Autor Tópico: [ RESOLVIDO ] Central de Programas do ubuntu com problema no Ubuntu 13.04  (Lida 6913 vezes)

Offline alribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Olá pessoal, usando o clichê, "Sou novo aqui no fórum". Não estou duplicando tópico, caso estejam julgando assim. os tópicos já postados ou não batem com a versão do Ubuntu que estou usando (Ubuntu 13.04) e contém recursos das versões do sistema referenciados nos mesmos tópicos ou o "cenário" é completamente diferente do meu e mesmo realizando os procedimentos informados não dá certo.

Acredito que o problema ao qual estou enfrentando está no âmbito de sistema. Já fiz várias pesquisas no pai Google e outros buscadores mas não encontrei a resposta:

Problema:
Após algum tempo á instalação do ubuntu 13.04 no meu laptop e updates no S.O., a Central de Programas do Ubuntu não me permite mais instalar qualquer aplicativo que faço pesquisa. O botão "Instalar" simplesmente está desativado. Atualmente ele só me serve de pesquisa de repositório do sistema, daí então instalo os aplicativos que ele encontrou pelo "apt-get".

Procedimentos realizados:

 1- Segui os procedimentos deste tópico: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,99333.msg546362.html#msg546362 ;
 2 - Reinstalação da central de Programas: $ sudo apt-get install --reinstall software-center
           Mensagem de erro: "WARNING:softwarecenter.db.update:The file: '/usr/share/app-install/desktop/workrave:workrave.desktop' could not be read correctly. The application associated with this file will not be included in the software catalog. Please consider raising a bug report for this issue with the maintainer of that application";
 
Cenário:
    
  • Ubuntu 13.04 devidamente atualizado;
  • Conexão de internet 3G;
  • Nenhuma configuração de firewall foi realizada por mim;
  • Ambiente doméstico, ou seja, não uso meu note em ambiente corporativo;
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, 13:07 por alribeiro »

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Central de Programas do ubuntu com problema no Ubuntu 13.04
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2013, 14:54 »
Olá, amigo.

Seja bem vindo ao fórum.
Se me permite dizer, um tópico muito bem feito e explicado sobre seu problema. Com os detalhes fornecidos, me parece que o problema pode estar com o programa Workrave, cujo link para download pode ser encontrado aqui: http://www.workrave.org/download/ se necessário uma reinstalação sem usar a Central de Programas.

Recomendo a desinstalação deste programa e depois tente reinstalar a Central de Programas. Depois disso, espero que a Central volte a funcionar normalmente.

Offline alribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Central de Programas do ubuntu com problema no Ubuntu 13.04
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2013, 09:13 »
Obrigado Pedru.
                 Bom, já fazem 3 dias que estou tentando resolver o problema e até em fóruns gringos pesquisei, encontrei pessoas com o mesmo problema e, no entanto, ainda sem solução. Acho que a canonical terá que melhorar um pouco mais esses recursos se quer competir em "usabilidade" com o S.O. da M$. Concluo, ao menos por enquanto, pois gostaria de dar minha contribuição e sou persistente, que podemos ainda usar outras alternativas:

1- A instalação de um app pela Central de Programas do ubuntu pode ser realizada através do menu "Arquivo" opção "Instalar", mas isso só depois que se clica no botão "Mais informações";
2 - Usar o apt-get ou o dpkg após ter consultado o nome do app na central de programas do ubuntu.

A proposito Pedro, realizei os procedimentos que você mencionou mas também não obtive sucesso. De qualquer forma muito obrigado por ter respondido esse tópico. Encontrando alguma solução anunciarei aqui no fórum.
« Última modificação: 26 de Junho de 2013, 12:45 por alribeiro »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Central de Programas do ubuntu com problema no Ubuntu 13.04
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2013, 15:15 »
Abra a central de programas a partir de uma janela de textos, com o comando "gksudo software-properties-gtk".

Anote qualquer mensagem de erro que você receber, e poste aqui.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline NOOB Saibot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Re: Central de Programas do ubuntu com problema no Ubuntu 13.04
« Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2013, 15:22 »
Vai até Gerenciador de pacotes synaptic e procure software-center, não desistale, apenas reinstale.
Eu uso o Deepin software Center, pesquisa sobre esse app que vale a pena.

Offline alribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Central de Programas do ubuntu com problema no Ubuntu 13.04
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2013, 12:39 »
Olá Zekkerj. Segue a mensagem de erro com o comando que vc me informou:
(gksu:16555): GConf-WARNING **: Client failed to connect to the D-BUS daemon:
Did not receive a reply. Possible causes include: the remote application did not send a reply, the message bus security policy blocked the reply, the reply timeout expired, or the network connection was broken.
Erro do GConf: Servidor D-BUS não está em execução

Offline alribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Central de Programas do ubuntu com problema no Ubuntu 13.04
« Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2013, 13:04 »
Problema resolvido. Causa:

  • Network Manager não reconhecendo conexão de rede 3G

Solução:

  • Configurar na mão uma "BANDARGA MÓVEL" no gerenciador de rede;
  • Criar uma regra (bash scrip) no  /etc/udev/rules.d/ para que o sistema reconheça e ative o modem

Considerações:

1 - Mesmo com o aplicativo Mobile_Partner que faz com que os modens 3g atuais sejam facilmente instalados nas distros linux, foi necessário utilizar os recursos citados acima
2 - Segue o site com o passo a passo para os que não são experts em linux, como eu.

http://www.so-dicas.info/como-instalar-um-modem-3g-huawei-no-linux-ubuntu/