Autor Tópico: [resolvido] apt-get parou de funcionar  (Lida 11205 vezes)

Offline carlaweyne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
[resolvido] apt-get parou de funcionar
« Online: 18 de Julho de 2013, 15:56 »
Olá!

Sou nova no linux e no fórum. Uso Ubuntu 13.04. Estou com um problema e depois de muito pesquisar e tentar solucionar, peço ajuda a vocês.

1) há alguns dias, sempre que ligo o computador, após iniciar o sistema (tudo ok), aparece um aviso: "O sistema detectou um problema no aplicativo". Quando clico em relatar problema, ele me pede a senha do root, coloco e em seguida outro aviso: "Desculpe, o aplicativo apt-get parou de funcionar inesperadamente". E o processo se repete infinitamente. Coonsigo usar o computador normalmente, mas essa caixa permanece aberta até que eu desligue o computador.

2) Pesquisando, descobri que o apt-get é um aplicativo para gerenciar softwares. De fato percebi que meu Atualizador de Programas que me alertava frequentemente sobre atualizações disponíveis nunca mais apareceu.

3) Descobri também que a Central de Programas não está funcionando. Quando tento abrí-la, aparece a tela, o simbolo de carregando, e em seguida o programa fecha automaticamente.

4) Tentei no terminal os comandos sugeridos em um tópico aqui no fórum (- Há comandos que consertam dependências (ou erros do APT) e devem ser usados na ordem abaixo: sudo apt-get install -f etc), mas não funcionou. Aparece o seguinte:

E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (13: Permissão negada)
E: Não foi possível criar acesso exclusivo ao directório de administração (/var/lib/dpkg/), é root?


Assim, realmente não sei o que fazer? Alguém pode me ajudar?
Grata!
« Última modificação: 02 de Agosto de 2013, 09:09 por carlaweyne »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2013, 16:16 »
Citar
4) Tentei no terminal os comandos sugeridos em um tópico aqui no fórum (- Há comandos que consertam dependências (ou erros do APT) e devem ser usados na ordem abaixo: sudo apt-get install -f etc), mas não funcionou. Aparece o seguinte:

E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (13: Permissão negada)
E: Não foi possível criar acesso exclusivo ao directório de administração (/var/lib/dpkg/), é root?

Assim, realmente não sei o que fazer? Alguém pode me ajudar?
Grata!

A mensagem que aparece fala que você não é root (administrador), portanto, antes de executar o comando apt-get install -f use o sudo primeiro, ficando assim: sudo apt-get install -f

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2013, 16:23 »
Esse erro de trava também ocorre quando você tenta usar o apt-get com uma janela da central de programas ou o gerenciador synaptic aberto.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2013, 16:42 »
Esse erro de trava também ocorre quando você tenta usar o apt-get com uma janela da central de programas ou o gerenciador synaptic aberto.

Eu acho que não heim rsrs

http://s22.postimg.org/4lu0c3mc1/Captura_de_tela_de_2013_07_18_16_41_47.png

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2013, 18:58 »
Esse erro de trava também ocorre quando você tenta usar o apt-get com uma janela da central de programas ou o gerenciador synaptic aberto.

Eu acho que não heim rsrs

http://s22.postimg.org/4lu0c3mc1/Captura_de_tela_de_2013_07_18_16_41_47.png

Uia! Mas você não pediu pra instalar nenhum programa! Será que é só com o synaptic que dá problema?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2013, 19:05 »
Sim, dá problema, quando se está instalando algum programa, mesmo sendo apt-get, Synaptic ou Central de Programas.

Offline carlaweyne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2013, 19:42 »
Grata pelas respostas!

Quando faço o comando no terminal com o root, aparece o seguinte:
Lendo listas de pacotes... Pronto
carla@carla-AOA150:~$ dependências... 0%

e pára por aí.

O que pode ser isso?

Não sei como usar o apt-get com uma janela da central de programas e também não sei o que é o gerenciador synaptic.

Grata!


Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2013, 20:02 »
Citar
4) Tentei no terminal os comandos sugeridos em um tópico aqui no fórum (- Há comandos que consertam dependências (ou erros do APT) e devem ser usados na ordem abaixo: sudo apt-get install -f etc), mas não funcionou. Aparece o seguinte:

E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (13: Permissão negada)
E: Não foi possível criar acesso exclusivo ao directório de administração (/var/lib/dpkg/), é root?

