Autor Tópico: Desinstalar Windows 8  (Lida 4511 vezes)

Offline Nelson Kenzo Tamashiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Desinstalar Windows 8
« Online: 18 de Maio de 2013, 17:34 »
Olá pessoal!

Estou precisando de ajuda para desinstalar o Sistema Operacional Windows 8 do meu notebook. Tenho o Ubuntu e o Windows 8 instalados. E sei que posso usar o Gparted para gerenciar as partições da máquina. Só que não sei como reconhecer as partições referentes ao Windows 8. Se eu souber como fazer para reconhecê-las ou se eu souber exatamente quais são elas, já poderei desintalar o sistema operacional indesejado. Assim, estarei satisfeito.

Alguém pode me ajudar?


No meu pc eu não estou conseguindo acessar o W8, apenas o Ubuntu. Também pretendo instalar o W7, por mais simplicidade.

Bom, pessoal, comecei a usar o Linux esse ano. Então tenham um pouco de paciência comigo.

Aguardo respostas!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Windows 8
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2013, 20:42 »
Pode ver o fstab, ou digitar mount em um terminal, mas mesmo sem verificar as que estão em uso no Linux, pelo tamanho e sistema de arquivo, você deve ser capaz de acertar.

Offline Nelson Kenzo Tamashiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Windows 8
« Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2013, 09:16 »
Intrigor.

O Gparted não pode manipular partições que estão "mounted". Certo? Caso afirmativo, eu poderia apenas acessar o Gparted pelo Linux e apagar todas as partições possíveis para eliminar o Windows8 do meu note.

Mas eu ainda tenho certos receios. Eu não poderia apagar, mesmo, uma partição do Linux que não está "mounted" no momento da execução do Gparted? Será que não existe um caso em que isso ocorra? Porque se o Linux não utilizar todas suas partições, eu poderia acabar deletando uma partição que o Linux não estava usando, mas que usaria posteriormente.


Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Desinstalar Windows 8
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2013, 10:46 »
Cara, entra no Live CD do ubuntu, e desmonte todas as partições que estiverem montadas, isso usando o Gparted. Depois tente apagar todas as partições NTFS (partições do Windows), e redimencione as partições restantes (provavelmente as partições do Windows vão estar no começo do HD, ou seja, vai sobrar um espaço bem grande pro ubuntu). **Muito cuidado** com as partições ext4 e extendidas, essas são do ubuntu, então é bom que não as apague.

Obs. pessoal: excelente escolha do Windows 7 para posterior dual-boot, pois o Windows 8 tá uma m****.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Nelson Kenzo Tamashiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Windows 8
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2013, 11:07 »
http://uploaddeimagens.com.br/imagens/screenshot_from_2013-05-19_11_03_40-png

Dá uma olhada de como fica a tela inicial do Gparted.

Me disseram que tenho que apagar o fat32 também. Tá certo isso?
NTFS já é certeza de que tenho que apagar.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Windows 8
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2013, 12:16 »
A fat32 é a sua partição de boot, sem ela você não vai conseguir entrar no linux. O gparted não manipula partições ext4 montadas, porque essa é uma limitação desse sistema de arquivo. As partições necessárias pro funcionamento do sistema são montadas na inicialização, então sim, você pode ter - exemplo - uma partição de dados em ext4 que não é montada e que seria interessante manter, mas sua exclusão não vai prejudicar em nada do ponto de vista operacional.
« Última modificação: 19 de Maio de 2013, 12:18 por irtigor »

Offline Nelson Kenzo Tamashiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Windows 8
« Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2013, 12:34 »
Depois que eu apagar as NTFS, a minha unlocated deve aumentar. Eu precisarei formatar o HD para usar o unlocated que aumentou ou posso apenas regular o tamanho das partições do linux?


Ah, sim.

E se eu tenho duas fat32 e as fat 32 são boot do meu note, eu tenho, no caso, dois boots. Como que detecto o boot do windows8? Eu só preciso de um boot. Certo? Então poderia deletá o boot do windows normalmente. Só preciso me certificar de que posso utilizar o boot do Linux.

E sobre a Unknown. Eu gostaria de saber que riscos eu posso ter deletando um arquivo Uknown. Sei que pode ser um RAID ou VLM, ou algo do tipo. Esses não são reconhecidos. E nesses casos eu perco muito deletando eles, não é?

Estou com as partições da seguinte maneira.
http://uploaddeimagens.com.br/imagens/screenshot_from_2013-05-19_12_36_14-png
« Última modificação: 19 de Maio de 2013, 12:48 por Nelson Kenzo Tamashiro »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Desinstalar Windows 8
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2013, 13:12 »
Depois que eu apagar as NTFS, a minha unlocated deve aumentar. Eu precisarei formatar o HD para usar o unlocated que aumentou ou posso apenas regular o tamanho das partições do linux?


Ah, sim.

E se eu tenho duas fat32 e as fat 32 são boot do meu note, eu tenho, no caso, dois boots. Como que detecto o boot do windows8? Eu só preciso de um boot. Certo? Então poderia deletá o boot do windows normalmente. Só preciso me certificar de que posso utilizar o boot do Linux.

E sobre a Unknown. Eu gostaria de saber que riscos eu posso ter deletando um arquivo Uknown. Sei que pode ser um RAID ou VLM, ou algo do tipo. Esses não são reconhecidos. E nesses casos eu perco muito deletando eles, não é?

