...Na boa, qual a vantagem de um Mac OS X? Sem nenhuma possibilidade de upgrade....pra mim, computador que tem até o hardware fechado não merece ser chamado de computador....
Ola,
Vantagens sobre outros sistemas:
1) O hardware e o software são totalmente integrados, levando a uma maior facilidade de uso.
Para se obter o mesmo efeito no GNU/Linux, são necessários uma compilação cuidadosa do kernel e a compilação de cada pacote de programa adicional, o que dá bastante trabalho.
2) Como qualquer máquina, é possível sim se fazer upgrade, seja desktop ou notebook, cada um com suas restrições. Os mac não são nada diferentes "por dentro" de qualquer computador padrão IBM de hoje em dia.
Houve época (PowerPC) onde os mac vinham com discos scsi e outros dispositivos não tão comuns aos IBM clones, mas nada que não pudessem ser atualizados. Hoje em dia, com arquitetura Intel, tudo se nivelou por baixo.
A única diferença em se atualizar hardware de um Mac sobre os outros IBM clones é que ele exige dispositivos de alta qualidade. Memorias Ram de ponta, placas de vídeo de ótima qualidade, etc. Existem no mercado Placas de Video e
placas de video com o mesmo chipset sejam ATI ou Nvidia.
3) A vida útil da maquina. Num Mac, ele é projetado para um ciclo de vida de 5 anos no mínimo, o que dá uma tremenda vantagem sobre os IBM clone, principalmente com Windows, com ciclo de vida de 3 anos.
Pelo custo/beneficio, Um Mac é mais barato no final da vida útil que qualquer Intel/Windows.
Já pelo lado do GNU/Linux, não é necessário comparar, pois Mac's usam Unix, e o Linux é um primo dele, e em essência são idênticos no kernel, shell e aplicativos em terminal. A diferença é muito pequena. Teste um freeBSD e veja você mesmo.
4) Em razão do item 1) já citado, a experiência do usuário é infinitamente mais prazerosa quando se liga um Mac pela primeira vez. A curva de aprendizado é mínima em relação ao GNU/Linux.
Como uso os três sistemas, Mac OS, Windows e GNU/Linux, posso afirmar que para quem não é PHD em sistemas operacionais nem tem certificação (eu tenho) em qualquer um deles, os Mac, fechados(nem tanto) e proprietários (nem tanto) valem cada centavo investido se o intento é comprar/ligar/trabalhar e fazer valer o seu dinheiro.
Numa comparação Mac X Windows, o Mac é ouro, o Windows é pó.
Numa comparação Mac X GNU/Linux o Mac é ouro e o GNU/Linux é platina ( vale mais que o ouro, mas é difícil de encontrar ou seja, no caso, mexer)
5) Nos Mac é possível se rodar todos os aplicativos do GNU/Linux bastando para isto ser um usuário avançado. E não é virtualizado não, é usar compilado.
Mas isto já é uma outro história, pois usuários beeeem avançados (o que não é meu caso, me julgo um simples iniciante) nem discutem mais este tipo de assunto, simplesmente aceitam os sistemas como eles são, e quando encontram problemas compilam seus próprios códigos, eheheheh. Este tópico é um exemplo disto....
[]'s