Autor Tópico: Mark Shuttleworth fecha o bug número 1 do Ubuntu  (Lida 10688 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Mark Shuttleworth fecha o bug número 1 do Ubuntu
« Online: 31 de Maio de 2013, 22:41 »
"Mark Shuttleworth, o dono do Ubuntu, anunciou que finalmente foi fechado o bug número 1 do Ubuntu. Este primeiro bug relativo ao Ubuntu tem um significado diferente de qualquer outro, não é um bug de programação, mas sim um objetivo genérico do projeto Ubuntu: ganhar mercado em relação à Microsoft.

Cada vez mais o Ubuntu toma uma posição mais favorável, enquanto que vemos outras empresas a perderem a sua fatia de mercado, nomeadamente a Microsoft. Por esse motivo, e por alguns outros motivos, Mark Shuttleworth resolveu fechar finalmente este bug que já tinha quase 9 anos de existência. Conheça os motivos e dê a sua opinião!"


Leia mais em: http://ubuntued.info/mark-shuttleworth-fecha-o-bug-numero-1-do-ubuntu
« Última modificação: 31 de Maio de 2013, 22:57 por Renan Rischiotto »

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Mark Shuttleworth fecha o bug número 1 do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2013, 22:45 »
Legal  ;D
Isso já era previsto - e faz tempo  ::)
« Última modificação: 31 de Maio de 2013, 22:47 por Eliseu Carvalho »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Mark Shuttleworth fecha o bug número 1 do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2013, 23:57 »
Sei não... acho que ele não deu conta de ultrapassar a Microsoft no marketshare de PCs para desktop, e jogou a toalha.

Essa história de que o Android/servidores ultrapassaram a Microsoft também não cola, porque no "bug" ele especificamente se refere ao mercado de PCs para desktop. Nada de mobile/touch.  :D

Ou seja: Está tentando atirar pra todo lado, pra ver se acerta algo e dinheiro comece a vir para a empresa (e como vemos, no desktop o ubuntu já perdeu, nem adianta sonhar mais).  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Mark Shuttleworth fecha o bug número 1 do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2013, 00:11 »
e como vemos, no desktop o ubuntu já perdeu, nem adianta sonhar mais

Por que esse pessimismo todo? Tem que saber olhar pro futuro - e o futuro está no touch screen mesmo. Inclusive o próprio conceito de "desktop" como conhecemos hoje deverá ser completamente mudado.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Mark Shuttleworth fecha o bug número 1 do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2013, 18:40 »
Calma minha gente, o windows 8 e 8.1 (lançamento) tão jogando a Microsoft num buraco. Vamos crescendo aos poucos, nada acontece do dia para noite, leva anos para inverter a situação.

Apesar que eu tenho medo que a canonical se torne uma futura "Microsoft" com as decisões que vem tomando de um tempo para cá.
« Última modificação: 02 de Junho de 2013, 18:43 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Mark Shuttleworth fecha o bug número 1 do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2013, 13:26 »
Apesar que eu tenho medo que a canonical se torne uma futura "Microsoft" com as decisões que vem tomando de um tempo para cá.

Isso não vai acontecer. Pode mudar o foco dos lucros (Ubuntu Phone e por aí vai), mas o SO continuará gratuito e de código aberto.

Offline Lucimgr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Mark Shuttleworth fecha o bug número 1 do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2013, 13:38 »
Apesar que eu tenho medo que a canonical se torne uma futura "Microsoft" com as decisões que vem tomando de um tempo para cá.

Na minha opinião, a Canonical já é como a Microsoft, a única diferença é que sempre temos pra onde fugir, já que sempre haverá infinidade de opções.
Mas o fato da Canonical querer ganhar mercado e dinheiro não é uma coisa ruim, muito pelo contrário, acho muito produtivo e vantajoso para nós usuários finais.

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Mark Shuttleworth fecha o bug número 1 do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2013, 20:45 »
Apesar que eu tenho medo que a canonical se torne uma futura "Microsoft" com as decisões que vem tomando de um tempo para cá.
Como ela pode ser futura Microsoft se o Mir é GPLv3?

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Mark Shuttleworth fecha o bug número 1 do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2013, 00:50 »
Sei não... acho que ele não deu conta de ultrapassar a Microsoft no marketshare de PCs para desktop, e jogou a toalha.

Essa história de que o Android/servidores ultrapassaram a Microsoft também não cola, porque no "bug" ele especificamente se refere ao mercado de PCs para desktop. Nada de mobile/touch.  :D

Ou seja: Está tentando atirar pra todo lado, pra ver se acerta algo e dinheiro comece a vir para a empresa (e como vemos, no desktop o ubuntu já perdeu, nem adianta sonhar mais).  :-\

+1
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Mark Shuttleworth fecha o bug número 1 do Ubuntu
« Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2013, 00:53 »
Como ela pode ser futura Microsoft se o Mir é GPLv3?

Tornando o ecossistema Ubuntu tão customizado, a ponto de dificultar integrações ou migrações para outra plataforma.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Mark Shuttleworth fecha o bug número 1 do Ubuntu
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2013, 08:41 »
Como ela pode ser futura Microsoft se o Mir é GPLv3?

Tornando o ecossistema Ubuntu tão customizado, a ponto de dificultar integrações ou migrações para outra plataforma.

Perfeito, por mais que ela esteja usando o código livre tá cada vez mais dificil customizar o ubuntu (unity) e cada vez eles tão fechado o sistema operacional.

Creio que chegará o tempo que até para tirar o unity para colocar outro ambiente gráfico vai ser uma gambiarra horrivel no terminal.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Mark Shuttleworth fecha o bug número 1 do Ubuntu
« Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2013, 23:38 »
Como ela pode ser futura Microsoft se o Mir é GPLv3?

Tornando o ecossistema Ubuntu tão customizado, a ponto de dificultar integrações ou migrações para outra plataforma.

Perfeito, por mais que ela esteja usando o código livre tá cada vez mais dificil customizar o ubuntu (unity) e cada vez eles tão fechado o sistema operacional.

Creio que chegará o tempo que até para tirar o unity para colocar outro ambiente gráfico vai ser uma gambiarra horrivel no terminal.
Só pra complementar, hoje mesmo um amigo meu aqui do alojamento veio reclamar que ficou mais difícil customizar o Ubuntu e que ele está tendo dificuldades. Ele usa faz um ano e meio mais ou menos e é iniciante ainda.


E também achei forçado essa de "o paradigma hoje mudou, antes a gente se referia apenas aos pc's, mas hoje temos o mundo mobile blá blá blá"

É tenso viu
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Mark Shuttleworth fecha o bug número 1 do Ubuntu
« Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2013, 13:09 »
Como ela pode ser futura Microsoft se o Mir é GPLv3?

Tornando o ecossistema Ubuntu tão customizado, a ponto de dificultar integrações ou migrações para outra plataforma.

Um exemplo é o Unity, pra usa-lo em outras distros, você tem que substituir bibliotecas importantes, por versões com patchs do Ubuntu. Se os desenvolvedores de aplicativos usarem o Ubuntu como sistema de teste/pra suporte, a tendência é que eles dependam dessas versões modificadas, o que dificulta a vida de quer migrar, ou o inverso (se o programa depende de uma versão não modificada, pode ser complicado usar no Ubuntu).