Estou com as partições da seguinte maneira.
http://uploaddeimagens.com.br/imagens/screenshot_from_2013-05-19_12_36_14-png

Você vai apagar seu Windows 8 todo, certo? (pense bem antes de fazer isso, não terá mais volta) Esse espaço que sobrou você pode usa-lo para o ubuntu, basta redimencionar a partição ext4 do ubuntu para a esquerda.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Nelson Kenzo Tamashiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Windows 8
« Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2013, 13:22 »
Na verdade, eu vou fazer dual boot com Windows7. O que eu quero no W7 é o itunes e o AutoCad.

Deixa eu ver se eu sei movimentar para a esquerda...
Ah, se eu movimentar o linux para a esquerda, eu terei algum tipo de efeitos colaterais nos meus arquivos do linux?

Outra coisa, no caso, eu pretendo installar o W7. Ele deve ficar no começo do HD. certo?
Será que existe algum OS do windows que pode ficar à direita do linux? Dessa forma eu jogaria o linux para a esquerda e instalaria um OS com o que sobrar.

Sobre o fat32, posso apagar algum deles? Pretendo deixar apenas um boot e jogar o espaço que sobrar para um lugar mais útil.
« Última modificação: 19 de Maio de 2013, 13:32 por Nelson Kenzo Tamashiro »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Desinstalar Windows 8
« Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2013, 14:08 »
Na verdade, eu vou fazer dual boot com Windows7. O que eu quero no W7 é o itunes e o AutoCad.

Deixa eu ver se eu sei movimentar para a esquerda...
Ah, se eu movimentar o linux para a esquerda, eu terei algum tipo de efeitos colaterais nos meus arquivos do linux?

Outra coisa, no caso, eu pretendo installar o W7. Ele deve ficar no começo do HD. certo?
Será que existe algum OS do windows que pode ficar à direita do linux? Dessa forma eu jogaria o linux para a esquerda e instalaria um OS com o que sobrar.

Sobre o fat32, posso apagar algum deles? Pretendo deixar apenas um boot e jogar o espaço que sobrar para um lugar mais útil.

O ideal seria (seria não, é) instalar o Windows primeiro, e só depois instalar o ubuntu. O contrário eu não recomendo. Eu pensei que você iria deixar somente o ubuntu e apagar o Windows 8 todo. Se fosse deixar somente o ubuntu no HD, eu apagaria todas as partições ntfs/fat32 e ia redimencionando, até não sobrar nenhum espaço desalocado. Depois era só dar um "grub install" no terminal (no live CD mesmo) e pronto.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Desinstalar Windows 8
« Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2013, 14:12 »
Na verdade, eu vou fazer dual boot com Windows7. O que eu quero no W7 é o itunes e o AutoCad.

São dois programas que têm seus equivalentes em Linux: Rhythmbox (ou Banshee) e DraftSight, respectivamente.
Mas se quer ter o Windows 7 mesmo assim, e só pra esses programas, por que não instalá-lo no VirtualBox? Melhor que fazer dual boot, ao meu ver.

Offline Nelson Kenzo Tamashiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Windows 8
« Resposta #11 Online: 19 de Maio de 2013, 14:34 »
Eu pretendo seguir o seguinte tutorial.
http://meupinguim.com/como-fazer-dual-boot-do-ubuntu-e-o-windows-7/

Qual a opinião de vocês?


Garfo:
Tenho algumas informações que não estão batendo. Pensei que era necessário ter o fat32 no hd, pois era partições de boots. Se eu apagá-las, eu não terei como ligar o pc. Não era isso? Se não me engano, irtigor mencionou isso.

Eliseu Carvalho:
Eu já tentei fazer a sincronização com o gtkpod e com o amarok, mas não com o banshee. Não consegui configurar meu shuffle de 1G com esses dois. (newbie!) O modo de configurar o aparelho de áudio me pareceu um pouco diferente. Por causa disso eu pensei em instalar o windows7 em dual boot. Derrepente eu nem aprendi a usar o gtk direito.

O draftsight também não é como o CAD da Autodesk. E eu preciso muito dos desenhos em 3D. O DraftSight não tem, pelo que eu sei.

No meu caso, estudante de engenharia. Gostaria de ter o Cad no note! Facilita bastante os trabalhos.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Windows 8
« Resposta #12 Online: 19 de Maio de 2013, 15:13 »
O que o garfo falou não está errado, se usar o livecd pra apagar, juntar e etc, você pode recriar o setor boot, pra conseguir entrar no sistema instalado no HD. Mas fique atento que seu pc têm efi no lugar de bios, e gpt no lugar de mbr, e os tutoriais que se encontram por ai, normalmente assumem bios/mbr, e não adianta segui-los.

Offline Nelson Kenzo Tamashiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Windows 8
« Resposta #13 Online: 19 de Maio de 2013, 15:28 »
Legal vocês falarem do Grub. Achei bem legal mesmo. Não sabia disso. Mas a instalação me parece um pouco complicada.

E sobre o virtual box. Ele me parece uma boa alternativa. Alguém tem experiencia em usar o Virtual Box criando um windows qualquer dentro do Linux para ligar itunes ou Cad?


Intrigor,
Você pode me esclarecer a diferença entre efi e bios, e entre gtp e mbr? Ou me indicar um site em que eu possa entende-los melhor? E em que sentido isso interferiria no uso do Gparted?

Offline Nelson Kenzo Tamashiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Windows 8
« Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2013, 16:59 »
Fiquei sabendo que uefi é melhor que bios e gtp melhor que mbr. Mas quando dou f2 eu não percebo nada de diferente.


E como eu acesso Gparted pelo usb? Não estou conseguindo. Acesso a tela inicial depois de segurar f2, mas não acho nada para acessar o Gparted. Acho que o note localiza o pendrive, mas não reconhece o programa. Segui o procedimento no http://tuxboot.org/installation/