Linux recebe suporte ao Direct3D da Microsoft

Iniciado por nomade, 17 de Julho de 2013, 20:21

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nomade

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E os gamers vão a loucura: Linux recebe suporte ao Direct3D da Microsoft

Se você está entrando no universo linux agora, com certeza não deve saber que até a pouco tempo atrás quase não se falava em grandes games pra Linux. Graças a iniciativa da Valve, em parceria com a Canonical, de trazer o Steam pra Linux muitas portas se abriram, incentivando outras empresas (como a Blizzard que está trazendo o World of Warcraft pra Linux e a SCS que trouxe o Euro Truck Simulator 2), a portarem seus games pra Linux.

A notícia de hoje, apesar de não ser de mais um game sendo portado pro universo do pinguim, é muito bacana e tem tudo haver com games.

Os desenvolvedores do Gallium3D, uma biblioteca open source de aceleração 3D, anunciaram que conseguiram compatibilizar a biblioteca com o Direct3D 11, uma das principais bibliotecas usadas pela maioria dos games pra Windows. Segundo eles o Gallium3D pra Linux funciona perfeitamente nos games onde se é necessário a biblioteca D3D9.dll, além de ter um desempenho incrivelmente melhor que o Wine oferece. Até agora as acelerações 3D no Linux eram suportadas pelas OpenGL, que infelizmente nem sempre funcionavam muito bem.

fonte: http://sejalivre.org/e-os-gamers-vao-a-loucura-linux-recebe-suporte-ao-direct3d-da-microsoft/

Microsoft roendo a corda, entregando as pontas? ... no mínimo curiosa essa atitude...
Ubuntu Studio 22.04 LTS

garfo

Agora vamos ver se as desenvolvedoras de jogos olharão para o linux com mais importância.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

ylloluis

ola pessoal

talvez algum dia veremos um windows open source  ::)

sistema >---> Debian 8.1

De volta a ação

Renan Rischiotto


BrunoPT

A partir de agora vamos deixar de ver jogos nativos... na caixa dos jogos vai passar a dizer "S.O: Windows, Mac, Linux (Wine)"

Shinigammy

Mas que notícia boa! :D

Citação de: BrunoPT online 18 de Julho de 2013, 05:39
A partir de agora vamos deixar de ver jogos nativos... na caixa dos jogos vai passar a dizer "S.O: Windows, Mac, Linux (Wine)"

Bruno, eu acho que seria ainda melhor se o jogo rodasse sem precisar do Wine :P
Acredito que algumas vezes o mesmo prejudica um pouco o desempenho do jogo, além de limitar alguns recursos.
Positivo Master N170i - Intel® Core™ i5-2450M CPU @ 2.50GHz × 4,
Intel® Sandybridge Mobile, 4Gb RAM ddr3, 14", Ubuntu 12.04 - 64x

irtigor

Traduziram tudo errado, o Christoph Bumiller é associado ao projeto de driver aberto pra placas nvidia, e o suporte é pro Direct3D 9.

O email original: http://lists.freedesktop.org/archives/mesa-dev/2013-July/041900.html

haereticus

- gallium wasn't ready for D3D11, and still isn't, but it is ready for D3D9.

- gallium não estava pronto para D3D11, e ainda não é, mas ele está pronto para D3D9.




Parabéns ao deficiente visual que traduziu o texto errado e disse que era o Directx 11.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Shinigammy

Caramba! Que erro grosseiro de tradução! o
Positivo Master N170i - Intel® Core™ i5-2450M CPU @ 2.50GHz × 4,
Intel® Sandybridge Mobile, 4Gb RAM ddr3, 14", Ubuntu 12.04 - 64x

nomade

#9
Citação de: irtigor online 18 de Julho de 2013, 19:11
Traduziram tudo errado, o Christoph Bumiller é associado ao projeto de driver aberto pra placas nvidia, e o suporte é pro Direct3D 9.

O email original: http://lists.freedesktop.org/archives/mesa-dev/2013-July/041900.html
Sim... hehehe verdade!! Que falha bizarra.
Outro erro foi falar que o OpenGL nem sempre funciona bem, quando o problema está em que simplesmente dá trabalho portar o jogo do Directx para OpenGL. Tem que começar do zero, praticamente. Se o processo de criação for feito em cima do OpenGL não dá problemas. Existem diversos especialistas que indicam que o OpenGL é bem superior ao Directx.

Olhem só: (é meio antiga essa matéria, mas tá valendo)
http://www.tecmundo.com.br/12142-5-motivos-que-indicam-a-superioridade-do-opengl-sobre-o-directx-video-.htm
Ubuntu Studio 22.04 LTS