Assim, realmente não sei o que fazer? Alguém pode me ajudar?
Grata!

A mensagem que aparece fala que você não é root (administrador), portanto, antes de executar o comando apt-get install -f use o sudo primeiro, ficando assim: sudo apt-get install -f

Quando você está usando alguma forma de instalação (apt-get/Central de programas/Synaptic...) não é possível usar outra ao mesmo tempo. Por isso o erro de lock (está travado por outro processo em andamento).


O comando de recuperação de pacotes quebrados (sudo apt-get install -f) não indicou nada, então tenta mais o seguinte:

sudo apt-get update

sudo apt-get install -f

sudo apt-get upgrade


Vê se muda alguma coisa. Atenção o ultimo comando vai atualizar todos os pacotes que já têm atualizações disponíveis nos repositórios, se tiver muitas atualizações e você estiver sem tempo, cancele com um Ctrl+C pelo terminal.


PS: A forma gráfica de uso mais parecida com o comando de terminal apt-get é o Synaptic que pelo terminal se instala assim:

sudo apt-get install synaptic

pelo menos o Synaptic existe na versão 12.04 do Ubuntu. Na versão 13.04 eu não sei se ainda existe o Synaptic nos repositórios já que querem cada vez mais incentivar o uso da central de programas do Ubuntu.
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, 20:19 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2013, 20:05 »
Citar
sudo apt-get upgrade

linuser104

Não seria melhor dar um sudo apt-get dist-upgrade?
Eu acho que seria melhor para evitar conflitos, visto que o disk-upgrade substitui os pacotes antigos...
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, 20:16 por Renan Rischiotto »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2013, 20:12 »
Citar
sudo apt-get upgrade

linuser104

Não seria melhor dar um sudo apt-get dist-upgrade?
Eu acho que seria melhor para evitar conflitos, visto que o disk-upgrade substituí os pacotes antigos...

Com um sudo apt-get upgrade haverá a atualização, mas os pacotes antigos ficarão em stand by.
Se ocorrer alguma atualização de kernel, que é bem possível, e houver algum conflito, é somente escolher o kernel anterior e continuar usando o Ubuntu e realizar os reparos necessários.

Com o sudo apt-get dist-upgrade, os pacotes antigos serão removidos (inclusive o kernel antigo) e se houver algum erro, como se fará os reparos necessários...?!?!?

Primeiros se corrige o erro. Dando tudo certo se dá o comando sudo apt-get autoremove, e tudo ficará arrumado...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2013, 20:12 »
Citar
sudo apt-get upgrade

linuser104

Não seria melhor dar um sudo apt-get dist-upgrade?
Eu acho que seria melhor para evitar conflitos, visto que o disk-upgrade substituí os pacotes antigos...

Pode-se usar o sudo apt-get dist-upgrade também, mas eu prefiro o outro, embora muitos prefiram esse último.

O upgrade apenas atualiza todos os pacotes instalados na máquina, desde que não exista a necessidade de instalar/remover outros pacotes para satisfazer as dependências.

Já o dist-upgrade fará todas as atualizações, inclusive instalando pacotes novos caso necessário.

Por isso num primeiro momento prefiro o upgrade ao invés do dist-upgrade. Se o upgrade não soluciona meu problema, então eu parto para o próximo (dist-upgrade).
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, 20:17 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2013, 20:19 »
Entendi...obrigado pela informação...ainda estou aprendendo sobre Linux rsrsr

Offline carlaweyne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #12 Online: 18 de Julho de 2013, 23:48 »
Perfeito!

Com o primeiro comando (sudo apt-get upgrade), o processo foi concluído. O Atulizador de Programas voltou a funcionar (já atualizou vários programas) e a Central de Programas também abriu.

Nossa, parece que era uma coisa simples, né? Mas até agora não entendi qual era de fato o problema. Alguém consegue me explicar.

Muito grata, Renan Rischiotto!

Offline carlaweyne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #13 Online: 19 de Julho de 2013, 20:16 »
Essa não, o problema voltou! Agora, após a janela que informa que o sistema detectou um problema no aplicativo, aparece outra dizendo que o "update-apt-xapian-index" parou de funcionar. E agora?

Desde já, grata pela ajuda!

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #14 Online: 19 de Julho de 2013, 21:50 »
Poste uma imagem do problema para podermos visualizá-lo  :)

Você pode usar o site http://postimage.org/.