanos" e trouxe inúmeras facilidades que as demais distros julgavam desnecessárias, devido à isso o "nosso" Ubuntu se popularizou de forma rápida e provocou uma verdadeira "revolução" no mundo Linux.
Porém, a partir do Unity aparentemente a Canonical decidiu tomar uma postura mais agressiva, e deu um passo à frente no "Linux para humanos" e trouxe uma interface "exclusiva", uma central de programas mais "popular" e mais "gráfica" e com suporte à programas pagos além da integração maior com serviços web, o que levantou várias discussões acerca da privacidade dos utilizadores.
Agora com o anúncio do Ubuntu EDGE, "nossa" distro passa a representar muito mais, Ubuntu agora é marca!
Provavelmente veremos um SDK (ferramentas de desenvolvimento de aplicativos) para o EDGE e provavelmente haverá compatibilidade com o Ubuntu para desktops.
Entendo que a Canonical pretende com isso se colocar no “meio termo”,um software livre com as “vantagens de um pago” e com isso finalmente levar o Linux além dos 1% no mundo dos desktops.

Vamos discutir as implicâncias disso no mundo Linux e principalmente no futuro do Ubuntu.

Fica aqui minha opinião:

O Ubuntu realmente está se "distanciando" do Linux, e acredito que com a massificação do sistema temos mais a perder do que ganhar. Um exemplo é o android que exige root para funções "simples" (por ser kernel Linux) mas devido à popularidade está infestado de malware. Além do fato de que com a popularização teremos mais software "de ponta" pagos, porém, fechados.
E sinceramente, acredito que se a Canonical for bem sucedida em sua investida seria (derradeiramente) o fim do "nosso" Ubuntu.

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2013, 18:47 »
alguém que também pensa que o ubuntu está deixando de ser linux, assim como eu acho @_@, enfim, eu concordo com o texto, o ubuntu está integrando tudo (inclusive TV's, fiquei na curiosidade mas as TV's de casa são "tubão", aqui na casa do pai são as mais modernas mas é dele né :P ) mas acho que com toda essa integração, algumas áreas (oi desktops) iriam ser deixadas mais de lado, como um secundário.
Rolling Release é o máximo \o/

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2013, 18:52 »
Já pensou quando o Ubuntu estiver usando esse kernel? hehehe.
Vamos parar com essas teorias da conspiração.
« Última modificação: 24 de Julho de 2013, 18:54 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2013, 19:10 »
Já pensou quando o Ubuntu estiver usando esse kernel? hehehe.
Vamos parar com essas teorias da conspiração.
quando vi a notícia do "easter egg" eu pensei que o kernel tinha sido lançado, já ia baixar ele mas tava em RC1 ainda .-.
Rolling Release é o máximo \o/

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2013, 19:12 »
O mesmo iniciou com a filosofia de "Linux para humanos" e trouxe inúmeras facilidades que as demais distros julgavam desnecessárias, devido à isso o "nosso" Ubuntu se popularizou de forma rápida e provocou uma verdadeira "revolução" no mundo Linux.

Isso de forma alguma é verdade, já existiam distros que tinham como interesse facilitar a vida de novos usuários, bem antes do Ubuntu. Foi uma junção de vários fatores, que levaram o Ubuntu a ser hoje a distro mais popular nos desktops.

Provavelmente veremos um SDK (ferramentas de desenvolvimento de aplicativos) para o EDGE e provavelmente haverá compatibilidade com o Ubuntu para desktops.

Já existe o Ubuntu SDK (qt creator renomeado).

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2013, 19:15 »
alguém que também pensa que o ubuntu está deixando de ser linux, assim como eu acho @_@, enfim, eu concordo com o texto, o ubuntu está integrando tudo (inclusive TV's, fiquei na curiosidade mas as TV's de casa são "tubão", aqui na casa do pai são as mais modernas mas é dele né :P ) mas acho que com toda essa integração, algumas áreas (oi desktops) iriam ser deixadas mais de lado, como um secundário.

Não é que eu ache que o Ubuntu está deixando de ser Linux, ele "apenas" está indo além disso, pode até não ser identificado como Linux pela massa (mesmo caso do android) mas por estar baseado no Kernel Linux, no fundo ele sempre vai ter um "comportamento" Linux.
Justamente por isso não acredito que essa tentativa de ter o melhor do Linux + o melhor dos outros OSs (windows e OSX) irá dar certo, em algum momento você vai ter que abrir mão de algo e ficar mais de um lado que do outro.

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2013, 19:21 »
O mesmo iniciou com a filosofia de "Linux para humanos" e trouxe inúmeras facilidades que as demais distros julgavam desnecessárias, devido à isso o "nosso" Ubuntu se popularizou de forma rápida e provocou uma verdadeira "revolução" no mundo Linux.

