Autor Tópico: como instalar impressora/drivers por linha de comando?  (Lida 5722 vezes)

Offline Macross

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
como instalar impressora/drivers por linha de comando?
« Online: 22 de Maio de 2013, 15:35 »
Boa Tarde,

Pesquisei mais tudo que encontrei foi formas de configurar o "cups" via modo gráfico e texto, mas tudo isso com impressoras ja instaladas.
Então minha pergunta "como faço para instalar uma impressora/drivers por linha de comando no ubuntu server i386 12.04.2 LTS." ;D
cups instalado ok
samba instalado ok
E se possivel como eu faço para criar uma impressora virtual que imprima PDF(compartilahda)

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: como instalar impressora/drivers por linha de comando?
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2013, 16:30 »
como eu faço para criar uma impressora virtual que imprima PDF

sudo apt-get install cups-pdf

Offline Macross

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: como instalar impressora/drivers por linha de comando?
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2013, 15:40 »
como eu faço para criar uma impressora virtual que imprima PDF

sudo apt-get install cups-pdf

Beleza consegui imprimir pdf ta rodando 100% no ubuntu. Ela esta compartilhada só que quando envio a impressão ela chega no destino em branco  :(
Obs: eu compartilhei ela via samba para o cliente windows mais não deixei nenhum driver para que o cliente associe a impressora e instale automaticamente(por quer não sei fazer isso^^)mais adicionei a impressora com drivers próprios do windows.
pode ser por isso que esta saindo em branco a impressão?
« Última modificação: 23 de Maio de 2013, 15:44 por Macross »

Offline Macross

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: como instalar impressora/drivers por linha de comando?
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2013, 17:17 »
como eu faço para criar uma impressora virtual que imprima PDF

sudo apt-get install cups-pdf

Beleza consegui imprimir pdf ta rodando 100% no ubuntu. Ela esta compartilhada só que quando envio a impressão ela chega no destino em branco  :(
Obs: eu compartilhei ela via samba para o cliente windows mais não deixei nenhum driver para que o cliente associe a impressora e instale automaticamente(por quer não sei fazer isso^^)mais adicionei a impressora com drivers próprios do windows.
pode ser por isso que esta saindo em branco a impressão?



Era o driver mesmo  ;D
exclui a impressora do Ubuntu reinstalei com novo driver fiz o mesmo no Win7 e pronto  :D
Valeu pela ajuda Eliseu ^^

Offline Macross

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: como instalar impressora/drivers por linha de comando?
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2013, 18:15 »
Instalei o cups por este TUTO: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=52852.0
Depois o cups-pdf como me falou Eliseu
Obs1:. A questão da instalação do driver correto da impressora no ubuntu e no Windows eu fui no site da Impressora e baixei o driver para Linux e o correspondente para Windows instalei em ambos e rodou 100% a impressora.
So que quando eu mando qualquer arquivo .txt .prn não imprimi não chega nem a aparecer no spool da interface gráfica do cups.

Ja fui em /var/spool/cups-pdf/ANONYMOUS/ e em /var/spool/cups-pdf/SPOOL/ não tem nada la nem no /home/meu_usuario/PDF/ do meu usuario.

Obs2: O servidor é virtual estou usando o VirtualBox em uma maquina Windows 7 Ult.

Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço ^^
« Última modificação: 27 de Maio de 2013, 18:17 por Macross »