Autor Tópico: Abrir arquivo com aplicativo padrão via terminal  (Lida 2615 vezes)

Offline dorgelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Abrir arquivo com aplicativo padrão via terminal
« Online: 20 de Maio de 2013, 16:00 »
Certamente é uma pergunta um tanto inocente para quem utiliza linux, mas gostaria de saber como abro, via terminal, um determinado arquivo com seu aplicativo padrão.
Explico:
Quero criar um script que, via ssh, eu possa colocar o endereço do arquivo e ele abra-o em todas as máquinas no modo gráfico, mas para isto tenho que saber primeiro que comando uso para isso.
(ex.: abrir o arquivo smb://192.168.1.100/atividades/atividade.swf)

No caso do exemplo acima, gostaria que ele abrisse com o firefox.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Abrir arquivo com aplicativo padrão via terminal
« Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2013, 16:09 »
No gnome você pode usar o gvfs-open, pra abrir com o aplicativo associado por padrão. Imagino que pro protocolo smb, o padrão seja o gerenciador de arquivos, então seria necessário trocar.

Offline dorgelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Abrir arquivo com aplicativo padrão via terminal
« Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2013, 17:36 »
Cara, você me deu um bom norte, mas inda não consegui o que queria. Pesquisando o comando que me sugeriste, cheguei ao xdg-open (uso, não sei por quanto tempo, máquinas com o Linux educacional 3.0, interface kde) e o comando acima funciona localmente, mas pela minha máquina via ssh, dá o seguinte erro: Error: no "view" mailcap rules found for type "application/x-shockwave-flash"