Autor Tópico: Servidor LTSP - Restringir os usuários!  (Lida 2200 vezes)

Offline gabriel_colferai

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Servidor LTSP - Restringir os usuários!
« Online: 21 de Julho de 2013, 03:33 »
Pessoal estou montando um servidor LTSP para uma empresa, fiz funcionar o servidor e já consigo logar os usuários.

Mas eu preciso limitar alguns usuários para ter acesso a apenas o desktop e o atalho para o sistema da empresa, e alguns para uma pasta compartilhada entre todas as estações, limitar quanto HD e processamento cada um poderá usar e por ultimo configurações de impressoras (2 em rede e 2 ligadas em terminais burros, sendo 2 paralelas)!

e uma ultima pergunta:
Estou configurando um proxy para limitar uso de internet, a melhor forma, ou forma mais usual é pelo squid correto?

Gabriel

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor LTSP - Restringir os usuários!
« Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2013, 12:34 »
limitar alguns usuários para ter acesso a apenas o desktop e o atalho para o sistema da empresa
Basta programar o desktop deles, removendo todos os ícones e personalizando os menus.

alguns para uma pasta compartilhada entre todas as estações
No LTSP, as estações não fazem nenhum processamento do usuário, elas só mostram a sessão do usuário que roda no servidor. Então, tecnicamente, a pasta é compartilhada no servidor, não nas estações.

Enfim; uma pasta, seja compartilhada ou local, tem permissões de acesso. Basta ajustar essas permissões conforme sua necessidade. Ela sempre vai estar lá, mas só vai poder acessar quem você autorizar.

limitar quanto HD e processamento cada um poderá usar
Informe-se sobre quotas de disco.

Sobre processamento, tem como limitar, mas não sei se tem como definir limites diferentes por usuário.

configurações de impressoras
Nunca vi nenhuma forma de limitar o uso da impressora. Uma vez instalada, fica disponível pra qualquer usuário da máquina. Tem um programa chamado PaperCut que se propõe a fazer isso, mas é pago.

Estou configurando um proxy para limitar uso de internet, a melhor forma, ou forma mais usual é pelo squid correto?
Não sei se é boa idéia fazer essa pergunta no mesmo tópico.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline gabriel_colferai

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2013, 14:19 »
Obrigado pela ajuda, estou tendo alguns avanços aqui!

1- Personalizei um usuário para teste, este ficou apenas com 4 atalhos na tela! Porém gostaria de "replicar", as mesmas configurações para mais usuários, e gostaria de se alterar um icone para um desses automaticamente altere para os outros (procuro por algo semelhante a pasta "all users" do windows).

2-Acho que a questão das impressoras não ficou bem explicado, o que eu tentei dizer foi que algumas das impressoras vão estar ligadas a terminais burros e eu gostaria que os demais burros tenham acesso a elas, como não tem como testar isso por maquina virtual, gostaria de saber como essas impressoras vão funcionar?

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2013, 02:32 »
É mais fácil personalizar os usuários antes de criá-los, pois na criação um diretório de "skeleton" é usado para gerar o diretório home dos usuários. Daí vc personaliza um usuário e o usa como skeleton dos outros.

Acho que a questão das impressoras não ficou bem explicado, o que eu tentei dizer foi que algumas das impressoras vão estar ligadas a terminais burros e eu gostaria que os demais burros tenham acesso a elas, como não tem como testar isso por maquina virtual, gostaria de saber como essas impressoras vão funcionar?
Se quer saber como vão funcionar, eu te digo: mal, muito mal.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D