Como recuperar contas de usuário após uma nova instalação?

Iniciado por Tupi_BR, 01 de Junho de 2013, 20:19

tópico anterior - próximo tópico

Tupi_BR

Prezados,

Pretendo atualizar meu Ubuntu 12.10 para a versão 13.04 neste fim de semana. Como esta será a minha primeira atualização (uma vez que comecei a usar o Ubuntu na v. 12.10), gostaria de esclarecer uma dúvida antes de levar a coisa adiante. Meu HD está particionado como manda o figurino, isto é, com o sistema numa partição e a pasta /home em outra. Eu preciso saber como faço para reaver todas as contas de usuário após a realização de uma instalação limpa da nova versão. Sei que ao longo da instalação o sistema irá pedir o nome de usuário e senha da conta Root e, desse modo, terei acesso à minha antiga conta Root. Até aí tudo bem. Só não sei como faço para reativar as demais contas padrão. Pesquisei a respeito e não encontrei resposta. Obrigado.

Tupi

EdvaldoSCruz

Citação de: Tupi_BR online 01 de Junho de 2013, 20:19
Prezados,

Pretendo atualizar meu Ubuntu 12.10 para a versão 13.04 neste fim de semana. Como esta será a minha primeira atualização (uma vez que comecei a usar o Ubuntu na v. 12.10), gostaria de esclarecer uma dúvida antes de levar a coisa adiante. Meu HD está particionado como manda o figurino, isto é, com o sistema numa partição e a pasta /home em outra. Eu preciso saber como faço para reaver todas as contas de usuário após a realização de uma instalação limpa da nova versão. Sei que ao longo da instalação o sistema irá pedir o nome de usuário e senha da conta Root e, desse modo, terei acesso à minha antiga conta Root. Até aí tudo bem. Só não sei como faço para reativar as demais contas padrão. Pesquisei a respeito e não encontrei resposta. Obrigado.

Tupi

Oriento então a gravar em CD ou DVD todos os documentos importantes seu, ai sim, fazer uma Instalação "limpa" como dizem, no seu PC.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Tupi_BR

Naturalmente, a minha primeira atitude foi fazer um belo backup. No entanto, pretendo fazer o possível para manter as pastas /home intactas, pois, afinal, a estrutura do linux quanto à divisão entre /home e sistema é uma de suas grandes virtudes. Sendo assim, o ideal é que consigamos formatar apenas o sistema sem comprometer os arquivos pessoais, não é mesmo? Encontrei algumas soluções gringas. O que acham? Será que isso será o bastante para mim?

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1308767

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1354638

Estou meio temerário quanto à essa atualização. Certa vez formatei o sistema, não consegui recuperar minha conta de usuário e precisei formatar tudo. Como resultado perdi todos os meus arquivos. Não gostaria de passar pela mesma experiência. Acho que vou realizar uma atualização "suja" mesmo e deixar para fazer a limpa em outra ocasião.

Abs,

Tupi

selvaking

Se já fez backup não entendo PQ a pergunta. Tanto faz se a instalação e limpa ou suja. É só fazer a instalação e pronto.

Mas nos seu sistema funcionando, aprenda a usar os comandos useradd, userdel, usermod, users, groupadd, groupdel, groupmod, groups.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Tupi_BR

Citação de: selvaking online 02 de Junho de 2013, 11:57
Se já fez backup não entendo PQ a pergunta. Tanto faz se a instalação e limpa ou suja. É só fazer a instalação e pronto.

Mas nos seu sistema funcionando, aprenda a usar os comandos useradd, userdel, usermod, users, groupadd, groupdel, groupmod, groups.

Caro,

O propósito da pergunta é o aprendizado, naturalmente. Em suma, acho bem razoável tentar aprender a formatar a partição do sistema sem ter que apagar o disco inteiro. Dessa vez eu estava animado a fazer os backups, mas imagina ter essa canseira a cada lançamento do ubuntu! Ainda mais no meu caso que não tenho HD externo e não pretendo adquirir um tão cedo (falta de $$$). Agradeço pela dica dos comandos. Vou estudá-los!

Flw