NASA migra seus computadores de Windows para Linux

Iniciado por dorgelo, 10 de Maio de 2013, 08:37

tópico anterior - próximo tópico

dorgelo

Esta achei o máximo:
"São Paulo - A Nasa, agência espacial americana, decidiu migrar os sistemas dos computadores da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) do Windows para Linux. O objetivo, diz a agência, é ter um sistema operacional confiável, com bom desempenho e de baixo custo." [...]

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/nasa-migra-computadores-do-windows-para-linux-09052013-36.shl

Lucimgr

Vão usar Debian 6! fiquei surpreso, achei que eles já usavam linux a muito tempo.

garfo

Citação de: Lucimgr online 10 de Maio de 2013, 08:50
Vão usar Debian 6! fiquei surpreso, achei que eles já usavam linux a muito tempo.

Usavam Windows XP. Só estão migrando pro linux pois esse permite modificações diretas no sistema, que era o que a NASA precisava.

Mais info: http://meiobit.com/123036/quem-diria-ao-menos-na-estacao-espacial-internacional-2013-e-o-ano-do-linux/
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Renan Rischiotto

kenner

Citação de: Renan Rischiotto online 10 de Maio de 2013, 09:57
Baixo custo? rsrs
Sem custo ^^

Sem custo? Imagina a fortuna que não vai custar a migração do SO. Por mais que o mesmo seja "gratuito" há custos de instalação e, principalmente, manutenção do sistema.

Sergio Benjamim

Escolheram o Debian 6 pela estabilidade, novas versões tendem a ser mais problemáticas.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Renan Rischiotto

Citação de: Sergio Benjamim online 10 de Maio de 2013, 21:15

Escolheram o Debian 6 pela estabilidade, novas versões tendem a ser mais problemáticas.

Mas o Debian? Acho que é a distro mais estável de todas, lança uma versão nova a cada 50 anos rsrs

Sergio Benjamim

Citação de: Renan Rischiotto online 10 de Maio de 2013, 22:29
Citação de: Sergio Benjamim online 10 de Maio de 2013, 21:15

Mas o Debian? Acho que é a distro mais estável de todas, lança uma versão nova a cada 50 anos rsrs

Nem tanto, rsrs, acho q demoram uns 2 anos e pouquinho para lançarem versões. A questão é que ele é bem estável, os caras não iriam arriscar um Ubuntu 13.04 com Unity e Compiz ativados. Na pior das hipóteses, poderia ser até o Ubuntu 12.04, e ainda assim com uma interface que não o Unity.

Outro sistema que eles poderiam ter utilizado é o CentOS, ou até o Scientific Linux. São distros baseadas no Red Hat, e são muito estáveis, para se ter uma ideia o CentOS 6 vem ainda com o Gnome 2, e o Scientific Linux é utilizado no acelerador de partículas do Cern.

jkmsjq

Para mim é simples: pessoas inteligentes usam GNU/Linux...!!!

:D :D
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Creto

Citação de: jkmsjq online 11 de Maio de 2013, 13:44
Para mim é simples: pessoas inteligentes usam GNU/Linux...!!!

:D :D
O que podemos dizer deles então? Que estão na obscuridade? Ou não são tão inteligentes como deveriam?

???  ::)  ;D
;)
T+

jkmsjq

@Creto

Não Creto, não é isso que quero dizer...!!!

Por questões de patriotismo (sic!) não queriam aceitar a superioridade do GNU/Linux. Teve que entrar algum diretor de mente aberta para poder trazer esse verdadeiro avanço para a NASA...

:D

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Sergio Benjamim

São muitas informações sigilosas em jogo, não dá para ficar dependendo de um sistema que é uma caixa preta, onde ninguém sabe como funciona por dentro. Como saber se o janelas instalado não está passando informação sigilosa para a M$? Mesmo que o sistema deles seja fechado ou use intranet, ainda assim eles ficam vulneráveis, pois há o fator humano que tem que se levar em conta. Um pen drive pode comprometer a segurança, basta alguém espetar um pen drive infectado em uma máquina boa, que não tem acesso à net, e depois espetar esse pen drive em algum micro com internet.

Com o GNU/Linux é diferente, a Nasa pode ter total controle sobre o sistema, vulnerabilidades podem ser sanadas rapidamente. O sistema é mais transparente. Não é à toa que até o Exército Brasileiro usa Ubuntu nos computadores, usam por questão de soberania nacional (fora várias outras qualidades que o pinguim tem).