Isso de forma alguma é verdade, já existiam distros que tinham como interesse facilitar a vida de novos usuários, bem antes do Ubuntu. Foi uma junção de vários fatores, que levaram o Ubuntu a ser hoje a distro mais popular nos desktops.

Provavelmente veremos um SDK (ferramentas de desenvolvimento de aplicativos) para o EDGE e provavelmente haverá compatibilidade com o Ubuntu para desktops.

Já existe o Ubuntu SDK (qt creator renomeado).

Pelo que andei lendo achava que realmente o Ubuntu tivesse sido o pioneiro nessa área, mas acredito que ele tenha sido um dos mais bem sucedidos, uma vez que até hoje quando se recomenda uma distro "fácil" ela normalmente é o Ubuntu ou derivada.
Em relação ao SDK queria dizer para o EDGE mesmo, uma vez que a criação e disseminação de malware pode ser feita de forma mais rápida e fácil, como é o caso do android, onde basta você fazer um APK clone de outro e pronto, você tem acesso ao android de outra pessoa.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2013, 19:45 »
Quando o kenel linux aceitou códigos fechados levantou-se uma discussão que até hoje não está bem resolvida.

A FSL incentiva que os usuários procurem distros 100% livres, com isso distros históricas como por exemplo o Debian não se enquadravam neste critério de 100% livre, mesmo assim não houve barulho com isso.

Agora quando se refere ao Ubuntu, até mesmo aparecer um Mac OS na propaganda de seu smartphone é motivo de críticas.

Vejo que a Canonical segue os rumos da Google/Android, livre no kernel (por isso é linux) e com aplicativos proprietários.

Enquanto adepto da filosofia do software livre entendo que isso é ruim para o desenvolvimento comunitário, no entanto, estamos falando de uma empresa que tem interesses comerciais, precisa de retorno financeiro e concorre com gigantes do setor, não dá para ser ingênuo de pensar que a Canonical conquistará algo apenas com os fundamentos filosóficos da FSL, por mais nobres que sejam.

Quanto aos vírus, o melhor é esperar para ver o nível de controle que será feito.
« Última modificação: 24 de Julho de 2013, 19:57 por Adriano R.N. »
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2013, 19:50 »
Meu medo é ela (a Canonical) fazer igual a Microsoft (com seu Windows 8 ): focar muito no mobile e esquecer o desktop.

Além disso, ela nem menciona mais "linux" em seus últimos vídeos (propagandas). Pra mim está bem claro o que está havendo...  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2013, 19:52 »
Sinto que as pessoas estão querendo contar com o ovo ainda no c* da galinha...!!!

Na área de informática quase sempre que se tenta fazer futurologia, erra-se...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2013, 20:09 »
Citar
Meu medo é ela (a Canonical) fazer igual a Microsoft (com seu Windows 8 ): focar muito no mobile e esquecer o desktop.

+1

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2013, 20:10 »
já vi uns artigos sobre antivirus chegando ao linux (que chamavam de ubuntu, como se fosse exclusivo, mas ok), que me lembre era o AVG e o Eset nod32
Rolling Release é o máximo \o/

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2013, 00:02 »
Sinto que as pessoas estão querendo contar com o ovo ainda no c* da galinha...!!!

Na área de informática quase sempre que se tenta fazer futurologia, erra-se...!!!

Que é isso cara?
É só pra galera falar o que acha rs

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2013, 00:04 »
Sinto que as pessoas estão querendo contar com o ovo ainda no c* da galinha...!!!

Na área de informática quase sempre que se tenta fazer futurologia, erra-se...!!!

Que é isso cara?
É só pra galera falar o que acha rs

O jkmsjq é meio estressado mesmo rsrsrs
Eu tomo calmante e ele que se estressa  ;D :D

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Filosofia Ubuntu! Seria vantajoso ter o melhor dos dois mundos?
« Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2013, 12:01 »
Pelo que andei lendo achava que realmente o Ubuntu tivesse sido o pioneiro nessa área, mas acredito que ele tenha sido um dos mais bem sucedidos, uma vez que até hoje quando se recomenda uma distro "fácil" ela normalmente é o Ubuntu ou derivada.

Como eu disse, foram vários fatores, entre eles: distribuir de graça medias de instalação, alinhar o lançamento de versões com as do gnome...

Em relação ao SDK queria dizer para o EDGE mesmo, uma vez que a criação e disseminação de malware pode ser feita de forma mais rápida e fácil, como é o caso do android, onde basta você fazer um APK clone de outro e pronto, você tem acesso ao android de outra pessoa.

Isso simplesmente não faz sentido. 1 SDK por aparelho é jogar tempo e dinheiro fora, porque por mais que o hardware varie, o limitante é o sistema. Já seu comentário sobre malware está confuso, e não vejo como uma coisa se relaciona com a outra, ou na onde ter um SDK só pro Edge ajudaria.