Autor Tópico: Voltei... Com algumas ideias.  (Lida 5979 vezes)

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Voltei... Com algumas ideias.
« Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2013, 03:10 »
O que tem achado do Debian 7 com Gnome?

Não sou o Kalix, mas posso responder, já que também uso o Debian Wheezy com GNOME atualmente: muito bom. Aliás, aprendi a gostar do GNOME-Shell com ele.
Só tem uma coisa: em placas de vídeo Intel SandyBridge, a interface pode dar umas travadas às vezes (embora o mouse funcione), mas isso não tem nada a ver com o Debian em si, pelo que pesquisei. O problema é facilmente corrigível. Basta entrar no GRUB e por a seguinte linha lá:

i915.i915_enable_fbc=0

Feito isso, aperta F10 pra dar o boot. Daí em diante não haverão mais travas.
Ele também oferece um modo "GNOME Classic" pra quem prefere o design mais tradicional, com painéis. Mas eu não recomendo muito, pois tem uns bugs meio chatos (ícones do tray com espaçamento irregular; transparência do painel, mas não dos applets; etc.). Como opção é possível instalar o MATE ou o Cinnamon, ambos originários do Linux Mint, mas que possuem repositórios pra Debian também, e ambos forks do GNOME (2 e 3, respectivamente).
« Última modificação: 23 de Maio de 2013, 03:22 por Eliseu Carvalho »

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Voltei... Com algumas ideias.
« Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2013, 08:40 »
O que tem achado do Debian 7 com Gnome?
Mas eu não recomendo muito, pois tem uns bugs meio chatos (ícones do tray com espaçamento irregular; transparência do painel, mas não dos applets; etc.).

Cara, instalei o Debian 7 com lxde e percebi esses problemas com ícones. O painel está feio, ao clicar no volume, aparece um monte de ícone, umas coisas estranhas... que coisa.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Voltei... Com algumas ideias.
« Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2013, 08:48 »
O MATE foi iniciado por um usuário do Arch Linux, o pessoal do Mint gostou, e resolveu disponibilizar para a sua base. Só o Cinnamon, foi realmente feito por/para o Mint.

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Voltei... Com algumas ideias.
« Resposta #18 Online: 23 de Maio de 2013, 09:10 »
... atualmente estou com debian 7.0 com Gnome

O que tem achado do Debian 7 com Gnome?

Estou achando ele bastante estável está rodando em um notebook com placa de vídeo Ironlike e pentium p6100, instalei a partir do DVD achei interessante é que tem poucas tarefas de pós-instalação, no meu caso esta mais rápido que o Ubuntu 12.04 com Unity.

LeandroRocha

  • Visitante
Re: Voltei... Com algumas ideias.
« Resposta #19 Online: 23 de Maio de 2013, 15:25 »
Acho que o bacana mesmo seria fazer um canal em vídeo, já tem bastante material em texto sobre o ubuntu, mas fazer tutoriais com dicas mais práticas em forma de vídeo seria melhor para quem tá começando, acho que as pessoas entenderiam melhor vendo do que apenas lendo. O ruim é que dá bem mais trabalho, um dia eu ainda faço uma dessas hehe.

Pois é... Eu sempre achei interessante a proposta do Linux e sempre quis conhecer, desde o final da década de 90, quando começou a popularização dos computadores pessoais (desktop), com o lançamento dos Windows 95 e 98, com o lançamento dos processadores Pentim da Intel, com o lançamento dos jogos para PC da Eletronic Arts (Need For Speed, FIFA Soccer, entre outros), entre outros produtos populares nesta época. Com o surgimento da Internet não havia o Google. Aqui no Brasil havia o Cadê, que era muito inferior ao Google. Não havia Skype. O ICQ era o software de comunicação mais avançado da época.

Eu sempre fui desincentivado conhecer o Linux. Algumas pessoas diziam que o Linux utilizava códigos, igual o DOS da Microsoft e que o Windows XP era o melhor sistema operacional da época. Outras pessoas diziam que Linux era coisa de ;/) e que o Linux era inferior ao Windows. Eu lembro que a Apple lançou um PC no final da década de 90, que utilizava um plástico colorido muito bonito (verde, vermelho, azul etc.), que era utilizado pelos apresentadores dos programas da MTV para ler mensagens de e-mail na televisão. As pessoas diziam que o PC da Apple era excelente, mas todos os softwares existentes na época só rodavam no Windows.

Comecei usar o Linux em 2011 e abandonei definitivamente o Windows. Eu conheço algumas coisas e gostaria de compartilhar o meu conhecimento sobre o assunto.

Estou pensando em fazer uma apostila no formato PDF e um Blog... Já tentei fazer vídeos, mas o resultado ficou muito aquém do desejado. O primeiro vídeo que eu tentei fazer era ensinando como formatar o PC, mas ficou horrível. Já tentei fazer outros, mas o meu hardware é um pouco antigo e não ficou bom.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Voltei... Com algumas ideias.
« Resposta #20 Online: 23 de Maio de 2013, 15:36 »
Criação de vídeo é basicamente a sua edição. Quanto mais prática tiver, melhor será o resultado e menor o tempo gasto. Portanto, é sentar e fazer, fazer e fazer... Eu mesmo já fiz alguns no Ubuntu, tanto para dar aula aqui na Bahia quanto para um curso de especialização que fiz à distância. Nâo vou dizer que ficou ótimo, mas ruim também não ficou. O que me falta realmente é a prática e os macetes que facilitam a edição dos vídeos.

Como falei num posts atrás, para gravar o desktop tem o desktopmyrecord; para as legentas, tem o Inkscape ou até mesmo o GIMP; e para editar o vídeo tem o OpenShot.

