Autor Tópico: Instalação do Ubuntu não reconhece partição do windows  (Lida 14062 vezes)

Offline luhciano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Instalação do Ubuntu não reconhece partição do windows
« Online: 13 de Junho de 2013, 08:30 »
Bom dia pessoal,
estou com um problema na instalação do Ubuntu 12.04 LTS.
No meu notebook é um HP 1000 notebook PC e estava com o windows 8 64bit, mais formatei ele e instalei o windows 7 ultimate 64bit.
Deixei no HD 100gb reservador para o linux na hora da instalação do windows, instalei o windows normal e fui instalar o Linux.
Coloquei o CD do Linux para roda, boot pelo o CD e coloquei para instalar o ubuntu no hd.

Na hora de escolhe as opção de instalação ele não apareceu: instalar ubuntu ao lado do windows 7, apenas apareceu apagar arquivos e instalar o ubuntu ou avançado,
coloquei em avançado e para minha surpresa o ubuntu não reconheceu nenhuma partição, nem a do windows 7 ntfs e nem a que deixei reservado para ele, ele simplesmente mostrou como se o hd estivesse todo vazio, 500gb de espaço vazio sem partição.

Já tentei particionar o hd de novo, ja exclui a partição e criei outro, ja tentei quase de tudo e o ubuntu não reconhece!

alguém poderia me da uma luz do que fazer?

Sou iniciante no linux e gostaria muito de instala-lo para estudar mais ele.

Fico no aguardo.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu não reconhece partição do windows
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2013, 08:35 »
Abre em live CD, escolha testar o Ubuntu e abra o gparted. Dê um print e posta a imagem aqui pra a gente dar uma olhada.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu não reconhece partição do windows
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2013, 12:19 »
-Tente usar o ubuntu-13.04-64bits
-acho que o 12.04 não tem suporte ao uefi-secure/boot das máquinas novas que vem com win8

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu não reconhece partição do windows
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2013, 12:21 »
Tentou instalar o Ubuntu 12.04 32 ou 64 bits?
Tem que ser 64 bits para computadores novos.

Offline luhciano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu não reconhece partição do windows
« Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2013, 18:27 »
Abre em live CD, escolha testar o Ubuntu e abra o gparted. Dê um print e posta a imagem aqui pra a gente dar uma olhada.




http://uploaddeimagens.com.br/imagens/screenshot_from_2013-06-13_21_22_39-png

esta ai a imagem, sinceramente nao sei o que fazer!

o ubuntu 12.04 64bit pega sim o uefi pois tem no site do ubuntu e quando coloquei para da o boot ele me apareceu opcao uefi..
e nao tenho mais o windows 8 instalado, agora e o windows7 64bit SEM uefi

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu não reconhece partição do windows
« Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2013, 19:44 »
É... dessa vez me pegou... nunca ví isso ocorrer. Vejamos...
Se você já instalou muita coisa no Windows, experimente desfragmentar e fazer uma verificação de disco, depois disso tente novamente.

Ubuntu Studio 22.04 LTS

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu não reconhece partição do windows
« Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2013, 19:51 »
Não quer instalar só o Ubuntu 12.04, depois instalar o VirtualBox e por o Windows 7 dentro? Acho bem melhor hoje fazer isso. Dual boot não é uma coisa muito prática - ainda mais se vai usar o outro SO só pra algumas coisas.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu não reconhece partição do windows
« Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2013, 22:40 »
Não quer instalar só o Ubuntu 12.04, depois instalar o VirtualBox e por o Windows 7 dentro? Acho bem melhor hoje fazer isso. Dual boot não é uma coisa muito prática - ainda mais se vai usar o outro SO só pra algumas coisas.
É bom observar que tipo de aplicativos pretende usar se escolher essa opção do virtualBox, pois virtualizando perde-se muito desempenho, não sendo ideal para quem quer executar jogos ou aplicativos mais exigentes. É mais prático, mas pode ser bem menos eficiente.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu não reconhece partição do windows
« Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2013, 22:47 »
Coloca a saida do fdisk aqui

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu não reconhece partição do windows
« Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2013, 23:09 »
É bom observar que tipo de aplicativos pretende usar se escolher essa opção do virtualBox, pois virtualizando perde-se muito desempenho, não sendo ideal para quem quer executar jogos ou aplicativos mais exigentes. É mais prático, mas pode ser bem menos eficiente.

Tendo 6GB ou mais de RAM e processador Intel Core i5 ou superior, não há tanta diferença assim.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu não reconhece partição do windows
« Resposta #10 Online: 16 de Junho de 2013, 03:49 »
É bom observar que tipo de aplicativos pretende usar se escolher essa opção do virtualBox, pois virtualizando perde-se muito desempenho, não sendo ideal para quem quer executar jogos ou aplicativos mais exigentes. É mais prático, mas pode ser bem menos eficiente.

Tendo 6GB ou mais de RAM e processador Intel Core i5 ou superior, não há tanta diferença assim.
Quais são os aplicativos que você roda pelo virtualbox? Se você usa uma distro linux no virtualbox é mais tranquilo do que windows. Sabes que se for para jogos ou aplicativos que dependem de aceleração 3D e 2D o virtualbox só oferece 128MB não é? E isso independe de sua vga e mesmo instalando os adicionais para convidados.
Tentou rodar algum jogo pesado alguma vez e conseguiu? Tentou usar AutoCad alguma vez e conseguiu bom desempenho? Tenho um amigo engenheiro que depende do AutoCad, ele até usou outros para GNU/Linux que gostou, mas perdia a dinâmica com colegas da equipe dele e tentou o AutoCad no windows pelo Virtualbox que não rolou legal, mesmo usando um note com Core i3. Ficou sofrível, então ele partiu para o dualboot.
É desse tipo de coisa que estou falando.
Se o cara quiser tentar, acho válido, mas não prometam a ele que não tem perda de desempenho, pois isso não é verdade.
O que tem menos perda de desempenho é o vmWare. Conheço um instrutor da Oracle que usa versão gratuita do vmWare tanto em casa quanto (pasmem) no trabalho, não vou dizer o nome do cara, mas é nessa base, rsrsrs
O virtualBox melhorou muito, mas não tá fazendo milagre não, nem se compara a uma instalação de verdade, amigos.
« Última modificação: 16 de Junho de 2013, 03:54 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS