Autor Tópico: Canonical continua trabalhando duro pra melhorar a performance do XMir  (Lida 6190 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Na última semana Mark shuttleworth, fundador da Canonical e “pai do Ubuntu”, comentou sobre sua experiência com o Mir, o novo servidor gráfico do Ubuntu. Segundo ele a performance está incrível e sensivelmente mais rápido que o X, porém mesmo assim ainda não é o suficiente…

Christopher H. Rogers, um dos engenheiros da Canonical, anunciou que eles ainda estão trabalhando duro pra melhorar a performance e o desempenho do XMir (a camada de interação entre o X11 e o Mir). Segundo ele, uma série de testes estão sendo realizados e já conseguiram atingir uma melhoria de 10 %~ 20%. Essa nova marca já é uma grande vitória tendo em vista as enormes diferenças nos modelos de renderização entre o X e o Mir.

No post, Rogers ainda afirma que apesar do sucesso nos testes do Mir, a Canonical ainda deverá manter o XMir no Ubuntu 13.10 e provavelmente implementar o Mir no Ubuntu 14.04 LTS. Até por que, como se trata de uma versão LTS, eles teriam mais tempo de estabilizar a plataforma.

Independente do investimento da Canonical no Mir e das boas notícias sobre a plataforma, as comunidades de desenvolvimento do Kubuntu (Ubuntu com KDE) e Lubuntu (Ubuntu com LXDE) já anunciaram que não irão implementar o Mir em suas distribuições, mantendo o X em um primeiro momento e planejando uma possível migração para o Wayland.



Fonte: http://sejalivre.org/canonical-continua-trabalhando-duro-pra-melhorar-a-performance-do-xmir/

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Canonical continua trabalhando duro pra melhorar a performance do XMir
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2013, 14:44 »
Apesar do desempenho do Mir ainda não ser o esperado, outras belas notícias começam a aparecer em relação a próxima versão do Ubuntu.

Ao que parece, os ganhos de desempenho das placas Intel com o novo Mesa 9.2 realmente são grandes. O Ubuntu, inclusive, já apresenta um desempenho bem superior ao OS X quando utilizada essa versão das bibliotecas.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Canonical continua trabalhando duro pra melhorar a performance do XMir
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2013, 19:38 »
Essa tradução leva o leitor ao engano, o Mark disse que é "mais suave", isso de forma alguma quer dizer que é mais rápido, como de fato não é. Os 10 à 20%, que o Christopher H. Rogers falou, são de queda de desempenho que o XMir tem, nesse momento, em comparação com o X puro (ou seja, o XMir é até 20% mais lerdo). Fora que o máximo que devemos esperar, é que o XMir iguale o desempenho do X.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Canonical continua trabalhando duro pra melhorar a performance do XMir
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2013, 19:46 »
Essa tradução leva o leitor ao engano, o Mark disse que é "mais suave", isso de forma alguma quer dizer que é mais rápido, como de fato não é. Os 10 à 20%, que o Christopher H. Rogers falou, são de queda de desempenho que o XMir tem, nesse momento, em comparação com o X puro (ou seja, o XMir é até 20% mais lerdo). Fora que o máximo que devemos esperar, é que o XMir iguale o desempenho do X.

Concordo.

Mesmo o Wayland já possui um desempenho melhor do que o XMir.

Ganhos de desempenho realmente grandes só devem surgir quando o Mir puro chegar (o que deve ocorrer no Ubuntu 14.04 ou 14.10).

 
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Canonical continua trabalhando duro pra melhorar a performance do XMir
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2013, 20:23 »
Essa tradução leva o leitor ao engano, o Mark disse que é "mais suave", isso de forma alguma quer dizer que é mais rápido, como de fato não é. Os 10 à 20%, que o Christopher H. Rogers falou, são de queda de desempenho que o XMir tem, nesse momento, em comparação com o X puro (ou seja, o XMir é até 20% mais lerdo). Fora que o máximo que devemos esperar, é que o XMir iguale o desempenho do X.

Concordo.

Mesmo o Wayland já possui um desempenho melhor do que o XMir.

Ganhos de desempenho realmente grandes só devem surgir quando o Mir puro chegar (o que deve ocorrer no Ubuntu 14.04 ou 14.10).

 

Que droga...
Então o negócio é fazer um upgrade no PC  :'(

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Canonical continua trabalhando duro pra melhorar a performance do XMir
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2013, 20:33 »
[...]
Fora que o máximo que devemos esperar, é que o XMir iguale o desempenho do X.

Então de todas as formas não é uma notícia TÃO ruim assim.

Se formos comparar o tempo de desenvolvimento do X com o tempo de existência do MIR, este conseguir chegar perto daquele, é sinal que a Canonical está indo pelo caminho certo!

Ou estou errado...!?!?!?
 :-\
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Canonical continua trabalhando duro pra melhorar a performance do XMir
« Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2013, 20:49 »
Eu acho mais correto/justo ver da seguinte forma: quem faz o trabalho é o X, então contanto que o XMir não fique no caminho, não notaremos nenhuma diferença.

------
Já tinha indicado... mas esse link explica: http://mjg59.dreamwidth.org/26254.html
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, 21:01 por irtigor »