Autor Tópico: O Linux está preparado para os desktops domésticos?  (Lida 13796 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Online: 09 de Julho de 2013, 22:27 »
Venho usando Linux já a algum tempo, e durante o uso diário do sistema, ás vezes encontro problemas no que se refere ao entretenimento do Linux. Acredito que o Linux é excelente para programação, servidores e etc, mas penso que ainda não é 100% recomendado para usuários comuns. Por exemplo, eu vejo bastante vídeos do YouTube, e hoje mesmo, ao ver um, em certo momento ele simplesmente ficava falhando...pode ser que seja o Adobe Flash Player do Linux que seja uma droga (já que é bem desatualizado). Loguei no Windows e fui ao mesmo vídeo, e ele não falhou quando estava reproduzindo naquela hora. Vejam o caso dos jogos, nem preciso dizer nada, pois todos já sabem que o Linux ainda gatinha nessa questão, poucos jogos, drivers de vídeo desatualizados....Então é por experiência própria que digo mesmo, o Linux ainda tem muito que evoluir nesse aspecto, mas sem apoio dos desenvolvedores fica impossível, tomara que um dia ele cresça e fique "utilizável" para o usuário final. Sim é uma crítica, mas creio que seja construtiva, e eu não vou abandonar o Linux, mas enquanto ele estiver assim, permanecerá em dual boot.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2013, 22:31 »
Pra mim, Linux é perfeito pra Computadores Domésticos e Servidores.

Linux Forever. ;D

Offline NOOB Saibot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Re: O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2013, 22:35 »
Hoje pluguei um HD externo de um colega de serviço no meu pc de trabalho
que roda Win7, Resultado: Perdi um tempão pra catar na unha oque um ativirus pago deveria fazer.
Acho que não preciso falar mais nada.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2013, 23:17 »
Pra mim, Linux é perfeito pra Computadores Domésticos e Servidores.

Linux Forever. ;D

Qual é, sejamos realistas rsrs

Eu não sou obcecado pelo Linux nem Windows nem nada. Reconheço os pontos fortes e fracos dos sistemas...

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2013, 23:19 »
Eu sou obcecado por segurança, estabilidade, e performance, coisa que no Window$ nunca encontrei. ;D

É antigo, mas dá pra ter uma noção.

« Última modificação: 09 de Julho de 2013, 23:23 por Arthur Bernardes »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2013, 23:40 »
Para usuários novatos, que só usaram Windows na vida, eu acho que não. E se forem tentar usar, a curva de aprendizado será bastante longa, além das frustrações com problemas que antes eles não tinham no Windows (drivers wireless (realtek, principalmente), som chiando, falta de jogos modernos, falta de suporte pela maioria das operadoras de internet, ser usado por uma parte ínfima da população, etc.)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2013, 23:46 »
Drivers Realtek (rede) são os que melhores funcionam comigo no Linux, o contrário do que vejo das Broadcom. :(

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2013, 00:13 »
Por falar em sistemas operacionais, tem um que consegue ser pior que o Windows, o Mac OS X  :D
O negócio consegue ser mais fechado ainda que o Janelas  ::)
« Última modificação: 10 de Julho de 2013, 00:20 por Renan Rischiotto »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2013, 00:14 »
Além de fechado, extremamente caro em relação ao outro.

O Tio Steve sabe cobrar hein?!!

* Lamento pela morte dele. :(

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2013, 00:21 »
Na boa, qual a vantagem de um Mac OS X? Sem nenhuma possibilidade de upgrade....pra mim, computador que tem até o hardware fechado não merece ser chamado de computador  ;D

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2013, 07:49 »
Renan, aqui não tenho problema em assistir vídeos, talvez seja algum problema de hardware, aqui tenho um chipset Nvídia e processador AMD.Também não tenho problema com drivers, uso webcam da MS, multifuncional HP, smartphone Galaxy Nexus, outro LG. wi-fi.Agora, concordo com o garfo, para quem sai direto do Windows o negócio ainda fica feio.
Usuário Linux- 449417

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2013, 08:12 »
Aqui todos videos do youtube rodam normal também. Creio que deva ser um problema isolado (bug) da distro que você usa ou de hardware.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2013, 08:24 »
Venho usando Linux já a algum tempo, e durante o uso diário do sistema, ás vezes encontro problemas no que se refere ao entretenimento do Linux. Acredito que o Linux é excelente para programação, servidores e etc, mas penso que ainda não é 100% recomendado para usuários comuns. Por exemplo, eu vejo bastante vídeos do YouTube, e hoje mesmo, ao ver um, em certo momento ele simplesmente ficava falhando...pode ser que seja o Adobe Flash Player do Linux que seja uma droga (já que é bem desatualizado). Loguei no Windows e fui ao mesmo vídeo, e ele não falhou quando estava reproduzindo naquela hora. Vejam o caso dos jogos, nem preciso dizer nada, pois todos já sabem que o Linux ainda gatinha nessa questão, poucos jogos, drivers de vídeo desatualizados....Então é por experiência própria que digo mesmo, o Linux ainda tem muito que evoluir nesse aspecto, mas sem apoio dos desenvolvedores fica impossível, tomara que um dia ele cresça e fique "utilizável" para o usuário final. Sim é uma crítica, mas creio que seja construtiva, e eu não vou abandonar o Linux, mas enquanto ele estiver assim, permanecerá em dual boot.

Comigo, vídeos no Youtube funcionam perfeitamente, tanto no meu pc de casa que uso Ubuntu 13.04, como no do trabalho que é 12.10. Em ambos, uso placas de vídeo Geforce e navegador Google Chrome.

Já jogos, isso aí não é questão de ser fácil para usuário final. Na verdade, isso aí é devido ao gigantesco monopólio que a Microsoft fez com softhouses, para elas otimizarem seus jogos para o Windows. Um exemplo disso é a Epic Games, que portou para Linux jogos como Unreal Tournament, UT2003 e UT2004, mas que não pôde fazer isso no UT3 nem na série Gears of War, devido a complicações contratuais por parte da Microsoft (se fizessem, podiam ser processadas, ou algo assim). E isso não acontece só com Linux não. Também ocorre com o Mac OS X, que possui tão poucos jogos quanto o Ubuntu (mesmo com a chegada do Steam).

clodoaldops

  • Visitante
Re: O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2013, 08:31 »
-uso linux + windows em dual-boot desde 2008
-o unico ponto que windows ainda leva vantagem é com games
-não tenho problemas com videos , musicas, imagens , pacote office ou drivers
- ou seja , atende perfeitamente um usuario domestico
-com a vantagem da segurança

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: O Linux está preparado para os desktops domésticos?
« Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2013, 08:53 »
Volto a repetir tudo que já disse nesse tópico... chega ser reduntante os argumentos iniciais...!!!

Principal crítica ao GNU/Linux é sempre o mesmo: a falta de jogos.

É tão simples resolver: faça dual boot com Windows.

Qual o crime/pecado nisso...?!?!?

Ou melhor: se for gamer, não venha para o GNU/Linux.

Imagine se eu que uso o Ubuntu desde a versão 10.04 resolvesse voltar para o Windows, tentando encontrar as mesmas características e qualidades que tenho no GNU/Linux, e não as encontrasse, e ficasse reclamando por causa disso, não seria muito mais fácil eu retornar para casa (para o Ubuntu)...?!?!?

O raciocínio é o mesmo...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz