Autor Tópico: Descompactar  (Lida 1673 vezes)

Offline caramaneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Descompactar
« Online: 22 de Maio de 2013, 18:16 »
Boa noite!!! peço ajuda de voces para descompactar os programas no ubuntu 12.10. Eu andei vasculhando a procura disso na net, achei alguns comandos tipo :
./configure
make
make install
 
mas nao deu certo, depois que eu baixo o programa eu jogo pra qual pasta? para poder tentar os comandos acima? tenho que ter algum descompactador ou ja vem no ubuntu?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Descompactar
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2013, 19:00 »
Ola

Boa noite!!! peço ajuda de voces para descompactar os programas no ubuntu 12.10. Eu andei vasculhando a procura disso na net, achei alguns comandos tipo :
./configure
make
make install

Isto não é descompactar, isto é compilar. Dentro de cada pacote binário existe um arquivo README, leia o mesmo ou pelo menos informe qual o pacote e de onde baixou.

mas nao deu certo, depois que eu baixo o programa eu jogo pra qual pasta? para poder tentar os comandos acima? tenho que ter algum descompactador ou ja vem no ubuntu?

Jogue ele em qualquer pasta, de preferencia nas suas pastas pessoais que não exigem o privilégio do sudo ou root e depois navegue até ela em terminal.

Sim existe um descompactador que já vem no ubuntu, é o pacote tar.

leia o topico fixo do forum => Instalando programas no Ubuntu.

[]'s

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Descompactar
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2013, 19:01 »
Para descompactar basta clicar com o botão direito do mouse e clicar em cima de "Extrair Aqui".

Depois abra o terminal, segure e arraste a pasta em que está o arquivo descompactado e solte dentro do terminal.

Execute os comandos necessários para a instalação do aplicativo.


OBS: não existe algum semelhante já disponibilizado na Central de Programas do Ubuntu para esse aplicativo que você está tentando instalar...?!?!?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline caramaneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Descompactar
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2013, 10:46 »
Amigos obrigado pela resposta, mas sou iniciante instalei o ubuntu nesta semana,entao tenho algumas dificuldades com ele, porem elas estao diminuindo com a ajuda de voces.

Eu baixei o programa e descompectei no modo grafico, ele extrai para a mesma pasta até ai tranquilo, depois vc disse para jogar no terminal desculpa minha ignorancia, mais terminal ? seria na raiz no meu caso partiçao E:

ele nao tem no central de programas.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Descompactar
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2013, 11:04 »
[...]

Eu baixei o programa e descompectei no modo grafico, [...]

Qual foi  o programa que você baixou...?!?!?

De qual site...?!?!?



[...]

depois vc disse para jogar no terminal desculpa minha ignorancia, mais terminal ?

[,,,]

Sim, terminal. É o equivalente ao Promp do DOS no Windows (afinal você fala em ./configure, make e make install. Isto só é possível se fazer no terminal... :)).

Abra-o pressionando ao mesmo tempo Ctrl + Alt + T. Clique na pasta descompactada, arraste e solte-a dentro do terminal. Assim o terminal reconehcerá o endereço correto em que está o arquivo descompactado.

A partir daí você pode ler o arquivo LEIA-ME ou READ ME que está na pasta descompactada e realizar o restante dos procedimentos de instalação.

P.S.: que programa é esse que você está tentando instalar dessa forma...?!?!? Não teria nenhum equivalente já empacotado com a extensão .deb, que é a nativa do Ubuntu...?!?!?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Descompactar
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2013, 11:11 »
Boa noite!!! peço ajuda de voces para descompactar os programas no ubuntu 12.10. Eu andei vasculhando a procura disso na net, achei alguns comandos tipo :
./configure
make
make install
 
mas nao deu certo, depois que eu baixo o programa eu jogo pra qual pasta? para poder tentar os comandos acima? tenho que ter algum descompactador ou ja vem no ubuntu?

Como você diz que acabou de instalar, então deve estar querendo adicionar algumas coisas básicas. Assim, é bem provável que consiga instalar sem precisar compilar. Ou está querendo um programa muito específico, que não existe nos repositórios oficiais?

Offline caramaneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Descompactar
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2013, 17:58 »
Meu ubuntu  o 12.10, mas uma vez obrigado pelas respostas, vamos la.

Dei ctrl +alt+ t e joguei o programa pra, la foi facil, depois fui na pasta e li o arquivo readme que dizia ./configure -make install tentei os comandos mas nao deu certo, depois ainda na linha de comando tentei:

sudo apt-get install reaver e segue o resultado

lendo listas de pacote..... pronto
construindo arvores de dependencia
Lendo informaçoes do estado..... pronto

impossivel encontrar o pacote reaver

 ai onde eu to errando????

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Descompactar
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2013, 18:47 »

 ai onde eu to errando????


Em tudo.

Configure tem que ser executado com permissões corretas, e make-install necessita ter insaladoo pacote build-essentials, além de ser executado como root.

Sudo apt-get install reaver deveria funcionar, já que está presente nos repositorios => http://packages.ubuntu.com/quantal/reaver

Assim, vá na central de programas e instale o reaver por la.

Porém, desculpe a franqueza, se nem sabe instalar um pacote no Linux, por que quer crackear redes?

Alias, depois de instalado o reaver, o forum não poderá te ajudar a configurá-lo, visto crackear redes e um assunto proibido pelas regras do forum.

Isto, e claro, se o reaver a que vocé se refere é o pacote para crackear redes.

Offline caramaneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Descompactar
« Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2013, 15:00 »

 ai onde eu to errando????


Em tudo.

Configure tem que ser executado com permissões corretas, e make-install necessita ter insaladoo pacote build-essentials, além de ser executado como root.

Sudo apt-get install reaver deveria funcionar, já que está presente nos repositorios => http://packages.ubuntu.com/quantal/reaver

Assim, vá na central de programas e instale o reaver por la.

Porém, desculpe a franqueza, se nem sabe instalar um pacote no Linux, por que quer crackear redes?

Alias, depois de instalado o reaver, o forum não poderá te ajudar a configurá-lo, visto crackear redes e um assunto proibido pelas regras do forum.

Isto, e claro, se o reaver a que vocé se refere é o pacote para crackear redes.

Boa tarde!

Mais uma vez obrigado pela resposta!

o Reaver nao e so pra crackear redes tbm serve para segurança nao é? os camandos dele eu conheço muito bem pois ja tive o BT5, e o mesmo já vem instalado. mas realmente sou leigo no linux diferente do windows que conheço desde a versao 3.1 ou melhor MS-DOS se eu nao me engano o 5.0 acho que esse foi a versao anterior ao 6.22( ultimo).

Mas to ouvindo muito falar mt bem das ultimas versoes do linux e to querendo aprender, fui na central de programas e baixei ele por la, extrai, joguei no terminal em digitei sudo apt-get install reaver, mas o erro permance o mesmo mencioando, entao estou dando um upgrade sera que resolve? diz que tem 117mb para atualizar????