Windows 8 + Ubuntu 13.04 no Sony Vaio

Iniciado por fmherr, 09 de Junho de 2013, 15:20

tópico anterior - próximo tópico

fmherr

Olá,
Desculpem se a mensagem for duplicada, mas procurei pelo fórum e não consegui encontrar o que precisava.
Eu comprei um Sony Vaio série S com o Windows 8 (UEFI) e gostaria de instalar um o Ubuntu 13.04 para fazer dual boot (eu preciso dos dois).
Já fucei o Google e vi que há algumas soluções mas sempre tem gente com problemas. Alguém sabe de uma maneira mais segura?
Além disso, vi uma coisa estranha. O HD do Sony veio com 5 partições, nesta ordem:
260 MB (partição OEM)
1,44 GB (partição de recuperação)
260 MB (partição de sistema EFI)
666,30 GB NTFS
30,26 GB (Partição de recuperação)

Por que tudo isso? Pode dar problema se eu tentar particionar para o Ubuntu?
Agradeço a ajuda.

filipe donato

OEM - creio que seja algo relacionado ao fabricante do seu note;
As de 1.44 GB e de 32,26 GB - partições de recuperação caso seu sistema apresente algum problema;
A de 260 MB - Acho que deve ser a partição que ajuda o windows a iniciar mais rápido e a do secury boot;
A de 666 GB (Que numero hein!) - Provavelmente é onde o seu windows 8 está instalado;

Teoricamente ficaria difícil vc particionar esse disco pq tem muitas partições, com isso ficaria uma coisa muito desorganizada até para vc,o ubuntu necessita de pelo menos duas partições, o recomendado são 3, uma em "/" outra em "/home" e outra "swap".
Se vc tivesse um windows 8, ficaria melhor pra vc procurar um tutorial de como fazer a instalação dos 2 sistemas, daí vc formataria seu pc com o Windows 8 criando as partições necessárias e depois instalaria o ubuntu.

Ficaria mais ou menos assim(ACHO Q SEU HD É DE 750 GB):

NTFS de 100 GB - para o windows 8
NTFS de 500 GB - para salvar seus arquivos
O que sobrasse(150 GB) poderia servir pra dividir para o ubuntu, sendo:
1 partição em / com uns 40 ou 50 GB;
1 partição em / home com uns 100;
1 partição com 1 GB para a memória swap.

Mas fazer isso fica a seu critério.

fmherr

Obrigado pela resposta.

Queria evitar ter que reinstalar o W8 (formatar), mas talvez seja a melhor opção. Nesse meio tempo estou tentando usar o Ubuntu em uma máquina virtual.

alevian

Sugestão: vá devagar!

Uma das partições deve ter a cópia de seu sistema, como ele vem de fábrica.

Provavelmente, você precisará de um pendrive de 16Gb para ter uma cópia de segurança.
Eu já fiz cópias de sistemas de um Lenovo e de um Positivo, em 2013.
Considero que trata-se de um investimento que vale a pena, embora fosse muito mais justo que o fabricante mandasse a cópia junto com a máquina e não simplesmente deixasse em uma partição.

Feita a cópia, inicialmente você precisará reduzir o tamanho da partição ocupada pelo Windows, de forma a encaixar o Ubuntu.

Se você escolher um 12.04.3, por exemplo, que tem suporte para UEFI e até secure boot não deve ter problemas.

Quanto ao dual boot é possível fazer pelo próprio Windows ou usando um PPA, no Ubuntu.
Mas também pode alternar entre os sistemas, na BIOS, como eu faço. Obs.: É importante gravar o gerenciador de inicialização na própria partição onde será instalado o Ubuntu.

Tenha calma, pesquise e tudo acabará bem. Se der algum probleminha e você tiver a cópia do sistema, será de grande utilidade - imprescindível eu diria.

Aliás, na última semana um colega postou experiência bem sucedida aqui mesmo.
Linux User 586375