Autor Tópico: Problema com resolução  (Lida 7564 vezes)

Offline cmsales

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Problema com resolução
« Online: 11 de Junho de 2013, 13:12 »
Bom, instalei o Ubuntu há alguns dias atrás, porém fiquei insatisfeito com a baixa resolução da tela (1024x768) e baixei o driver da minha placa de vídeo (HD 7850) para poder ter uma resolução maior. No entanto, depois que instalei o driver e reiniciei o sistema, o monitor mostrou a mensagem "Input not Supported". Procurei ajuda em outros fóruns para tentar modificar pelo Terminal, porém, não obtive sucesso.

Qualquer um que possa me ajudar, agradeço desde já.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Problema com resolução
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2013, 14:42 »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Problema com resolução
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2013, 15:13 »
Seja mais claro, qual versão do Ubuntu você está usando? E qual versão do driver instalou? É a versão disponível nativamente no sistema? Qual é sua placa (HD 7850 para mim pode ser a primeira vista Intel, Nvidia ou ATI, sei lá!).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Problema com resolução
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2013, 15:24 »
Seja mais claro, qual versão do Ubuntu você está usando? E qual versão do driver instalou? É a versão disponível nativamente no sistema? Qual é sua placa (HD 7850 para mim pode ser a primeira vista Intel, Nvidia ou ATI, sei lá!).

Geralmente esse problema não é de driver da placa de vídeo nem da versão do Ubuntu, e sim do próprio Linux.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Problema com resolução
« Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2013, 15:50 »
Seja mais claro, qual versão do Ubuntu você está usando? E qual versão do driver instalou? É a versão disponível nativamente no sistema? Qual é sua placa (HD 7850 para mim pode ser a primeira vista Intel, Nvidia ou ATI, sei lá!).

Geralmente esse problema não é de driver da placa de vídeo nem da versão do Ubuntu, e sim do próprio Linux.

Até eu saber todas essas informações, inclusive a versão do kernel linux utilizado, não dá para ficar adivinhando. Esses drivers da Nvidia tem vários graus de compatibilidade com o kernel do linux, dependendo da versão (3.2, 3.5, 3.8...).

Toda informação a mais é sempre bem vinda aqui no fórum.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Problema com resolução
« Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2013, 17:19 »
Não amigo Renan, você está totalmente errado.

O problema não é o Linux, mas sim do fabricante que não disponibiliza drivers "que prestam" para o Linux, tampouco liberam seu código fonte.

A Nvidia tem muito boa compatibilidade com o Kernel Linux, uso uma Nvidia com Kernel 3.5.0-35 com o Driver "Current-Updates" da Nvidia, e funciona uma maravilha.

A Intel tem total compatibilidade com Linux, visto que já tem seus drivers compilados no Kernel Linux.

Tenho um desktop (na assinatura), com uma ATI HD4550, com o mesmo kernel, mas ela dá problema, se usar o Driver Open-Source, até que vai bem, mas só funciona mesmo se colocar o driver Legacy fazendo um "downgrade" do Xorg (tópico do Nomade), caso o contrário, o computador nem inicia.

Então como pode ver, não é culpa do Linux, e sim do fabricante que provê esses drivers "porcos" até agora, espero que isso mude num futuro próximo. :)

Offline cmsales

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Problema com resolução
« Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2013, 21:08 »
Seja mais claro, qual versão do Ubuntu você está usando? E qual versão do driver instalou? É a versão disponível nativamente no sistema? Qual é sua placa (HD 7850 para mim pode ser a primeira vista Intel, Nvidia ou ATI, sei lá!).

Ubuntu 13.04; AMD Catalyst 13.4; Sim ; AMD Radeon HD 7850.

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Problema com resolução
« Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2013, 21:52 »
Eu nestas ultimas semanas pesquisei muito sobre os drivers de vídeo principalmente sobre amd e intel. Descobri que o problema é o x.xorg na versão 1.13 que não é compatível com os drivers disponibilizados pela amd, referente as placas consideradas Legacy, HD 4000 series para as mais antigas, ficamos então a merce da AMD disponibilizar um driver que seja compatível. Agora a hd 7850 se não me engano tem um driver no site da amd já compatível.
Aqui as distros que funcionaram o driver até 13.1 legacy da amd, foram Linux Mint 13 (versão original, Kernel 3.2, x.xorg 1.11) e o ubuntu 12.04 LTS mas fazendo um downgrade para x.xorg 1.12 e Kernel 3.5
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Problema com resolução
« Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2013, 21:56 »
Muito bem entendido amigo, é esse mesmo o processo para conseguir instalar os drivers.

Uma vez, por erro, instalei os Drivers Legacy, com a versão do Xorg 1.13 com o Kernel 3.5, aí o ambiente gráfico não queria reiniciar, aí tive que entrar pelo Kernel 3.2 e fazer a "downgrade" do Xorg.


Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Problema com resolução
« Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2013, 22:01 »
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Problema com resolução
« Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2013, 22:02 »
Eu segui o do "nomade" aqui na seção de "Dicas e Truques", funciona beleza.

Veja.

==> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,101608.0.html

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Problema com resolução
« Resposta #11 Online: 11 de Junho de 2013, 22:21 »
Eu segui o do "nomade" aqui na seção de "Dicas e Truques", funciona beleza.

Veja.

==> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,101608.0.html

Agora lembrei que foi seguindo esse tutorial que consegui instalar no ubuntu 12.04, li tanta coisa que não lembrava mais.  ;D

PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Problema com resolução
« Resposta #12 Online: 12 de Junho de 2013, 00:11 »
A Radeon HD 7850 não é legacy, aliás é top! É o que há no momento! Para instalar corretamente é só seguir:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install build-essential linux-source linux-headers
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install linux-headers-`uname -r`
Depois disso, instale o driver "fglrx" que está no repositório.
Instalado e funcionando, altere a resolução pelo Catalyst.

Obs.: Algumas vezes após atualizar a versão do kernel, o sistema não atualiza o linux-headers. Quando isso acontecer, vai dar erro no seu vídeo, vai ficar sem o Unity. Para resolver, é só dar ctrl+t que vai abrir o terminal, aí execute o comando

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install linux-headers-`uname -r`
ele vai atualizar os headers e vai voltar ao normal quando você reiniciar.

É o que eu posso dizer por enquanto, funciona no Ubuntu 12.04 e Ubuntu 12.10. Ainda não testei o 13.04, mas funcionou com um outro colega do forum para uma Radeon HD dessas mais novas. Nem vou testar tão cedo o 13.04, não estou com vontade nem tempo no momento, meu sistema tá redondinho, tô com pena de mexer e um pouco de preguiça também (devo admitir). Minha esposa tá grávida de novo e eu tô meio atolado por esses dias, hehe
« Última modificação: 12 de Junho de 2013, 00:18 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline cmsales

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Problema com resolução
« Resposta #13 Online: 12 de Junho de 2013, 08:04 »
Errrr, nenhuma das soluções apresentadas deu certo aqui. A do comando xrandr é impossível usar pois toda vez que uso esse comando aparece a mensagem "Can't open Display". Alguém mais tem alguma solução? '-'

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Problema com resolução
« Resposta #14 Online: 13 de Junho de 2013, 07:47 »
Errrr, nenhuma das soluções apresentadas deu certo aqui. A do comando xrandr é impossível usar pois toda vez que uso esse comando aparece a mensagem "Can't open Display". Alguém mais tem alguma solução? '-'
Qual resultado do comando:
Código: [Selecionar]
glxinfo | grep render?
Ubuntu Studio 22.04 LTS