Autor Tópico: [resolvido] apt-get parou de funcionar  (Lida 11205 vezes)

Offline carlaweyne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
[resolvido] apt-get parou de funcionar
« Online: 18 de Julho de 2013, 15:56 »
Olá!

Sou nova no linux e no fórum. Uso Ubuntu 13.04. Estou com um problema e depois de muito pesquisar e tentar solucionar, peço ajuda a vocês.

1) há alguns dias, sempre que ligo o computador, após iniciar o sistema (tudo ok), aparece um aviso: "O sistema detectou um problema no aplicativo". Quando clico em relatar problema, ele me pede a senha do root, coloco e em seguida outro aviso: "Desculpe, o aplicativo apt-get parou de funcionar inesperadamente". E o processo se repete infinitamente. Coonsigo usar o computador normalmente, mas essa caixa permanece aberta até que eu desligue o computador.

2) Pesquisando, descobri que o apt-get é um aplicativo para gerenciar softwares. De fato percebi que meu Atualizador de Programas que me alertava frequentemente sobre atualizações disponíveis nunca mais apareceu.

3) Descobri também que a Central de Programas não está funcionando. Quando tento abrí-la, aparece a tela, o simbolo de carregando, e em seguida o programa fecha automaticamente.

4) Tentei no terminal os comandos sugeridos em um tópico aqui no fórum (- Há comandos que consertam dependências (ou erros do APT) e devem ser usados na ordem abaixo: sudo apt-get install -f etc), mas não funcionou. Aparece o seguinte:

E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (13: Permissão negada)
E: Não foi possível criar acesso exclusivo ao directório de administração (/var/lib/dpkg/), é root?


Assim, realmente não sei o que fazer? Alguém pode me ajudar?
Grata!
« Última modificação: 02 de Agosto de 2013, 09:09 por carlaweyne »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: apt-get parou de funcionar
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2013, 16:16 »
Citar