Meu computador principal é também antigo. Configuração:

Processador: Duo Core E2160 (1,8 GHz)
Memória RAM; 2 GB DDR2 (dual channel)
Placa Gráfica: GeForce 8600 GT DDR2 de 512 MB
HD: 250 GB

E o restante dos componentes são da Intel:

Citar
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82945G/GZ/P/PL Memory Controller Hub (rev 02)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation 82945G/GZ/P/PL PCI Express Root Port (rev 02)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation N10/ICH 7 Family High Definition Audio Controller (rev 01)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 1 (rev 01)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 2 (rev 01)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #1 (rev 01)
00:1d.1 USB controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #2 (rev 01)
00:1d.2 USB controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #3 (rev 01)
00:1d.3 USB controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #4 (rev 01)
00:1d.7 USB controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB2 EHCI Controller (rev 01)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev e1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GB/GR (ICH7 Family) LPC Interface Bridge (rev 01)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) IDE Controller (rev 01)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation N10/ICH7 Family SATA Controller [IDE mode] (rev 01)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation N10/ICH 7 Family SMBus Controller (rev 01)
01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation G84 [GeForce 8600GT] (rev a1)
03:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 02)
04:01.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8185 IEEE 802.11a/b/g Wireless LAN Controller (rev 20)
« Última modificação: 23 de Maio de 2013, 15:38 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

LeandroRocha

  • Visitante
Re: Voltei... Com algumas ideias.
« Resposta #21 Online: 23 de Maio de 2013, 17:10 »
Criação de vídeo é basicamente a sua edição. Quanto mais prática tiver, melhor será o resultado e menor o tempo gasto. Portanto, é sentar e fazer, fazer e fazer... Eu mesmo já fiz alguns no Ubuntu, tanto para dar aula aqui na Bahia quanto para um curso de especialização que fiz à distância. Nâo vou dizer que ficou ótimo, mas ruim também não ficou. O que me falta realmente é a prática e os macetes que facilitam a edição dos vídeos.

Como falei num posts atrás, para gravar o desktop tem o desktopmyrecord; para as legentas, tem o Inkscape ou até mesmo o GIMP; e para editar o vídeo tem o OpenShot.

Meu computador principal é também antigo. Configuração:

Processador: Duo Core E2160 (1,8 GHz)
Memória RAM; 2 GB DDR2 (dual channel)
Placa Gráfica: GeForce 8600 GT DDR2 de 512 MB
HD: 250 GB

E o restante dos componentes são da Intel:

Eu gosto do Kdenlive (é um editor de vídeo excelente).

Para gravar a tela do PC, existem muitas opções interessantes na Central de Programas do Ubuntu, como o Kazam, mas eu gosto de um programa mais simples chamado Screencast-O-Matic. É possível gravar vários vídeos com até 15 minutos de duração e depois juntar tudo em um vídeo editado com mais de 1 hora de duração.

Vejam: http://www.screencast-o-matic.com

O Kdenlive é realmente muito bom.

Outra sugestão é utilizar um arquivo de apresentação, do LibreOffice Impress, por exemplo, no vídeo que será gravado. Fica muito bom.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Voltei... Com algumas ideias.
« Resposta #22 Online: 23 de Maio de 2013, 17:35 »
Entre o Kazam e o DesktopMyRecord, prefiro o segundo. Tem controles mais específicos.

KDEnLive no Ubuntu baixa muitos pacotes do KDE, por isso não gosto.

Screencast-O-Matic nunca usei. Prefiro utilizar pacotes encontrados nos repositórios do Ubuntu mesmo. Não gosto de ficar instalando aplicativos de fora dos repositórios oficiais do Ubuntu.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Voltei... Com algumas ideias.
« Resposta #23 Online: 24 de Maio de 2013, 11:09 »
1) gravar o desktop?
recordmydesktop

2) letra pequena do terminal?
terminal->editar->preferências->aparência->fonte  escolhe o tipo e o tamanho da fonte (vale para o xfce-terminal pelo menos)
ou então utilize um bloco de notas como o gedit ou leafpad mesmo

3) posição dos moderadores sobre isso?
num precisa da equipe do fórum pra isso, basta reunir uma galera e ir fazendo os vídeos, tentar oficializar esses vídeos só ia servir pra atrasar a chegada deles
pode então alguém dessa galera criar um tópico com os vídeos e ir postando-os no tópico criado
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Lucimgr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Voltei... Com algumas ideias.
« Resposta #24 Online: 24 de Maio de 2013, 13:24 »
3) posição dos moderadores sobre isso?
num precisa da equipe do fórum pra isso, basta reunir uma galera e ir fazendo os vídeos, tentar oficializar esses vídeos só ia servir pra atrasar a chegada deles
pode então alguém dessa galera criar um tópico com os vídeos e ir postando-os no tópico criado

Concordo, mas da mesma forma é necessário que alguém tome a frente do "projeto".


Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Voltei... Com algumas ideias.
« Resposta #25 Online: 24 de Maio de 2013, 14:46 »
Estou disposto  participar de um grupo de trabalho com essa finalidade.

Posso fazer parte da equipe de edição do vídeo. Não sou nenhum profissional, mas com um pouco de boa vontade e pesquisa na Grande Guro podemos aprender muito.

Quem se interessar na criação do grupo pode entrar em contato comigo pelo email: jeisonkertesz arroba ig.com.br (tirei o arroba por questões de não ser rastreado pelos robôs de pesquisa da net...  ::) :P)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz