Ubuntu não instala, ao contrário de outras distros

Iniciado por Brenno Flávio, 10 de Junho de 2013, 21:25

tópico anterior - próximo tópico

Brenno Flávio

Faz semanas que procuro a solução deste problema, sem sucesso. Tento instalar o Ubuntu 13.14 e 12.04 32 e 64 bits através de CD, DVD e USB, porém, no meu notebook todas as opções começam o boot, mas a tela apaga com menos de 10 segundos. Logo em seguida instalei no meu outro computador e em máquina virtual, e funcionou perfeitamente.

Instalei no meu notebook o Linux Mint, que está funcionando perfeitamente (estou postando dele). O Fedora (KDE) iniciou corretamente, carregando o Live CD. Aparentemente é algo relacionado com o Ubuntu. Como faço para resolver?

alisson_sdj

ola amigo ja tentou baixar outra .iso ? que tipo de programa você usa para criar o live ?
"A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo." Alan Kay

Arthur Bernardes

Brenno Flávio

Já baixei diversas ISO's, sempre tentando no notebook e no computador para ter uma comparação. Sempre funciona no computador, e não no notebook. Já usei, pelo Windows 7, o UNetbootin (inclusive o Linux Mint instalei por ele), e o Nero para DVD. No Linux Mint, usei o USB Image Writer (mintstick), que já vem instalado, além do K3b.

Configurações (Usando o HardInfo):
Processador: 4x Intel(R) Core(TM) i3-2370M CPU @ 2.40GHz
Memória: 4099MB
Vídeo: GeForce GT 640M/PCIe/SSE2

Segue o link para download do relatório completo, qualquer informação é só perguntar, realmente quero o Ubuntu no notebook, não gostei muito do Mint.

http://www.4shared.com/office/ZUGhDc8W/hardinfo_report.html?

Renan Rischiotto

Arthur Bernardes

Hehehe.

Meu desktop é um Pentium 4, 2 GB de RAM e ATI HD4550.

Agora, meu note me humilha, Intel Core I5 (4 cores), 4 GB de RAM, 500 GB de HD e Nvidia 310M.  ;D

Brenno Flávio

Não vou estar feliz com ele enquanto o Ubuntu não estiver instalado kk. Mas comprei ele recentemente, por isso as boas configurações, optei por comprar algo melhor, para aguentar por mais tempo.

Arthur Bernardes

clodoaldops

Na primeira tela do live-dvd em que aparece as opções Testar e Instalar Ubuntu clica F6 para que surja o menu que está à direita, abaixo, onde se navega com as setas e se marca as opções com a barra de espaço.

E as opções que precisam ser marcadas são ("acpi=off" e "nomodset").

Após o boot, que deverá ocorrer sem erros, é possível prosseguir com a instalação.

Depois de iniciar o Ubuntu instalado, deverá proceder com a instalação do driver proprietário da placa-video Geforce.

Brenno Flávio

Então, segui o procedimento de apertar F6 e marcar as opções. Com isso, consegui realizar o boot e formatar o notebook com sucesso. Ao reiniciar o notebook, logo fui nos Drivers Adicionais e selecionei a versão proprietária Geforce (recomendada), e aguardei a instalação. Ao concluir, reiniciei o notebook, pois ele estava lento na hora de carregar os menus do Unity (pensei que os drivers ainda não estavam a funcionar).

Agora, tenho outra decepção: na hora de ligar, ele vai exibindo algumas mensagens durante o carregamento, até chegar em uma que fala "carregando o LightDM". Após isso, ao invés de carregar o LightDM, o notebook fica com a tela toda preta e um cursor branco (idêntico ao do terminal, para digitar), durante um tempo indefinido (deixei mais de uma hora assim).

Não é possível digitar nada, pois aparentemente o teclado não está habilitado (teclas como Caps Lock não acendem seus leds, sinal que não estão funcionando). Não aparece também o cursor do mouse. E agora?

Eliseu Carvalho

Você disse que consegue instalar outras distribuições? Tente-as. Se o Ubuntu não funciona, tem outras que funcionam. Linux é liberdade, e liberdade é escolher o que achar melhor pra máquina  ;D

Sergio Benjamim

Citação de: Brenno Flávio online 11 de Junho de 2013, 12:31
Então, segui o procedimento de apertar F6 e marcar as opções. Com isso, consegui realizar o boot e formatar o notebook com sucesso. Ao reiniciar o notebook, logo fui nos Drivers Adicionais e selecionei a versão proprietária Geforce (recomendada), e aguardei a instalação. Ao concluir, reiniciei o notebook, pois ele estava lento na hora de carregar os menus do Unity (pensei que os drivers ainda não estavam a funcionar).

Agora, tenho outra decepção: na hora de ligar, ele vai exibindo algumas mensagens durante o carregamento, até chegar em uma que fala "carregando o LightDM". Após isso, ao invés de carregar o LightDM, o notebook fica com a tela toda preta e um cursor branco (idêntico ao do terminal, para digitar), durante um tempo indefinido (deixei mais de uma hora assim).

Não é possível digitar nada, pois aparentemente o teclado não está habilitado (teclas como Caps Lock não acendem seus leds, sinal que não estão funcionando). Não aparece também o cursor do mouse. E agora?

Máquina problemática esse heim. Qual driver você instalou? A versão 304 ou 310? Ainda existe a 313, mas esse não foi lançado ainda no ubuntu 12.04, pode ser que no ubuntu 13.04 tenha ele. Quanto maior a versão, mais provável que dê certo aí.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Eliseu Carvalho

Citação de: Brenno Flávio online 10 de Junho de 2013, 21:25Instalei no meu notebook o Linux Mint, que está funcionando perfeitamente (estou postando dele).

Fica com ele então. Ele é baseado em Ubuntu e uma espécie de "salvação" pra PCs que não se dão muito bem com o Ubuntu.

Sergio Benjamim

Tem certeza que sua placa de vídeo é só a GeForce GT 640M? Você não tem aquelas placas híbridas aí não?

Digita esses comandos:

lspci
sudo lshw -C video

Cara, não era para estar dando problema assim, dá uma olhada aqui na página de downloads de drivers da Nvidia, sua placa é suportada. Tem que ver qual versão do driver você instalou, e também o kernel linux usado (3.2, 3.5 ou 3.8).

Edit: Aqui tem uma dica de como instalar o driver 319 no ubuntu.

sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-319 nvidia-settings-319
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Brenno Flávio

É, consegui instalar os drivers seguindo a dica do Sergio, mas o desempenho da máquina ficou muito (mesmo) abaixo do esperado. Instalando pelo site oficial da Nvidia, obtive problemas ao retornar o modo gráfico (a instalação dos drivers do site só era possível pelo modo texto). Além disso, outras funcionalidades do notebook, como wiriless e brilho não estavam funcionando. O Ubuntu não é mesmo a melhor opção para meu notebook  :-[ Vou voltar para o Mint.

Respondendo a pergunta acima, instalei a versão 319.